Como consultar o processamento do IRPF?

Precisa consultar o processamento do seu IRPF? Aprenda como e porque ficar de olho nele.

Consultar processamento irpf

A importância da consulta do processamento do IRPF está diretamente ligada a alguns termos que podem assustar: malha fina e restituição do Imposto de Renda.

O governo, ao receber a sua declaração, precisa analisá-la e o resultado dessa análise é que vai influenciar esses aspectos do procedimento.

Uma vez recebidas, as declarações são classificadas através de algumas frases-chave, de acordo com um sistema de processamento de IRPF elaborado pela Receita Federal e o significado dessas frases podem levar à malha fina ou atrasar a restituição do Imposto de Renda, caso, por exemplo, seja preciso fazer alguma correção.

Vamos, então, aprender como conferir como está a situação da sua entrega?

Como consultar o processamento do IRPF?

A consulta é feita pelo site da Receita Federal, em que será preciso, antes de mais nada, gerar um código para o portal do e-CAC. No mesmo local da geração desse código, o contribuinte também cadastrará uma senha.

Com o código e a senha em mãos, basta acessar o extrato de processamento do Imposto de Renda e verificar, assim rápido, o status da sua prestação de contas.

É bem importante que o contribuinte visite o extrato com frequência, pois, se houver algo a ser retificado, é possível fazê-lo imediatamente, o que é ótimo para não prejudicá-lo.

Estamos mencionando isso porque o Leão pode enviar alguma correspondência avisando das irregularidades, mas isso pode levar um tempo precioso.

Nesse caso, a pró-atividade do contribuinte, além de demonstrar boa-fé, acelerará o seu processo de restituição e vai evitar passar pela "peneira" que é a malha fina.

Entendendo o extrato do IRPF

Agora que você já acessou o seu extrato, é o momento de entender o que cada uma das frases significa e se no seu cadastro há algo que você precisa resolver, como uma retificação ou apresentação de documentos, por exemplo.

Como já falamos mais acima, se for preciso retificar a sua declaração, você vai pro final da fila da restituição, pois cada novo envio é considerado a partir da última data da entrega, e a liberação do pagamento da restituição ocorre justamente pela ordem de entrega.

As frases que você pode encontrar e que significam apenas questões burocráticas da Receita Federal, sem que você precise se preocupar com o status da declaração de IR, são:

Em Processamento

O Leão já recebeu sua declaração e ela está em vias de ganhar andamento. Atenção: a sua declaração ainda não foi processada.

Processada

Ao contrário do status anterior, esse significa que a Receita Federal já recebeu e também já processou a sua declaração. Vale dizer que a homologação pode se dar em até 5 anos.

Retificada

Essa frase vai aparecer para os contribuintes que já retificaram suas declarações.

Cancelada

O contribuinte ou o governo mesmo cancelaram a declaração e ela não tem mais efeitos.

Por outro lado, se você encontrar algumas das frases abaixo, é importante saber como proceder. Observe se é o seu caso:

Em Fila de Restituição

Essa é a frase que todos os contribuintes mais esperam, pois significa que já deu tudo certo e que você está com a restituição programada em alguns dos lotes de pagamento. O que você pode fazer, além de esperar, é solicitar a antecipação do valor da restituição, seja com uma fintech, como a Leoa, ou através do seu banco de preferência.

Com Pendências

Aqui é preciso agir para evitar a malha fina. Se precisar, entregue novos documentos ou novas informações.

Em Análise

Essa frase também requer atenção, pois pode significar, simplesmente, que a Receita Federal ainda não analisou, mas também pode ser que faltaram documentos para a análise completa, e que você deve ter que resolver para evitar a malha fina.

Tratamento Manual

Se você verificou essa frase no seu extrato, irá receber uma correspondência, indicando e solicitando alguma ação da sua parte.

Vale lembrar que a Receita Federal não disponibiliza um prazo para processamento do IRPF, mas, como citado anteriormente, ela tem até 5 anos para homologar a sua declaração.

Isso significa que pode ser que por até 5 anos depois da entrega você possa ter que responder alguma questão. A pró-atividade, como dissemos, é importante para manter sua boa-fé e ficar em dia com a sua obrigação.

Isso pode ser bom para o contribuinte também, já que, passados 5 anos, a Receita Federal não pode mais cobrar nenhuma retificação do contribuinte.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário