Como fazer a consulta do lote de restituição do IR 2020

A declaração do Imposto de Renda deste ano teve início no dia 2 de março e terá fim na data de 30 de junho, devido à pandemia do coronavírus. Consulte os lotes da restituição do IR 2020 aqui.

Lote restituição imposto renda 2020

Neste artigo, você confere os lotes da restituição 2020 - que, por sinal, têm início em maio - e aprende como consultar a situação da sua restituição do Imposto de Renda no site ou aplicativo da Receita Federal. Vamos lá?

Para começar, como você já deve saber, o prazo final do envio da declaração do Imposto de Renda foi prorrogado. A medida foi necessária para garantir que todos os contribuintes conseguissem realizar o IR e encaminhá-lo a tempo - sem serem prejudicados pela condição atual de quarentena.

No entanto, embora o prazo para envio das declarações tenha sido adiado, o calendário do pagamento das restituições continua o mesmo, assim como os parâmetros de prioridade e ordem de recebimento do reembolso. Veja:

Consulta do lote de restituição 2020

A restituição deste ano acontecerá em cinco parcelas, a primeira correspondente ao primeiro lote, a segunda referente ao segundo e assim por diante. As datas de restituição para o ano de 2020 são as seguintes: 1º lote: 29 de maio; 2º lote: 30 de junho; 3º lote: 31 de julho; 4º lote: 31 de agosto e 5º lote: 30 de setembro.

Tabela dos lotes de restituição 2020

Cronograma pagamento restituição

Portanto, excepcionalmente este ano, o primeiro pagamento - referente ao lote prioritário - será feito antes mesmo do fim da entrega das declarações. Mas, afinal, como funciona o pagamento desses lotes, como é feito o julgamento de quem recebe a restituição logo nas primeiras parcelas?

Os parâmetros de pagamento são basicamente os seguintes:

  • em primeiro lugar: pessoas com mais de 80 e 60 anos;
  • em segundo: contribuintes com doenças graves e pessoas cuja renda seja majoritariamente do magistério;
  • em terceiro: quem encaminha a declaração assim que o prazo for aberto, ou seja, por ordem de envio.

Assim, se você não faz parte dos grupos prioritários, a regra é declarar o seu Imposto de Renda o quanto antes. Por isso, caso você já tenha a documentação necessária para declarar o seu tributo ainda nos primeiros dias, por que não o fazer?

Como consultar a situação da minha restituição de IR?

A Receita Federal disponibiliza duas formas para acompanhar a situação da restituição do IR: a consulta pode ser feita a partir do site da própria RF ou pelo aplicativo Pessoa Física. Pelo site, basta abrir o site de serviço da Receita, inserir seu CPF e data de nascimento e consultar o status da restituição.

Pelo aplicativo Pessoa Física, será necessário instalar o app no seu dispositivo - Android ou iOS - e inserir seu CPF e o ano da restituição. Ao fornecer esses dados, o app mostra, automaticamente, a situação da sua restituição.

Mas se você está ansioso para receber a sua restituição e, mais do que isso, está contando com esse valor para passar pelo momento de crise mais seguro, uma opção é antecipar a restituição do Imposto de Renda.

Por isso, agora que você já realizou a consulta dos lotes da restituição 2020, saiba que a Leoa, plataforma de envio da declaração do Imposto de Renda, também antecipa a sua restituição e pode realizá-la em até 48h após sua solicitação, ok?

O que você achou do post?

11 Respostas

Deixe seu comentário