Declaração de IR pré-preenchida: como fazer

A declaração pré-preenchida é uma maneira mais rápida de se manter em dia com o Leão, mas tem seus prós e contras. Ela já vem com várias informações inseridas, e você só precisa conferir se está tudo correto e completar o que falta. Saiba mais!

Mulher asiática sorridente sentada em uma mesa de trabalho, utilizando um notebook com uma mão e utilizando o celular com a outra mão

Na declaração pré-preenchida do IR, várias informações relacionadas aos pagamentos de impostos já são automaticamente informadas pela Receita Federal e basta que você complete o restante dos dados solicitados e confira se está tudo certo antes de enviar.

O documento preenchido nesse formato acaba sendo um dos jeitos mais simples de se ficar em dia com o Leão e ajuda a evitar complicações nos acertos de contas que, para muitos, são motivo de dor de cabeça e frustração.

Quem não tem o costume de guardar comprovantes de pagamentos e recibos, por exemplo, acaba tendo dificuldade na hora de preencher o Imposto de Renda, e a declaração pré-preenchida acaba contribuindo, além de ser importante para evitar atrasos.

Dá uma olhada em como ela funciona e como você pode acessá-la e concluí-la pela internet, pelo computador ou pelo celular!

O que é a declaração pré-preenchida de Imposto de Renda?

A declaração pré-preenchida do IRPF é o documento de declaração de Imposto de Renda preenchido, para você, pelo programa da Receita Federal com as informações da sua declaração do ano anterior e mais uma uma série de dados informados por empresas e entidades com as quais você tenha se relacionado no decorrer dos últimos meses.

Ela nada mais é do que uma maneira mais simples e rápida de declarar Imposto de Renda e, inclusive, quem optou por realizá-la em 2023 recebeu até um incentivo por parte do Fisco: informando o Pix para antecipar o IR, os contribuintes tiveram prioridade na hora de sacar a restituição.

E quais dados já aparecem na declaração pré-preenchida?

Quando você opta por usar a declaração pré-preenchida na sua prestação de contas ao Leão, percebe que, nela, estão incluídos dados como:

  • imóveis adquiridos;
  • doações;
  • saldos em criptomoedas;
  • fundos de investimentos e seus rendimentos;
  • dentre outros.

Isso desde que as entidades responsáveis tenham registrado os seus dados corretamente! Outras informações precisam ser adicionadas por você antes do envio.

Como funciona a declaração pré-preenchida? Saiba mais antes de seguir em frente

O documento de IR pré-preenchido pelo programa do Fisco reúne os dados que você enviou para a Receita nas suas declarações anteriores e outras informações que o próprio órgão importa de sistemas de terceiros.

Isso agiliza e simplifica a sua entrega, evitando até mesmo que você caia na malha fina ou enfrente alguma situação de CPF bloqueado.

Por exemplo, caso você adquira um imóvel e envie corretamente a Declaração de Operações Imobiliárias (DOI), os dados desse documento entram na declaração automaticamente.

É claro que, mesmo com toda a tecnologia, existem chances de os valores informados não estarem corretos, por isso, a Receita Federal reforça que você, como responsável pela sua declaração, tem a responsabilidade de verificar tudo que está sendo colocado nela e alterar caso necessário.

Como fazer a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida? Seu guia completo!

Para obter o documento, primeiro, você precisa escolher por onde vai recebê-lo e terminar de preenchê-lo: pelo programa de IRPF disponível para download no computador, pelo portal e-CAC ou pelo aplicativo da Receita Federal no celular.

Depois, basta encontrar a opção pré-preenchida no menu, conferir os dados e apontar o que é pedido nos campos ainda em branco.

Lembre-se de que você precisa do login no site do governo federal – gov.br – para acessar todas as opções, então, se você ainda não tem uma senha vinculada ao seu CPF, essa é uma boa hora para fazê-la!

Através do programa IRPF para computador

Uma das opções para acessar a declaração pré-preenchida e finalizá-la antes de enviar ao Fisco é usar o programa gerador do IR, que você pode baixar do site do governo federal, buscando por “Download do Programa de Imposto de Renda”.

  1. Acesse o site da Receita Federal e procure por “Download do Programa de Imposto de Renda”.
  2. Ao clicar em “Baixar programa”, será iniciado o download de um arquivo pelo seu navegador. Quando o download terminar, é só abrir esse arquivo e continuar com a instalação, seguindo as orientações que aparecerem na tela.
  3. Assim que você abrir o aplicativo depois de tê-lo instalado, uma página de boas-vindas com o questionamento “O que você deseja fazer?” vai aparecer. Selecione a opção “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida”.
  4. Uma nova janela será aberta com a informação de que, para acessar algumas funcionalidades, você vai precisar fazer uma autenticação digital, que pode ser o seu login no gov.br. Clique em “Sim” para continuar.
  5. Assim que você clicar no “Sim”, uma nova página do seu navegador será aberta automaticamente. Ela levará você ao site gov.br para que você faça login usando o seu CPF e sua senha.
  6. Se estiver tudo certo, uma página confirmando seu login vai aparecer. Depois de ler a confirmação, basta fechar o navegador e voltar para o programa da Receita Federal.
  7. De volta ao programa, selecione novamente a opção “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida” e clique em “Declaração própria”.
  8. Pronto! O próximo passo será conferir se as informações estão de acordo com seus documentos e recibos, preencher o que estiver faltando e enviar.

Agora, quem não quiser baixar nenhum programa no computador pode iniciar a declaração a partir da pré-preenchida online e através do Portal e-CAC. Acompanhe abaixo.

Pelo portal e-CAC

Fazer o documento pelo Portal e-CAC também é bem simples: basta acessá-lo, clicar em “entrar com o gov.br” e esperar o redirecionamento para outra página. Depois, é só acessar usando CPF e senha.

  1. Assim que você fizer seu login no Portal e-CAC registrando CPF e senha em “entrar com gov.br”, clique na opção “Meu Imposto de Renda”.
  2. Na próxima página que aparecer, você vai encontrar um histórico de todas as suas últimas declarações. Em seguida, basta clicar em “Fazer Declaração” e selecionar o ano-exercício.
  3. Você pode conferir o nível da sua conta – que mostra o quanto ela está protegida para você conseguir acessar e utilizar todas as funcionalidades disponíveis – e também verificar as duas opções disponíveis de entrega de declaração de IR disponíveis – iniciar em branco ou com os dados pré-preenchidos.
  4. Selecione “Iniciar Pré-preenchida”, confira se seus dados estão todos corretos e preencha o que faltar. Envie.

Gosta de resolver tudo pelo celular? Também dá!

Pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” para celular

O mesmo procedimento para preencher e enviar declaração pré-preenchida de IR feito no computador pode ser realizado pelo seu smartphone, através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para Android e iOS. Acompanhe o guia abaixo.

  1. Na loja de aplicativos do seu celular, procure por “Meu Imposto de Renda”. Selecione o app com a imagem de um arquivo na cor azul e as iniciais IRPF em cor verde. Verifique se, na descrição, está escrito “Serviços e Informações do Brasil”. Faça o download.
  2. Abra o aplicativo e faça o seu login com CPF e senha do gov.br, clicando em “Entrar com gov.br”.
  3. Preencha as informações em uma nova página que será aberta logo depois que você clicar no botão e espere ser direcionado(a) novamente ao aplicativo.
  4. De volta ao app, em “Declarações do IRPF”, você conseguirá visualizar o status das suas últimas declarações. Clique no documento do ano que você quer acessar.
  5. O aplicativo vai apresentar algumas informações sobre o atual estado das suas últimas declarações e indicar se cada uma já foi enviada ou se está sendo preenchida. Para fazer o seu documento referente ao ano-exercício atual, clique na opção “Preencher declaração”.
  6. Na próxima tela, você terá duas opções: começar a declaração em branco ou desenvolver o documento partindo de uma versão já pré-preenchida. Note que o aplicativo vai informar também a porcentagem de informações que já foram inseridas caso você opte pela segunda alternativa.
  7. Ao selecionar a opção “Iniciar Pré-preenchida”, todas as informações disponíveis serão carregadas no documento e caberá a você conferir tudo com cuidado antes de enviar, além de preencher os espaços em branco.

Uma vez encaminhado o IRPF ao Fisco, fique de olho na situação da declaração para saber em que pé ela está no processo de análise e descobrir se você tem ou não direito à restituição, por exemplo. Este monitoramento serve, ainda, para retificar o documento se necessário antes de você correr riscos.

Execute também o download do documento enviado à Receita para armazená-lo no computador no celular. Veja como fazer isso no tópico a seguir.

Como baixar a declaração pré-preenchida?

A maneira mais fácil de baixar uma cópia da declaração do seu Imposto de Renda é através do programa de IRPF disponibilizado pela Receita Federal para download no computador. Você precisa selecionar o arquivo, clicar em “Imprimir” e selecionar a opção “Visualizar”.

O programa vai criar um documento PDF no seu computador e baixá-lo automaticamente na sua pasta de downloads. Depois, você poderá remanejar o arquivo como preferir, emcaminhá-lo para você mesmo(a) por e-mail ou armazená-lo na nuvem.

Mesmo sem fazer o download, também dá para enviar e salvar o documento logo após finalizar seu preenchimento. A opção vai aparecer em qualquer uma das três modalidades adotadas para a prestação de conta: Portal e-CAC, site ou aplicativo da Receita.

Enfim, declaração pré-preenchida de IR vale a pena?

As vantagens da declaração pré-preenchida mostram que ela vale a pena, sim, porque simplifica e agiliza o processo. Esse modelo é recomendado, principalmente, para contribuintes que não têm todos os seus recibos e Notas Fiscais devidamente armazenados e organizados, para aqueles que não sabem exatamente quanto gastaram em despesas dedutíveis no decorrer do ano e para quem deixou para declarar em cima da hora.

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda só não vale a pena para contribuintes que têm muitas despesas dedutíveis específicas e que precisam ser melhor detalhadas na hora de apresentadas ao Fisco.

Se você ainda tiver dúvidas sobre qual modelo adotar, o melhor a fazer é buscar a recomendação de especialistas em contabilidade. Enquanto isso, navegue pelo blog da Leoa para obter outras atualizações importantes e fugir de qualquer abocanhada do Leão!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário