Como receber restituição do IR de anos anteriores?

Sempre é bom descobrir que a gente tem um dinheiro perdido por aí, não é? Esse pode ser o seu caso! Aprenda como receber a restituição de anos anteriores do Imposto de Renda e recupere esse valor!

Como receber restituição de anos anteriores

Quer saber como receber a sua restituição de anos anteriores do Imposto de Renda? É simples! Se a tentativa de pagamento da Receita Federal aconteceu no último ano, o valor fica disponível no Banco do Brasil e basta entrar em contato pela internet ou aplicativo para consegui-lo.

Depois desse primeiro ano, o dinheiro volta para o Fisco e é necessário fazer um processo de recuperação no portal e-CAC. Esse processo também é bem simples.

Segundo o Leão, mais de 1,5 milhão de contribuintes podem recuperar o Imposto de Renda retido na fonte. Em grande parte, os são valores pequenos – de até R$ 5, mas já valem alguma coisa, então, se você acha que tem dinheiro a receber, verifique a situação das suas últimas declarações.

Continue neste artigo e aprenda exatamente como consultar e resgatar um valor que é seu por direito!

Posso resgatar restituição de anos anteriores?

Sim, existe a possibilidade de resgatar uma restituição de IR de anos anteriores através do site da Receita Federal ou com o Banco do Brasil. Qualquer pessoa pode fazer essa solicitação, mas ela tem uma data limite.

Segundo a legislação brasileira, quem pagou impostos indevidamente e não pegou o dinheiro pago de volta pelo Fisco tem, no máximo, cinco anos para pedir a retroativa. Isso quer dizer, por exemplo, que em 2023 só podem fazer o pedido quem não recuperou o pagamento desde 2018.

Vale lembrar que, caso a Receita não consiga devolver o dinheiro ao contribuinte, os valores ficam por até um ano no Banco do Brasil.

Depois desse primeiro ano, o banco devolve a quantia para o órgão, mantendo-a disponível para ser recuperada por até quatro anos, contados a partir da data de devolução e totalizando o máximo de cinco anos que a legislação estipula como direito à obtenção da restituição.

Após esse período, fica impossível recuperar qualquer valor.

Como receber restituição devolvida ao banco de anos anteriores?

Para receber essa restituição, só é preciso checar se o Fisco realmente deve algo a você. Essa checagem acontece através do portal e-CAC e, caso haja dinheiro para reaver, bastará entrar em contato com o Banco do Brasil para reagendar o pagamento.

O processo para receber o IRPF não resgatado da rede bancária é simples, mas exige atenção, assim como a hora de declarar Imposto de Renda. Afinal, não dá para perder dinheiro por esquecer um documento ou digitar uma informação errada, né?

O primeiro passo é verificar se há valores a receber. Para isso, é necessário acessar o site da Receita Federal pelo portal e-CAC e verificar as declarações de Imposto de Renda dos últimos anos, procurando a opção "Consulta Restituição" e preenchendo as informações pedidas.

Se houver saldo para ser restituído e ele ainda estiver dentro do prazo que citamos de um ano, a situação da restituição fica registrada como "disponível para reagendamento".

Então, só será preciso entrar em contato com o serviço de atendimento do Banco do Brasil e reagendar o pagamento, informando os dados necessários e mesmo sem ter conta por lá.

A grana ficou parada mais de um ano lá no banco? Agora, ela não está mais com o BB e você precisa fazer o processo de obtenção da restituição pelo site da Receita. Acompanhe no próximo tópico!

Passo a passo de como receber restituição de anos anteriores na Receita Federal

O processo para receber restituição do IR quando o dinheiro não está mais com o BB e foi devolvido para o Fisco tem algumas etapas. Será preciso reunir os documentos necessários, preencher um formulário de pedido, enviá-lo para a Receita Federal e acompanhar notícias.

Todas elas também podem ser feitas online, no portal e-CAC, mas fique à vontade para procurar um atendimento presencial do órgão, se preferir.

1.  Reúna os documentos

Para fazer a solicitação, é necessário reunir alguns documentos importantes, como o recibo de pagamento do Imposto de Renda. Tenha em mãos as informações da sua conta bancária, você vai precisar delas.

Lembre que quanto mais antigo for o ano em questão, mais difícil pode ser encontrar esses documentos. Então, mantenha sempre arquivos desse tipo guardados em boas condições. Nunca se sabe quando vai precisar, não é?

2.  Preencha o formulário para pedido de restituição de Imposto de Renda retroativo

Após reunir os documentos necessários, é preciso preencher o formulário com as informações referentes ao ano em que você teve valores a restituir.

Também será necessário informar uma conta bancária para receber, sendo que o titular da conta precisa ser o contribuinte que está fazendo a solicitação.

Isso tudo é feito através da plataforma "Meu Imposto de Renda", basta procurar a opção "Solicitar restituição não resgatada na Rede Bancária", na aba "Restituição".

3.  Acompanhe o processo

Depois de enviar o formulário, acompanhe o andamento do processo de restituição retroativa indo na opção "extrato de declaração", no mesmo portal.

A Receita Federal pode pedir mais informações ou documentos adicionais, então, fique atento(a) para responder a esses pedidos o mais rápido possível e evitar atrasos no processo.

Quem não está afim de esperar e precisa do dinheiro com mais urgência pode antecipar a restituição online, é fácil, rápido e seguro. Que tal experimentar?!

O que você achou do post?

11 Respostas

Deixe seu comentário