Quando posso sacar meu Imposto de Renda?

Não vê a hora de sacar a restituição do seu Imposto de Renda? Explicamos direitinho quando você pode realizar esse saque, fique tranquilo!

Sacar imposto de renda

A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que um cálculo feito pela Receita Federal, devolvendo, se achar necessário, parte do que o contribuinte já pagou ao longo do ano.

Muitos brasileiros têm o Imposto de Renda Retido na Fonte - aquele desconto de IRRF que aparece todos os meses no contracheque de quem alcançou o valor mínimo para ser obrigado a declarar.

Ao cruzar o seu imposto devido com esses valores já pagos, a Receita Federal pode entender que precisa devolver dinheiro para você.

Isso acontece porque o Leão avalia que você já pagou além do que deveria. Você também pode descontar despesas médicas e com dependentes, por exemplo, ao realizar a declaração, o que ajuda a restituir ainda mais.

Mas como faço para sacar minha restituição?

Precisamos entender alguns detalhes sobre a restituição antes disso. Vamos por partes:

Entenda como funcionam os lotes

Todos os anos, a Receita Federal libera as restituições dos contribuintes em lotes. Em 2021, serão liberados nas seguintes datas : 1º lote em 31 de maio, 2º lote em 30 de junho, 3º lote em 30 de julho, 4º lote em 30 de agosto e 5º lote em 30 de setembro.

Quanto mais cedo você enviar sua declaração ao Leão, mais cedo você receberá parte do dinheiro de volta. Inclusive, em alguns casos é possível, ainda, antecipar a restituição do seu Imposto de Renda.

Tabela dos lotes da restituição do Imposto de Renda

Cronograma restituição ir 2021

Entenda os critérios para liberação dos lotes

Algumas prioridades definem em qual lote o contribuinte ficará. Não tem como prever isso, então tudo que o contribuinte pode fazer é entregar a declaração o quanto antes, pois esse é um dos critérios. Confira a ordem:

  1. Quem tem mais de 80 anos.
  2. Quem tem 60 anos ou mais.
  3. Quem é deficiente físico ou mental.
  4. Quem é portador de moléstias graves.
  5. Quem é contribuinte cuja maior renda é o magistério.
  6. Por último, a ordem de entrega da declaração.

Interessante destacar que quem retifica a declaração depois do prazo, ou seja, que notou algum erro e precisou arrumá-la depois de já ter enviado para a Receita Federal, entra para o fim da fila.

A mesma regra é válida para quem cai na malha fina. A restituição, nesses casos, só entra na fila depois que a situação for regularizada e o contribuinte retificar a inconsistência apontada pela Receita Federal.

Entenda como sacar a sua restituição

Fique atento à data de liberação dos lotes. Assim que a restituição estiver disponível para você, é realizado o depósito bancário na conta informada durante a declaração. Você também pode baixar o aplicativo da Receita Federal no seu celular e acompanhar a liberação dos lotes.

O valor pago é corrigido pela taxa Selic. Isso quer dizer que quem recebe depois, apesar de ser depois, não fica em desvantagem, pois os valores são ajustados.

Antecipe a sua restituição

Só de pensar em estar lá no quinto lote, dá um desânimo, não é mesmo? Mas você sabia que é possível antecipar o recebimento da sua restituição? Com a Leoa, você pode receber em até 48 horas!

Esse serviço é oferecido por bancos, mas com alguma burocracia, deixando o processo complicado: quem não tem conta precisa pagar taxas mais altas, o que exige ter que abrir uma conta para pagar taxas mais baixas, gerando um comprometimento bem maior do que o contribuinte gostaria, apenas para antecipar sua restituição.

É nisso que a Leoa se diferencia, pois não é um banco. O serviço pode ser iniciado em poucos minutos e, em questão de 48 horas, você já terá recebido sua antecipação, sem burocracia.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente nos comentários!

O que você achou do post?

8 Respostas

Deixe seu comentário