Como ver a situação da declaração do Imposto de Renda?

Depois de cumprir a sua obrigação como contribuinte ao enviar a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal dentro do prazo, entenda como você pode acompanhar a situação dela enquanto é processada pelo Leão

Situação declaração imposto de renda

Você enviou a sua declaração do Imposto de Renda dentro do prazo. Missão cumprida! Agora vem a segunda parte da sua tarefa, que é tão importante quanto o envio: verificar a situação da sua declaração.

Será que o Leão recebeu mesmo a sua declaração? Se sim, ela já foi analisada? Se ele encontrar alguma inconsistência nos dados informados, por exemplo, é fazendo esse acompanhamento que você pode identificar os erros e corrigi-los antes da Receita Federal intimar você ou até mesmo aplicar uma multa.

Como ver a situação da declaração do Imposto de Renda?

Fazer o acompanhamento é muito simples. Isso porque você pode acompanhar tudo que acontece com a sua declaração do Imposto de Renda no portal e-CAC, que é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.

Se você ainda não possui acesso a esse portal, confira o artigo que preparamos para ajudar você a gerar o código de acesso ao e-CAC, mas é bem prático.

Com acesso ao portal, você só precisa ir em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na tela que abrir, vai aparecer a situação de todas as suas declarações entregues até hoje, com destaque para a última declaração.

E o que cada situação significa?

Você pode se deparar com até oito tipos diferentes de situação da sua declaração ao acessar o portal. Abaixo explicamos cada uma delas:

1.  Em Processamento

Essa palavra pode assustar à primeira vista, mas se essa for a situação da sua declaração, isso significa apenas que o Leão recebeu a sua declaração, o que é ótimo, mas o processo ainda não foi finalizado. Então continue acompanhando.

2.  Em Fila de Restituição

Nesse caso, a sua declaração já foi processada e você tem direito à restituição. Boa notícia! Mas ela ainda não está disponível para sacar. Acompanhe o calendário de restituição do governo, pois você receberá o depósito na conta que informou na declaração em algum dos lotes programados.

3.  Processada

Aqui está tudo certo, a sua declaração foi recebida e processada.

4.  Com Pendências

Essa é a situação que mais merece a sua atenção, pois significa que a Receita Federal encontrou erros ou alguma inconsistência durante o processamento da sua declaração e está esperando que você arrume essas pendências.

Por isso é importante o seu acompanhamento junto ao portal e-CAC: assim, você pode resolver o problema o quanto antes, evitando que o Leão intime você para maiores esclarecimentos.

Mas calma: a maioria das pendências pode ser resolvida pelo próprio e-CAC. Se você só esqueceu de incluir alguma informação ou digitou algum dado errado, pode corrigir online.

É só ir em "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)", localizar "Declaração", ao lado de "Processamento", e clicar em "Preencher Declaração Online".

Depois, escolha o ano da declaração que vai corrigir. Vai abrir uma nova tela: clique no sinal de mais (+) e em "Retificar Declaração".

Você vai precisar buscar no seu computador o arquivo com a declaração já enviada à Receita Federal. Esse arquivo costuma estar em uma pasta chamada "Transmitidas" dentro da pasta "Arquivos de Programas RFB".

Aí, com os dados que precisa arrumar em mãos, apenas siga as instruções do portal. É importante voltar depois de alguns dias para checar se a pendência foi resolvida.

Às vezes, pode não ser possível resolver as pendências no portal. Nesses casos, você também pode enviar uma declaração retificadora, usando o programa da Receita Federal com o qual fez a declaração já enviada.

Vá em "Declaração", do lado esquerdo da tela, e na opção "Retificar". Escolha a declaração que deve ser ajustada. A declaração que você já enviou é chamada de "Original". Depois de ajustada, ela passará a ser chamada de "Retificadora".

5.  Em Análise

Nesse caso, o Leão também recebeu a sua declaração, mas ela continua em análise.

6.  Retificada

Se você precisou ajustar a sua declaração, como falamos acima, trocando a declaração original pela retificada, vai aparecer essa situação assim que ela for recebida. Você precisa acompanhar novamente todo o processamento, como foi com a declaração original.

7.  Cancelada

Se administração tributária ou você decidirem cancelar a declaração, aparece essa situação, o que elimina todos os efeitos legais da declaração enviada.

8.  Tratamento Manual

A sua declaração também foi recebida, mas está sendo analisada. Você deve aguardar que o Leão entre em contato por correspondência.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário