Quando é paga a restituição do Imposto de Renda 2023?

As respostas para todas as perguntas sobre recebimento de restituição do Imposto de Renda 2023 estão neste artigo! Veja calendário com as datas de pagamento e entenda a distribuição de lotes.

Restituição imposto de renda 2023

A restituição do Imposto de Renda 2023 começa a ser paga no dia 31 de maio, data em que contribuintes pertencentes ao primeiro lote recebem seus acertos de contas. Ela vai até o dia 29 de setembro, com o pagamento do quinto e último lote.

Restituições de lotes residuais serão acertadas pela Receita Federal somente depois de todo esse prazo. Lembrando que pertencem a esses lotes pessoas que caíram na malha fina e ajustaram tudo o que era necessário para entregar o IR corretamente.

É novidade nos pagamentos de restituições de 2023 a prioridade para declarantes que escolheram receber o valor através de Pix no CPF e também para os que optaram por entregar declaração pré-preenchida.

Informe-se através dos tópicos abaixo, descubra cada data para receber restituição do Imposto de Renda, veja um calendário e saiba exatamente quando o dinheiro entra para você!

O que é restituição do Imposto de Renda?

A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que o depósito de dinheiro feito pela Receita Federal de volta ao contribuinte quando o órgão entende que essa pessoa pagou mais em impostos e tributos do que deveria.

Decidir se alguém tem direito a receber qualquer montante e quanto será devolvido cabe ao próprio Fisco e tudo é feito com base nas informações declaradas na entrega da prestação de contas.

Quem declara pode tentar aumentar a restituição, desde que fazendo tudo dentro da lei e transmitindo apenas dados verdadeiros, mas a decisão final realmente cabe só ao Leão.

Os pagamentos da restituição do IR começam logo após o encerramento do prazo de entrega das declarações. Adiante, falaremos especificamente sobre os depósitos de 2023.

Quando é paga a restituição do Imposto de Renda?

O primeiro lote da restituição do IR 2023 será pago em 31 de maio, o segundo lote em 30 de junho, o terceiro em 31 de julho, o quarto em 31 de agosto e o quinto e último em 29 de setembro. Depois, virão os pagamentos de restituições de lotes residuais.

Calendário de restituição Imposto de Renda 2023

Essas são as datas de restituição do Imposto de Renda em 2023:

  • 1º lote – 31 de maio
  • 2º lote – 30 de junho
  • 3º lote – 31 de julho
  • 4º lote – 31 de agosto
  • 5º lote – 29 de setembro

Agora, relembre os critérios para a distribuição dos lotes.

Lotes de restituição do Imposto de Renda

A distribuição de lotes do IR 2023 é dividida na seguinte ordem: idosos com mais de 80 anos, idosos com 60 anos ou mais que tenham deficiência ou moléstia grave, pessoas com o magistério como maior fonte de renda, contribuintes que fizeram declaração pré-preenchida ou escolheram Pix para receber restituição.

Depois de todos os listados, virão os outros contribuintes (provavelmente a partir do 3º ou 4º lotes).

Portanto, são prioridades para receber, inclusive de acordo com a lei e, na maioria das vezes, distribuídos da seguinte maneira:

  • 1º lote – idosos com mais de 80 anos, idosos com 60 anos ou mais e moléstias graves ou deficiência e contribuintes com o magistrado como maior fonte de renda;
  • 2º lote – declarantes que entregaram IR pré-preenchido e aqueles que optaram por receber a restituição em Pix (única e exclusivamente pelo CPF!); e
  • 3º lote em diante – demais contribuintes.

O próprio site da Receita Federal divulga informações atualizadas sobre todos os lotes de restituição de IR, bem como um cronograma completo dos pagamentos e, ainda de acordo com o Fisco, havendo empate nos critérios de prioridade, quem entregou primeiro a declaração virá na frente.

Todos os pagamentos têm correção de acordo com a taxa Selic, a partir da data definida para início das entregas das declarações.

Não é necessário sacar o dinheiro exatamente no dia do pagamento do lote, mas é importante ficar atento(a) aos prazos estabelecidos para reaver o que é seu por direito e talvez buscar alternativas de receber restituições de anos anteriores, se for o caso.

Qual o prazo para restituição do Imposto de Renda?

Se o contribuinte pertence ao segundo lote de pagamentos da restituição do IR 2023, a partir de 30 de junho já deverá ter o dinheiro em conta. Se pertence ao terceiro lote, o depósito ficará disponível a partir de 31 de julho e assim por diante.

Não recebeu seu pagamento? Espere pelo menos 48 horas contadas a partir da data prevista e verifique novamente.

Você não precisa sair correndo direto para o banco no dia exato do pagamento para garantir a sua restituição, apenas deve tentar sacá-la dentro do mesmo ano em que ela foi paga, simplesmente porque, depois de um ano do pagamento, o procedimento para reaver o dinheiro será um pouco mais burocrático.

Qualquer montante direcionado pela Receita Federal a contribuintes do Imposto de Renda fica disponível por 5 anos para ser sacado ou recebido.

Inicialmente, basta recorrer ao Banco do Brasil e informar seus dados e você conseguirá sua restituição. Depois, será necessário pedir uma ajudinha ao Fisco através do portal e-CAC.

Tudo indica que você vai ter dinheiro de volta? Consulte as informações para não se surpreender negativamente e descubra exatamente em qual lote de restituição você se encaixa!

Como fazer consulta de restituição do Imposto de Renda?

A consulta de restituição do IR pode acontecer pelo site da Receita Federal ou por uma página do governo federal que traz informações mais detalhadas e dá para realizá-la através de aplicativos do Fisco para celular, baixados na loja de apps do próprio aparelho, com a busca pela frase “Meu Imposto de Renda”.

Um passo a passo cheio de detalhes para você acertar de primeira também está disponível neste outro artigo do nosso blog, que vale a pena acessar.

Ficaram dúvidas ou você precisa de ajuda para antecipar sua restituição e ter o dinheiro no bolso imediatamente? Escreve pra gente nas nossas redes sociais ou faça uma solicitação online! Até a próxima.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário