Como declarar Imposto de Renda da maneira mais fácil

Declarar o Imposto de Renda não precisa ser uma dor de cabeça para o contribuinte. A Leoa foi criada pensando em simplificar a vida dos milhões de brasileiros que precisam fazer a declaração de ajuste anual e, neste artigo, mostramos a você como usar o software para fazer sua declaração de forma gratuita.

Declarar ir maneira fácil

A maneira mais fácil de declarar Imposto de Renda é utilizando a Leoa ou contando com a ajuda de um contador especializado no assunto.

Todos os anos, milhares de contribuintes passam pela dor de cabeça de ter que enviar a declaração do IR dentro do prazo e uma das primeiras coisas que vem à mente nesse momento é: como declarar impostos de forma descomplicada?

A boa notícia é que nós temos a resposta para essa pergunta. Na verdade, mais do que a resposta, vamos apresentar a você a solução. Afinal, existe um jeito mais fácil, democrático e gratuito para você preencher e enviar a sua declaração dentro do prazo sem ser pelo programa do governo, você acredita?

A Leoa é uma plataforma apta pela Receita Federal a receber a sua declaração do Imposto de Renda. O programa funciona como uma assistente virtual que descomplica termos difíceis, simplificando o preenchimento do documento e auxiliando o contribuinte durante todo o processo.

A inteligência artificial da plataforma ajuda você a declarar o seu IR sozinho, sem precisar de um contador ou fazer uso do software complicado do governo. A Leoa é uma plataforma intuitiva e preparada para facilitar o processo, possibilitando, assim, o aumento da sua restituição.

Ficou curioso para conhecer como funciona a plataforma?

Confira o passo a passo para declarar o seu imposto pela Leoa

1.  Faça seu cadastro na plataforma

O primeiro passo para usufruir dos benefícios da Leoa é realizar o seu cadastro gratuito na plataforma. Para isso, será necessário criar sua conta, informando nome completo, e-mail, telefone e senha de preferência. Depois disso, basta ler e concordar com os termos de privacidade e pronto.

Cadastre-se AGORA MESMO e declare seu IR facilmente

Declarar imposto renda

2.  Inicie sua declaração

Quando seu cadastro for liberado, faça login no sistema da Leoa inserindo seu e-mail e senha apresentados no momento do cadastro. Depois disso, clique em “Iniciar minha declaração”. Antes de dar início, escolha o plano que deseja dentre as opções que a Leoa oferece: 

  • a declaração gratuita;
  • com a ajuda de um profissional especialista; ou
  • declaração inteira feita por um contador especialista. 

Escolhendo a opção gratuita, você inicia sua jornada com a gente seguindo os próximos passos. 

Cálculo compensação horas

3.  Importe sua declaração anterior

O terceiro passo será informar à Leoa se você declarou ou não o IR no ano anterior. Se a resposta for sim, você poderá importar as informações da declaração anterior - caso você possua o arquivo DEC da última declaração - arrastando o arquivo do ano passado para a plataforma da Leoa, facilitando ainda mais o processo.

Se a resposta for não ou você não possuir o arquivo referente à última declaração, a Leoa vai auxiliar você no processo desde o início, começando do zero.

Cálculo compensação horas

4.  Preencha seu perfil

O quarto passo será inserir seus dados pessoais ou, ainda, os dados do contribuinte para o qual você esteja preenchendo a declaração.

Nesse momento, será solicitado:

  • nome completo;
  • e-mail;
  • número para contato;
  • estado civil - referente ao ano-calendário da declaração;
  • nome da mãe;
  • número de inscrição do título de eleitor;
  • dependentes - caso haja;
  • data de nascimento;
  • número do CPF;
  • residência no ano-calendário - Brasil ou exterior;
  • atividade exercida no ano-calendário - exemplo: assalariado, aposentado;
  • se você foi inventariante no período em questão;
  • se você ou algum de seus dependentes possui doença grave ou deficiência mental.

Depois disso, a Leoa pedirá que você revise o seu perfil para confirmar se as informações apresentadas estão corretas e se não houve nenhum equívoco - cuidado que será tomado durante todo o processo.

Além disso, fique tranquilo em relação aos seus dados, pois a Leoa tem sua infraestrutura armazenada na nuvem e possui criptografia de dados, proporcionando segurança à sua declaração.

"Cálculo

5.  Preencha as informações de seus dependentes

Dependentes são as pessoas que dependem da sua renda para viver. Nessa categoria, você poderá declarar filhos, cônjuges, pais, avós, pessoas incapazes ou sob sua tutela.

Para inseri-los na declaração do IR pela Leoa, preencha seu nome completo, a relação que você possui com o determinado dependente, CPF e a data de nascimento dele, além disso, informe se ele é capaz ou incapaz mentalmente ou fisicamente e, ainda, se possui doença grave ou deficiência mental.

Nesta seção, será necessário também informar se você pagou ou não pensão alimentícia no ano-calendário por meio de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública.

Depois disso, repita a ação até mencionar todos os seus dependentes. Confira os dados das pessoas mencionadas e edite informações caso seja necessário.

Cálculo compensação horas

6.  Informe Bens e Investimentos

No primeiro momento, você será questionado sobre os seus bens, se você ou algum dependente possui veículos. Nessa etapa, será necessário responder qual tipo de veículo você possui: moto, carro, caminhão.

Caso possua o veículo, será necessário, também, responder se ele está localizado no Brasil ou no exterior. Depois disso, descreva o veículo (ano, modelo, proprietário) e o seu valor nos últimos dois anos - se não souber essas informações, a Leoa ajuda você.

Depois, será preciso passar pelo mesmo processo caso tenha mais veículos. O mesmo deve ser feito caso você ou seus dependentes possuírem um ou mais imóveis. Também será preciso informar se você teve renda com o aluguel de algum dos imóveis mencionados.

No segundo momento, informe se você ou seus dependentes possuem contas correntes ou conta em corretoras, se elas são contas feitas no Brasil ou no exterior e quais  são as instituições financeiras responsáveis por movimentar o seu dinheiro.

Logo, informe os seus rendimentos - no início do ano e no fim do ano anterior. É possível conseguir essas informações com o seu banco. Repita a operação até cadastrar todas as contas.

Se você é investidor, os investimentos que você possui em carteira são informados nesta área também, informe o que você possui em carteira.

Nesta mesma área, você vai preencher informações dos resultados dos seus investimentos em Renda Variável, em operações Day Trade e Swing Trade. Se você já é cliente Leoa+ e contabiliza mensalmente seus investimentos, as informações estarão preenchidas. Caso não seja, você pode preencher na área da Leoa+ e retornar para responder às demais perguntas da declaração. 

Além disso, você vai poder importar as notas de corretagem e verificar as operações feitas durante o ano. 

Todo esse processo é feito através da Leoa+, uma plataforma de IR especializada em investimentos criada especialmente para facilitar o controle dos seus aportes e o cálculo de impostos que serão exportados automaticamente para a sua declaração de ajuste anual no software da Leoa.

Cálculo compensação horas

Será preciso, da mesma forma, responder se você ou seus dependentes possuem dinheiro em espécie, aplicação em renda fixa, ouro, aplicações em Bolsa de Valores e outros tipos de investimentos.

Além de informar se possuem jóias ou objetos de arte, bens de atividade profissional ou bens móveis, dentre outros - também será preciso apontar se algum desses bens foi vendido no ano-calendário da declaração, adicionando mais algumas informações se a resposta for afirmativa.

Cálculo compensação horas

7.  Informe seus rendimentos

Esse é o momento de preencher da onde vem o seu dinheiro. Se for de um vínculo empregatício, identifique sua empresa e os valores recebidos. Se for empresário ou sócio de empresa, será necessário identificar os rendimentos que obteve referentes ao seu negócio.

Se você é um profissional autônomo e fez pagamentos por meio do Carnê-Leão, esse também é o momento de declará-lo, e você pode importar as informações do carnê direto na nossa plataforma de modo simples e rápido.

