Como saber se tenho pendência no Imposto de Renda?

Saiba como consultar pendências no Imposto de Renda e retificá-las, caso haja necessidade.

Saber se tem pendência imposto de renda

Depois de passar pela primeira e segunda etapa, correr para reunir a documentação necessária para declarar o Imposto de Renda e saber onde inserir cada rendimento e despesa dentro do programa da Receita Federal, ainda será preciso percorrer mais um trajeto e, então, respirar aliviado, ok?

Pois bem, a próxima etapa consiste, basicamente, em acompanhar o envio do seu tributo para descobrir se a declaração enviada possui alguma pendência.

Por isso, neste artigo, você aprenderá como consultar pendências no Imposto de Renda e resolvê-las antes que a sua declaração caia na malha fina fiscal. Confira.

Como verificar se tenho pendência no Imposto de Renda?

Para consultar se a declaração enviada à Receita Federal possui alguma pendência, será necessário acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o e-CAC. Se você já possui um cadastro, basta inserir seu CPF ou CNPJ, seu código de acesso e senha.

Se você ainda não possui um código de acesso ao e-CAC, poderá gerá-lo, informando CPF, data de nascimento e os números dos recibos dos dois últimos anos de declaração. Ou, ainda, realizando seu cadastro através do site do governo, o "acesso gov.br".

Inclusive, o acesso gov.br é o meio ideal para acessar o e-CAC se esse for o seu primeiro ano declarando o tributo, pois para se cadastrar não há necessidade de informar os números dos recibos referentes aos dois últimos anos de declaração.

Depois disso, acessando o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, para acompanhar a situação da sua declaração, clique em:

  • declarações e Demonstrativos;
  • meu Imposto de Renda;
  • extrato de Processamento.

Neste último campo, você encontrará um termo que mostrará o status do processamento da sua declaração de Imposto de Renda.

Aparecerá um dos termos abaixo:

  • em Processamento;
  • em Fila de Restituição;
  • processada;
  • com Pendências;
  • em Análise;
  • retificada;
  • cancelada.

Se a situação da sua declaração for “Com Pendências”, você saberá, instantaneamente, que há pendências no documento encaminhado à Receita Federal.

O que devo fazer se minha declaração tiver pendências?

Agir rapidamente para evitar cair na malha fina fiscal. Para isso, você deverá retificar sua declaração do tributo, ou seja, arrumar todos os campos da declaração que apresentam incoerências.

Para que isso seja possível, acesse novamente o programa de declaração da Receita Federal e acesse a aba “Declaração Retificadora”. Insira o número do recibo da declaração anterior e ajuste o que for necessário. Desse modo, no status da sua declaração constará, em seguida, o termo “Retificada”.

Por fim, fique atento e pesquise se há pendências no seu Imposto de Renda sempre que possível. Para isso, consulte frequentemente a página e-CAC até a finalização do processo.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário