Saiba como recuperar o recibo do Imposto de Renda

O número do recibo do Imposto de Renda é composto por 12 dígitos e pode ser indispensável para realizar algumas operações no site da Receita Federal, por isso, saiba como recuperá-lo.

Recuperar recibo do imposto de renda

Diariamente, nos deparamos com muitos dígitos, pois faz parte da nossa cultura social identificar pessoas e operações com números. O mesmo acontece com as operações federais, como é o caso das declarações e recibos do Imposto de Renda.

No entanto, devido à grande quantidade de dígitos que passam por nossos olhos diariamente, nem sempre sabemos diferenciar o que deve ser anotado ou, ainda, muitas vezes não temos noção da importância de cada um desses códigos para operações futuras.

Episódios assim acontecem e são mais comuns do que imaginamos, por isso, não pense que é só você que perdeu ou não anotou uma sequência numeral necessária. E se hoje você está aqui, talvez tenha acontecido algo parecido, certo?

Mas, acalme-se, se você não sabe como conseguir o número do recibo do Imposto de Renda e nem para que o uso dele possa ser requisitado, respire fundo, pois temos respostas para lhe dar. Acompanhe!

Para fazer a declaração, preciso do recibo anterior?

Não, a sequência de 12 dígitos não é requisito obrigatório para declarar o Imposto de Renda do ano seguinte. Entretanto, ela pode ser necessária para realizar algumas funções importantes no site da Receita Federal.

Esse é o caso do possível envio de uma declaração retificadora para reparar alguns equívocos na declaração feita anteriormente ou acompanhar o processamento da sua declaração no site da Receita.

E nós sabemos que isso é bem passível de acontecer, não é mesmo?

Como descobrir o número do recibo do Imposto de Renda?

Todo ano uma boa parcela da população precisa declarar Imposto de Renda. Logo que o processo encerra, o ideal é que o declarante gere um recibo referente à declaração do ano em questão, no próprio programa gerador da declaração.

Para imprimir o recibo do Imposto de Renda, basta clicar em “imprimir” no menu ao lado esquerdo do programa gerador e escolher a opção “recibo”. Simples, não é?

Além disso, o indicado, ainda, é salvar uma cópia digital e uma impressa do recibo, garantindo, dessa forma, o acesso ao número do recibo quando desejar.

No entanto, como dito, nem sempre isso é feito e quando os dígitos são necessitados, é preciso resgatar o número referente à declaração. Há pelo menos duas formas para recuperar o recibo de Imposto de Renda, confira:

1.  Recuperar o recibo de IR no Portal e-CAC

É possível recuperar o recibo do IR pelo portal e-CAC, plataforma de atendimento da Receita Federal. No entanto, para acessar o sistema é preciso ter um um código de acesso ou um certificado digital instalado em seu computador ou smartphone.

Caso não tenha, é possível realizar o cadastro instantaneamente, informando o número do CPF do contribuinte e data de nascimento. Entretanto, há mais um porém, é necessário inserir neste momento o número do recibo do Imposto de Renda dos dois anos anteriores ao ano da tentativa de recuperação.

Por isso, você apenas conseguirá recuperar o número do recibo extraviado caso ele seja referente a uma declaração anterior ao ano de 2017 ou caso você já tenha se cadastrado, anteriormente à perda, no portal e-CAC.

2.  Recuperar o recibo de IR presencialmente

A segunda opção é resolver o problema presencialmente, dirigindo-se à unidade mais próxima da Receita Federal. Para que o processo seja mais rápido e simples, é recomendado que você faça um agendamento para o seu atendimento, também disponível, no site da RF.

É possível também aproveitar a ida à Receita e solicitar o acesso ao sistema e-CAC, dessa maneira, caso aconteça algo parecido novamente, você não precisará se deslocar para resolver a situação. Combinado?

Viu só? Agora que você já sabe como conseguir o número do recibo do Imposto de Renda pode ficar tranquilo, pois você está preparado para lidar com futuros imprevistos. Além, é claro, de saber onde nos encontrar.

O que você achou do post?

7 Respostas

Deixe seu comentário