Se você recebeu outros rendimentos, será preciso mencioná-los nessa seção, como aposentadoria e renda de trabalho não assalariado. Além disso, se alguém da sua rede de dependentes obteve bolsa de estudos - entre outros - será necessário sinalizar esse benefício à Receita.

Cálculo compensação horas

8.  Informe suas despesas

O oitavo passo será declarar suas despesas e as de seus dependentes. Essa é a hora de aumentar a sua restituição, por isso, a Leoa pede a maior quantidade de informações comprovadas que você possui, certo?

Organize seus recibos e notas fiscais para o preenchimento de suas despesas médicas, com dentista, psicólogos, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, hospitais, clínicas, laboratórios e plano de saúde durante o ano-calendário da declaração.

Depois disso, informe suas despesas com educação, caso houver - educação básica e ensino superior são dedutíveis no Imposto de Renda, assim como as despesas com saúde citadas.

As despesas com previdência complementar, aluguéis, advogado, profissionais liberais, arrendamento rural, carnê INSS, se existentes, também deverão ser descritas.

Lembre-se de que as despesas citadas apenas poderão ser inseridas e - quando dedutíveis - abatidas, se você possuir o recibo com o nome, CPF ou CNPJ do profissional provedor do serviço e sua assinatura, assim como os valores exatos gastos em cada consulta, por exemplo.

Ficou chateado porque não conseguirá deduzir muitas despesas referentes ao ano-calendário em questão? Então, conte com a Leoa para armazenar os documentos comprobatórios deste ano, assim, você poderá deduzi-los no ano seguinte.

Cálculo compensação horas

9.  Informe suas dívidas

Depois de declarar suas despesas, chegou o momento de declarar suas dívidas - aquelas feitas no ano-calendário. Portanto, se você contratou ou pagou empréstimos pessoais, créditos consignados ou outros, será necessário mencioná-los aqui, assim como os detalhes da dívida obtida ou paga durante o ano anterior.

Cálculo compensação horas

10.  Especifique doações

Se durante o ano-calendário da declaração você realizou doações para pessoa física, partido político, entidades, fundos ou incentivos, será necessário informá-las na declaração do tributo este ano. Lembre-se: estamos falando das doações feitas no ano passado e que você possui recibo.

Cálculo compensação horas

11.  Revise sua declaração

Esse é o momento de rever todas as informações postas em sua declaração, lembre-se de dedicar tempo e atenção necessários para não deixar nenhum detalhe passar batido.

Se a inteligência artificial da Leoa reconhecer pendências ou incoerências que precisam ser revisadas, você será alertado pela plataforma e deverá arrumá-las antes de encaminhar sua declaração final.

12.  Envie seu Imposto de Renda

Por fim, a própria plataforma se encarrega de enviar a sua declaração à Receita Federal. Você também pode optar por enviar o documento ao seu contador, mas não precisa se preocupar, nossa plataforma pode fazer o envio direto para o Leão, viu?

O comprovante de envio da sua declaração será gerado automaticamente e você poderá realizar o download do seu recibo ou mantê-lo arquivado na plataforma. Fácil assim.

Por que é mais fácil declarar pela Leoa?

A plataforma da Leoa é simples, intuitiva e segue o passo a passo descrito acima em uma ordem cronológica e prática.

Assim, não é preciso, por exemplo, saber exatamente como e onde deve ser declarado cada item que deve ser mencionado na declaração do Imposto de Renda, basta informar o que cada etapa sugere e avançar.

A declaração pela plataforma Leoa também poderá ser pausada e retomada assim que desejado, por isso, não se preocupe com o momento perfeito para iniciar a sua declaração, declare no seu tempo, mas esteja atento ao prazo final para envio do documento.

A assistente virtual da Leoa torna legíveis as etapas necessárias para envio da obrigação legal, conduz o preenchimento da declaração e apresenta uma explicação breve de cada etapa, fornecendo opções e imagens para facilitar o entendimento das perguntas padrões para o envio da declaração.

Por isso, que tal declarar o seu Imposto de Renda deste ano de maneira fácil, gratuita e sem sair de casa? Aproveite, pois agora você tem a solução e o passo a passo para realizá-la.

O que você achou do post?

7 Respostas

Deixe seu comentário