Como consultar se caí na malha fina do Imposto de Renda?

Veja como consultar se a sua declaração do Imposto de Renda caiu na malha fina de forma rápida e simples.

Consultar se caiu malha fina

A malha fiscal ou malha fina é uma revisão sistemática das declarações do Imposto de Renda, feita pela Receita Federal. Os dados são analisados com base nas informações dos contribuintes e com o que consta na base de arquivos do Governo Federal.

A ideia é se certificar de que as informações do cidadão sobre seu balanço patrimonial são realmente verídicas. Por isso, a declaração não deve conter erros, dados incompletos e falsos.

Quem cai na malha fiscal deve se explicar munido de comprovantes e recibos para comprovar suas afirmações. Isso pode ser feito por uma retificação ou mesmo em um atendimento na delegacia da Receita Federal.

Porém, vale lembrar que problemas com a Receita Federal podem gerar multas e, até mesmo, sanções mais graves, podendo até categorizar um crime em casos mais graves e mal intencionados.

Se você está preocupado com a sua situação na Justiça Federal, devido ao Imposto de Renda, é melhor saber como consultar se caiu na malha fina. Veja abaixo o passo a passo.

1.  Acesse o Portal e-CAC

No site da Receita Federal, acesse o Portal e-CAC, Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.

2.  Gere um código de acesso

Na página do e-CAC, clique em "Gerar Código de Acesso" e, em seguida, clique em "Gerar Código de Acesso para Pessoa Física". A partir disso, preencha os campos com CPF e data de nascimento.

Depois, informe o número de recibo do Imposto de Renda da declaração e crie uma senha. (Se você não sabe qual é o número, veja esse tutorial para recuperar o recibo do Imposto de Renda).

3.  Efetue o login no e-CAC

Agora que você já gerou a senha e o código de acesso, é só voltar na página inicial do e-CAC, que mostramos no tópico 1, e fazer o login.

4.  Abra o "Meu Imposto de Renda"

No portal, clique em “Declarações e Demonstrativos” e em “DIRPF - Declaração do Imposto sobre a Renda de Pessoa Física”, e abra o “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.

5.  Veja o Extrato de Processamento

O último passo é ver o extrato de processamento que encontra-se na tela do "Meu Imposto de Renda". Em “Situação”, se estiver marcando “Com Pendências”, você caiu na malha fiscal e precisa regularizar a sua situação.

Caí na malha fina, o que fazer?

Se você está entre os contribuinte que tiveram problemas na declaração do IR esse ano, não há motivos para desespero. Note que, com a informação de pendência, há orientação do que é preciso fazer para regularizar a situação.

Normalmente, a Receita Federal permite a retificação da declaração, que deve ser feita no mesmo programa que você declarou o IR, acompanhada de comprovantes e recibos.

Mas, algumas vezes, é necessário um agendamento de atendimento da malha fina, que deve ser marcado também pelo portal e-CAC, e confirmado no e-Defesa, baixando os documentos solicitados.

Se você ainda precisa de ajuda, veja mais dicas de como sair da malha fina para regularizar a sua situação com a Justiça rapidamente.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário