O que significa declaração em processamento?

Entenda mais sobre o status “Em Processamento” em sua declaração e como agir para evitar qualquer complicação com a Receita Federal.

Declaração em processamento

Ao acessar a situação da sua declaração pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte - Portal e-CAC - muitas dúvidas podem surgir.

Afinal de contas, o que significa os termos utilizados para descrever como anda a declaração do contribuinte?

Assim, embora os termos sejam, em resumo, intuitivos, é difícil saber o que realmente acontece em cada etapa mencionada no sistema, causando incertezas ao interessado em saber como anda o processo de análise do tributo declarado.

Por isso, para tornar mais transparente os termos usados para situar o cidadão contribuinte, estamos preparando uma sequência de artigos que explicam cada um dos status passíveis de serem encontrados na plataforma do e-CAC.

Neste artigo, tiramos suas dúvidas sobre o que significa encontrar a sua declaração “Em Processamento”. Nos acompanha? Boa leitura!

Quais são os status  que posso encontrar ao acessar a situação do meu IR?

Antes de tudo, confira, abaixo, a relação dos termos utilizados para situar o contribuinte acerca do processamento da sua declaração do Imposto de Renda.

⁃  Em Processamento;
 Em Fila de Restituição;
 Processada;
 Com Pendências;
 Em Análise;
 Retificada;
 Cancelada.

Não falamos que era mais fácil do que parece? E ainda pode ficar mais simples. Veja, no próximo tópico, o que significa ter sua declaração “Em Processamento”.

Minha declaração está "Em Processamento": o que isso significa?

Depois de encaminhar a sua declaração do Imposto de Renda à base de dados da Receita Federal, o status “Em Processamento” será o primeiro a aparecer quando você consultar a situação do seu tributo via e-CAC, logo depois do envio.

Isso porque esse status indica apenas que o arquivo contendo a sua declaração foi recebido e se encontra na base de dados da Receita Federal, mas o processo ainda não foi concluído - assim como o nome sugere.

Ou seja, a RF ainda está checando as informações apresentadas em sua declaração. Se algo não lhe parecer adequado ou houver alguma pendência, o contribuinte será informado.

Além disso, se você estiver esperando sua restituição e sua declaração ainda estiver em processamento, será preciso esperar até o próximo lote, afinal, o processo da sua declaração precisa ser, primeiramente, concluído.

Mas continue atento ao Portal e-CAC, pois é por lá que você saberá se precisará resolver alguma pendência ou estará "Em Fila de Restituição".

A boa notícia é que se quando você voltar a consultar a sua declaração, você encontrar o termo “Processada”, poderá respirar tranquilo, afinal, por hora, o pior já passou.

Qual é a importância de checar o status da declaração com frequência?

Ter como costume acessar a plataforma e-CAC para acompanhar o status da sua declaração pode mantê-lo fora das garras do leão. Sendo que, ao conferi-lo com frequência, é possível resolver qualquer pendência detectada pela Receita Federal e retificá-la antes de cair na malha fina.

Manter-se atualizado faz com que você ganhe tempo e organize os documentos que comprovem sua declaração e todas as informações ali apresentadas, caso haja complicações mais complexas a serem resolvidas, antes de ser notificado pelo fisco.

Além disso, agora que você aprendeu mais sobre o status “Em Processamento", mantenha em dia seus estudos sobre outros termos utilizados para indicar a situação do seu IR e como agir em casos mais específicos, ok?

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário