Malha fina 2020: como saber se caí?

Declarou o IR e está com medo de ter caído na malha fina? Veja como saber qual a situação da sua declaração.

Malha fina 2020

Em 2020, a data de declaração do Imposto de Renda foi adiada para 30 de junho, devido à pandemia do Coronavírus, e isso pode levar a dúvidas de quando o contribuinte irá saber se caiu na malha fina. Se você está nessa situação, fique tranquilo, vamos te ajudar.

Veja nesse artigo
• Como está a malha fina de 2020?
• Como saber se caí na malha fina
• Entenda os status de declaração
• Declaração com pendências: como regularizar

Como está a malha fina de 2020?

A malha fina, ou malha fiscal, é a revisão das declarações dos contribuintes feita pela Receita Federal, para garantir que todas as informações contidas em cada declaração estão corretas.

Essa análise é feita com base nos dados disponíveis nos sistemas do governo. Quando não é encontrado nenhum equívoco, a restituição é liberada (se houver) e o status da declaração muda de “Em Processamento” para “Processada” ou “Em Fila de Restituição”.

Já quando encontrado algum erro, a restituição não é liberada e o status da declaração fica como “Com Pendências”.

A respeito de mudanças, a única coisa que mudou no Imposto de Renda de 2020 foi a sua data de declaração, até os prazos de restituição continuaram os mesmos. Desse modo, a malha fina continua agindo da mesma forma.

Como saber se caí na malha fina

Não é difícil fazer a consulta da malha fina, basta olhar seu status no portal e-CAC. Para isso, você precisa clicar em “Gerar Código de Segurança”, antes de efetuar o login. Para gerar o código, será necessário informar o seu CPF e a sua data de nascimento.

Não se esqueça de copiá-lo, pois é com ele que você fará o login. Depois do login efetuado, basta você conferir o “Extrato do Processamento” da sua declaração, seguindo os seguintes cliques:

  1. “Declarações e Demonstrativos”;
  2. “DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física”;
  3. “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  4. “Extrato do Processamento”.

Agora é só clicar no ano de 2020 e verificar se caiu na malha fina. Caso indique “Com Pendências”, você caiu na malha fina e precisa regularizar a situação com a Receita Federal.

Entenda os status de declaração

Há várias possibilidades de situações do IR, veja abaixo o que elas significam:

  • Em processamento: declaração recebida, mas ainda não foi processada.
  • Em fila de restituição: declaração já foi processada e o contribuinte tem direito a restituição, contudo, ainda não está disponível para saque.
  • Processada: declaração recebida e processada.
  • Com pendências: sua declaração tem erros e você precisa regularizar a situação.
  • Em análise: a declaração foi entregue, mas continua em análise ou a Receita pode estar aguardando a apresentação de documentos solicitados em intimação enviada ao contribuinte.
  • Retificada: a declaração foi substituída por uma retificadora (aquela para corrigir erros) feita pelo próprio contribuinte.
  • Cancelada: a declaração foi cancelada pela administração tributária ou pelo contribuinte.

De qualquer maneira, se você precisa de ajuda para sair da malha fina, pode contar também com a Leoa. Pague apenas R$ 199,00 e tenha seu problema resolvido por um contador especialista ou receba seu dinheiro de volta!

Declaração com pendências: como regularizar

Se a sua declaração indicou pendências, você precisa agir o mais rápido possível, mas fique tranquilo, basta seguir os passos indicados, junto ao status que você acabou de conferir, para sair da malha fina. Clique na exclamação ao lado de “Com Pendências” e veja qual a recomendação.

De modo geral, a indicação mais comum é fazer uma declaração retificadora, porém, pode ser solicitado que você compareça em uma entrevista ao fisco para entrega de documentos pessoalmente.

Uma notícia importante é que a Receita Federal, provavelmente, irá avisar os contribuintes com pendências em 2020, entretanto, nossa dica é que você acompanhe o status da sua declaração para não ter surpresas.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário