Declaração recepcionada: o que significa e o que fazer?

Quem deixa tudo para a última hora pode se deparar com um aviso incomum na hora de entregar o IR: declaração recepcionada. Sabe o que significa? Descubra neste artigo.

Declaração recepcionada

“Declaração recepcionada” é uma expressão utilizada pelo sistema da Receita Federal para indicar que a declaração do Imposto de Renda foi devidamente entregue ao órgão, mas, por conta do grande volume de envios pelos contribuintes, ainda está pendente de processamento.

Acontece todos os anos! A correria do dia a dia faz com que muita gente vá adiando a entrega da prestação de contas com o Leão, deixando para fazer o preenchimento com mais emoção, bem no finalzinho do prazo.

Daí, a quantidade de documentos entregues simultaneamente nesse período é maior do que o Fisco consegue lidar e algumas declarações demoram um pouco mais para ter seus status atualizados para “em processamento”.

Mas não se preocupe! Acompanhe, com atenção, as informações reunidas neste artigo e saiba como ter certeza de que dê tudo certo com o seu IR. Boa leitura!

O que quer dizer “declaração recepcionada”?

O status de “declaração recepcionada” indica que a Receita Federal recebeu sua declaração com sucesso após o envio. Geralmente, a confirmação do recebimento é exibida em questão de minutos após a transmissão, como um alerta na tela.

 Status declaração recepcionada

Em situações normais, quando um contribuinte envia a prestação de contas no decorrer do período de entrega e sem deixar só para os finalmentes, o documento já vai para a fila de declarações em processamento.

No entanto, conforme o final do prazo se aproxima, a quantidade de recebimentos simultâneos aumenta bastante, e chega um momento em que o sistema da Receita Federal não consegue assimilar todas as informações recebidas, o que atrasa o processo.

É assim que algumas declarações vão parar numa fila de espera para serem processadas.

Então, o recebimento é confirmado pelo aviso de “declaração recepcionada”, mas o processamento fica pendente!

Quanto tempo a declaração fica em status de recepcionada?

Não há um prazo específico previsto pela Receita Federal para que a declaração saia de “recepcionada” para “em processamento”, mas alguns contribuintes ficam com a declaração no primeiro status por mais de dois dias.

Tudo vai depender do andamento da fila de documentos pendentes que estão congestionando o processo regular de andamento de cada declaração.

Declaração recepcionada: o que fazer?

Fique tranquilo(a)! Segundo informações da própria Receita, as declarações recepcionadas seguirão o processo de conferência automaticamente, entrando em processamento sem que você tenha que fazer nada.

Enquanto espera, que tal conferir mais algumas informações sobre o caminho que seu IR percorre nas mãos do Fisco e quais os possíveis desdobramentos do envio?

Como saber se a declaração do Imposto de Renda foi aceita?

Para saber se sua declaração foi aceita, é preciso conferir o status do IR no Portal e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

Ambos são serviços disponibilizados pela Receita para acompanhar a situação da declaração.

Para ficar mais fácil, é só seguir as dicas do próximo tópico!

Como consultar o status da declaração de Imposto de Renda?

Para fazer uma consulta de forma ágil e simplificada, basta acessar a ferramenta de consulta rápida disponibilizada pela Receita, informar o CPF, a data de nascimento do titular da declaração e o ano-exercício a ser consultado.

Também é possível fazer uma pesquisa mais completa através do Portal e-CAC. Veja!

  1. Na página do portal e-CAC, clique no item “Meu Imposto de Renda”.
  2. Depois, selecione o menu “Serviços em Destaque”, no box no lado esquerdo da tela.
  3. Escolha a opção “Extrato de Processamento”.
  4. Informe o ano-exercício da declaração que você deseja consultar.

Outra alternativa é fazer a verificação usando o portal gov.br ou através do app “Meu Imposto de Renda”, disponível tanto para os sistemas iOS quanto para smartphones do modelo Android.

Se a sua declaração se encontrar com o status de “declaração recepcionada”, refaça a consulta alguns dias depois para checar se o Leão deu andamento à análise e se está tudo certo ou se há alguma pendência a corrigir.

Quais os status das declarações do IRPF?

Em qualquer um dos meios de consulta da declaração, o envio do IR pode constar com os seguintes status, além de “declaração recepcionada”: em processamento, em fila de restituição, processada, com pendências, em análise, retificada, cancelada ou em tratamento manual.

  1. Em processamento: a declaração foi recebida, mas ainda não começou a ser avaliada pelos auditores.
  2. Processada: o processamento foi efetivado e devidamente concluído.
  3. Em fila de restituição: a declaração foi processada e o contribuinte deve receber algum valor como restituição por ter pago mais impostos do que precisava.
  4. Com pendências: a avaliação detectou pendências, como dados insuficientes ou informações em conflito com outras fontes que prestam contas ao Fisco.
  5. Em análise: é o status dado a declarações para as quais foram solicitadas informações ou documentação adicionais na base de dados da Receita.
  6. Retificada: indica que uma ou mais declarações retificadoras substituíram completamente uma declaração emitida para o mesmo ano-exercício.
  7. Cancelada: aparece quando uma declaração foi cancelada por interesse da administração tributária ou por solicitação do contribuinte.
  8. Em tratamento manual: a declaração está em análise e o contribuinte deve aguardar por correspondência oficial da Secretaria Especial da Receita informando possíveis irregularidades ou pendências.
 

Nos casos um e cinco, é recomendado repetir a consulta depois de alguns dias para checar o andamento da análise feita pelo Fisco. Se a sua prestação de contas estiver com o status indicado no caso quatro, faça uma declaração retificadora para corrigir as pendências detectadas.

Se o status encontrado for “em fila de restituição”, pode respirar aliviado(a)! É só aguardar o Leão devolver seu dinheiro na conta bancária informada ou na chave Pix cadastrada na hora que a declaração foi feita. O pagamento é feito seguindo o calendário de restituição divulgado pela Receita.

Precisa do dinheiro e não consegue esperar a vez do seu lote? Busque alternativas para antecipar o recebimento! Plataformas de antecipação do IR, como a da Leoa, disponibilizam até 100% do valor da sua restituição em algumas horas e cobrando taxas menores do que os bancos. Conte com essa facilidade.

O que você achou do post?

4 Respostas

Deixe seu comentário