IR: qual mensagem aparece quando a restituição é liberada?

Receber de volta qualquer imposto pago a mais é um direito seu. Estar bem informado(a) também! Neste artigo, saiba qual mensagem aparece quando a restituição do IR está liberada e aprenda a antecipá-la se precisar.

Mensagem restituição liberada

Afinal, qual mensagem aparece quando a restituição do IR está liberada? Se você está fazendo planos com a grana que o Leão deve devolver para o seu bolso, espere o status da sua entrega de declaração mudar para “processada - em fila de restituição”.

Neste artigo, você aprende os detalhes da classificação da Receita para os Impostos de Renda entregues e em fila da restituição, descobre exatamente onde fazer a consulta do status da sua declaração e verifica o calendário de pagamento da restituição para este ano.

No final, também encontra uma dica extra se não quiser ou não puder esperar pela paciência do Leão em devolver uma grana que é sua. Confira!

Como aparece quando a restituição está liberada?

Se você fez a declaração do Imposto de Renda da forma certa, dentro dos prazos determinados pelo Fisco, sem erros ou informações incompletas, o Leão vai classificar o seu documento como declaração “processada - em fila de restituição”.

Ao realizar uma consulta rápida do status da sua declaração – disponibilizada no site oficial da Receita Federal –, a mensagem apresentada abaixo aparecerá imediatamente.

Basta inserir seus dados, selecionar o ano-exercício a consultar e marcar a opção “Não sou um robô”.

Sua declaração está na base de dados da Receita Federal com a seguinte situação: processada - em fila de restituição.

Essa mensagem é um bom sinal, mas você sabe exatamente o que ela significa?

O que significa declaração do IR processada em fila de restituição?

Se estiver tudo em conformidade com a legislação fiscal, sua restituição será devidamente depositada na conta informada na sua declaração. É isso o que quer dizer o status em fila de restituição que aparece quando você busca por sua situação de IR na internet.

Consulta realizada e a mensagem da caixa de texto acima apareceu? Boa notícia!

A declaração foi processada, a princípio sem objeções da Receita, que apurou que você pagou mais do que o devido em tributos e tem grana para receber de volta. Agora, é só aguardar.

IRPF em fila de restituição demora quanto tempo?

A resposta correta para essa questão é: depende. Isso porque o pagamento das restituições é distribuído em lotes pelo Leão, seguindo as datas previstas no calendário da restituição do Imposto de Renda, divulgado todos os anos no site oficial da Receita – geralmente em fevereiro.

No primeiro lote, o governo prioriza idosos, PCDs e trabalhadores que têm o magistério como maior fonte de renda. Atualmente, também prioriza quem escolheu cadastrar o Pix para receber a restituição e quem entregou declaração no modelo simplificado.

Depois, a ordem de envio do IRPF pelos contribuintes é o que determina a distribuição dos lotes de pagamento.

Confira, abaixo, as datas do calendário para recebimento de restituição em 2023.

Calendário datas lotes pagamento recebimento restituição imposto renda

E, antes de você passar para a recomendação extra prometida para este artigo, cabe um alerta: estar na fila para o pagamento da restituição não significa estar protegido(a) de cair na malha fina!

Declaração em fila de restituição pode cair na malha fina?

A Receita Federal alerta que todas as declarações passam pela avaliação para caírem ou não na malha fina e, mesmo as classificadas como “processada - em fila de restituição” ainda podem retornar à malha num prazo de até cinco anos, inclusive depois de a restituição ser creditada.

Você encontra, em outro artigo do blog, várias dicas para não cair na malha fina e pode aplicá-las quando entregar suas próximas declarações. Enquanto isso, siga acompanhando com atenção a evolução do status da sua declaração – pelo menos até o dinheiro cair na sua conta.

Tem pressa para usar essa grana que é sua e não pode esperar a virada de lote? Uma solução pode ser antecipar.

Dá para antecipar IRPF em fila de restituição?

Não é necessário ficar aguardando o momento para o pagamento da restituição determinado pela Receita para receber um dinheiro que é seu por direito. Já sabe que a restituição está garantida? Experimente antecipar até 100% do valor sem sair de casa, usando uma plataforma confiável e certificada!

Depois da análise, o dinheiro cai em até 48h na sua conta.

Basta informar seus dados de contribuinte e os da declaração com imposto a restituir na plataforma online para garantir a antecipação desses valores por taxas mais acessíveis do que as dos bancos e aguardar o retorno.

Consulte a situação da sua declaração e, se ela estiver “em fila de restituição”, você pode solicitar sua antecipação, com total praticidade e segurança. Boa sorte.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário