Perdi o recibo do Imposto de Renda. O que faço?

Esquecer onde guardou ou onde salvou o recibo do Imposto de Renda é mais comum que você pensa. Saiba como agir caso aconteça com você também!

Recibo imposto de renda

Caso você não esteja encontrando o seu último recibo do Imposto de Renda, não se preocupe: existem algumas maneiras de recuperá-lo.

Todo contribuinte que declara o seu Imposto de Renda Pessoa Física recebe, ao final do processo, um recibo referente à declaração daquele ano.

E mesmo que você o perca ou esqueça de onde tenha salvo o arquivo no seu computador, saiba que é possível recuperar o seu recibo de maneira simples.

E, neste artigo, nós vamos ajudar você a entender melhor tudo sobre este documento, desde a informação que o torna único até o que é preciso fazer para recuperar o seu recibo do Imposto de Renda.

Vamos lá!

O que é recibo de Imposto de Renda?

O recibo é um documento que confirma o envio da sua declaração de renda daquele ano, através de uma sequência única de 12 números, que servem como identificação do recibo.

Nem a sequência numeral, nem o recibo em si do ano anterior, são obrigatórios para a declaração do Imposto de Renda do ano seguinte.

Mas então por que é preciso guardar o recibo?

Esta numeração específica é necessária quando:

  • você deseja acompanhar todo o processamento da sua declaração pela internet;
  • você precisa fazer uma declaração retificadora, para reparar algum equívoco na declaração feita anteriormente; ou
  • a Receita Federal exigir uma comprovação de que o contribuinte realmente efetuou a declaração dentro do prazo estipulado pelo governo.

Baseada nestes tópicos, a Receita Federal aconselha que todos os contribuintes guardem muito bem o recibo do Imposto de Renda, num lugar acessível e seguro, já que, além dos números de identificação, outras informações pessoais são registradas nele.

Como conseguir o número do recibo do Imposto de Renda?

Mesmo que seja necessário todo ano declarar o Imposto de Renda, é comum e muito normal que as pessoas não guardem ou não salvem corretamente o recibo da declaração.

Por isso, saiba que você não é o único que chegou até esse artigo por ter perdido ou não lembrar onde salvou o documento.

Após terminar o processo de declaração do Imposto de Renda, busque, no programa gerador, a opção de “imprimir” o recibo ou a opção “salvar”, caso seja o que você deseja.

Dica da Leoa: ao optar por salvar o recibo no seu computador, preste atenção em qual “pasta” o arquivo está sendo salvo e note que o nome do arquivo referente ao seu recibo geralmente é composto pelo número do seu CPF e a data da sua declaração.

Com estas informações é mais fácil localizar este documento no seu computador quando precisar.

Porém, se você não consegue encontrá-lo e está preocupado pensando: “perdi o numero do meu recibo de Imposto de Renda”, acalme-se, pois é possível recuperá-lo de duas maneiras diferentes. Confira!

Como recuperar o recibo do Imposto de Renda?

Para você reaver o recibo, basta seguir um dos seguintes caminhos:

Através do portal do e-CAC

O e-CAC é um sistema totalmente online de atendimento da Receita Federal.

Através do portal, é possível recuperar o recibo dos anos anteriores, além de checar pendências e obter outras informações sobre o seu Imposto de Renda.

Vale ressaltar que para ter acesso a essa informação no portal do e-CAC, é necessário ter um código específico de acesso e, caso você não possua este código, é possível realizar um cadastro rapidamente.

Para isso, você precisará ter em mãos os seguintes dados:

  • número do seu CPF;
  • data de nascimento; e
  • número do recibo do Imposto de Renda de dois anos anteriores ao do ano do recibo que você deseja recuperar.

Caso você não tenha estes dados, experimente o próximo método de recuperação do recibo.

Recuperar o recibo presencialmente

Isto mesmo: é possível recuperar o recibo presencialmente, dirigindo-se até uma unidade da Receita Federal.

Para isso, é necessário agendar um horário de atendimento na unidade da Receita Federal mais próxima e lembre-se de levar seus documentos pessoais, como: CPF, RG ou carteira de motorista, para comprovar a sua titularidade.

Dica bônus da Leoa: aproveite sua visita à Receita e solicite o código de acesso ao portal e-CAC, pois, numa situação futura, será possível realizar todo e qualquer procedimento parecido com este de maneira online.

Viu como é possível recuperar o seu recibo do Imposto de Renda?

Fica ainda mais fácil descobrir como agir em situações como esta quando você pode contar com a ajuda da Leoa para responder as suas dúvidas de maneira simples e eficaz, já que somos a única plataforma apta pela Receita Federal a receber declarações de IR.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário