Gerar código de acesso e-CAC: passo a passo para acessar

Os lotes da restituição do Imposto de Renda estão passando e você não sabe como está a situação da sua? Então aprenda como acessar o e-CAC, o centro virtual de atendimento da Receita Federal.

Gerar código de acesso ecac

Muita gente não sabe, mas a Receita Federal tem um portal virtual de atendimento, que é o e-CAC. Por meio dele é possível realizar diversas solicitações e solucionar problemas que fariam você perder muito tempo se fosse até a Receita Federal ou escolhesse ser atendido por telefone. Use a internet a seu favor!

Serviços disponíveis ao acessar o e-CAC

A tela que você vai ver ao acessar o centro virtual de atendimento da Receita Federal é essa:

Serviços disponíveis e-cac

Alguns serviços disponíveis no e-CAC são:

  • Cadastro (como Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física)
  • Certidões e situação fiscal
  • Declarações e demonstrativos (como Declaração de Imposto de Renda)
  • Restituição e Compensação (como compensação de ofício)
  • Simples Nacional (como Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF)
  • Senhas e procurações
  • Cobrança e fiscalização (como Controle de Entrega de Declarações)
  • Dívida Ativa da União
  • Legislação e Processo (como Validação e Assinatura de Documentos Digitais)
  • Pagamentos e Parcelamentos
  • Regimes e Registros Especiais (como Programa Empresa Cidadã)

Passo a passo para gerar código de acesso ao e-CAC

Se você ainda não possui acesso ao e-CAC, siga os seguintes passos:

1.  Acesse o e-CAC.

2. Quem já possui o código de acesso, pode utilizá-lo para acessar. Se você não possui código de acesso, é recomendável criar o seu acesso pelo portal gov.br, como recomendado abaixo. Ou mesmo se já possui o código de acesso, deve atualizar para o acesso pelo novo portal, caso não tenha acesso para o gov.br.

Acesso ao e-CAC

3.  Se não tem acesso ao portal gov.br, na página do portal clique em “Crie sua conta gov.br”. Se não tiver certeza se já possui acesso ou não, pode digitar o seu CPF e clicar em “Avançar”. Se já possuir acesso, o portal pedirá uma senha. Se não lembrar da senha, basta clicar em “Esqueci minha senha” e seguir os procedimentos.

Acesso ao portal gov

4.  Ao clicar em “Crie sua conta gov.br”, verá a tela abaixo. Selecione de que forma deseja fazer o acesso.

Opções de cadastro

5.  A mais simples, “Número do CPF”, vai levar você para a tela abaixo. Complete cada etapa com as informações solicitadas e vá clicando em “Avançar”. A etapa 1 vai pedir seu CPF e nome completo, você precisa aceitar os termos de uso do portal e confirmar que não é um robô.

primeira-etapa-portal-gov

6.  Na etapa 2, serão feitas algumas perguntas de confirmação para saber se você é você mesmo.

Segunda etapa portal gov

7.  Aí, na etapa 3, você escolhe como quer receber o código para ativar a sua conta, por e-mail ou SMS. O código enviado deve ser digitado na etapa 4, quando você precisará cadastrar uma senha sua. Guarde a senha.

Terceira etapa portal gov

Pronto! Com essa senha você poderá acessar todos os serviços do portal gov.br, bem como o portal e-CAC. No primeiro acesso no portal e-CAC, ele vai pedir se você autoriza que o acesso seja feito pelo gov.br, basta clicar em “Autorizar”.

Como acessar o e-CAC pelo celular?

Dentro do próprio e-CAC, depois que você estiver logado, é possível habilitar o seu dispositivo móvel (tablet ou smartphone) para acessar as informações do portal. Você só vai precisar clicar em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e em “Habilite seu dispositivo móvel aqui!”. Depois, selecione “Cadastrar novo dispositivo”. A seguir, faça o seguinte:

1.  Escolha um nome e uma palavra-chave de 8 a 20 caracteres. Confirme a palavra-chave e escolha uma data de expiração (por quanto tempo esse dispositivo móvel estará habilitado para ser usado para esse fim).

2.  Escolha o tipo de serviço (Serviços do IRPF) que poderá ser acessado pelo dispositivo. Salve.

Cadastro e-cac dispositivo móvel

3.  Instale o aplicativo "Meu Imposto de Renda" em seu dispositivo móvel.

App meu imposto de renda

4.  Ao abrir o aplicativo, digite o seu CPF e a sua data de nascimento. Na tela seguinte, selecione os caracteres que aparecem na tela. Automaticamente, vai abrir uma nova tela, na qual você precisará fazer a ativação do aparelho. Clique nos três pontos do canto superior direito e selecione “Ativar dispositivo”.

Ativar dispositivo aplicativo meu imposto de renda

5.  Na tela que aparecer, clique em “Ativar Agora”. Vai abrir uma tela chamada “Acompanhar Declaração”. Digite o nome do dispositivo e código para ativação que você escolheu no portal do e-CAC. Clique em “Avançar”. Pronto! Agora você pode consultar o portal pelo seu dispositivo móvel pelo período escolhido no início da configuração.

Acompanhar declaração

Algumas observações

  • Você pode autorizar mais de um dispositivo móvel, se desejar.
  • Você pode autorizar que seu aparelho acesse as informações de mais de um CPF.
  • Em cada consulta, você deve informar a palavra-chave cadastrada.
  • O cancelamento do serviço, a alteração da palavra-chave ou a modificação do nome do aparelho deverão ser solicitados no mesmo link de cadastramento.

Como acessar e-CAC com certificado digital?

Se você possui um certificado digital, pode optar por essa forma de acesso, selecionando essa opção na tela inicial do e-CAC, conforme abaixo.

e-CAC certificado digital

Boa navegação!

O que você achou do post?

44 Respostas

Deixe seu comentário