Como fazer a consulta do lote de restituição do IR 2023

A declaração do Imposto de Renda deste ano teve início no dia 15 de março e terá fim na data de 31 de maio. Consulte os lotes da restituição do IR 2023 aqui.

Lote restituição imposto renda 2020

Neste artigo, você confere os lotes da restituição 2023 - que, por sinal, têm início em maio - e aprende como consultar a situação da sua restituição do Imposto de Renda no site ou aplicativo da Receita Federal. Vamos lá?

Para começar, como você já deve saber, o prazo final do envio da declaração do Imposto de Renda foi prorrogado. A medida foi necessária para garantir que todos os contribuintes conseguissem realizar o IR e encaminhá-lo a tempo - sem serem prejudicados pela condição atual de quarentena.

No entanto, embora o prazo para envio das declarações tenha sido adiado, o calendário do pagamento das restituições continua o mesmo, assim como os parâmetros de prioridade e ordem de recebimento do reembolso. Veja:

Consulta do lote de restituição 2023

A restituição deste ano acontecerá em cinco parcelas, a primeira correspondente ao primeiro lote, a segunda referente ao segundo e assim por diante. As datas de restituição para o ano de 2023 são as seguintes: 1º lote: 31 de maio; 2º lote: 30 de junho; 3º lote: 31 de julho; 4º lote: 31 de agosto e 5º lote: 29 de setembro.

Tabela dos lotes de restituição 2023

Lote restituição imposto renda 2023

Portanto, excepcionalmente este ano, o primeiro pagamento - referente ao lote prioritário - será feito antes mesmo do fim da entrega das declarações. Mas, afinal, como funciona o pagamento desses lotes, como é feito o julgamento de quem recebe a restituição logo nas primeiras parcelas?

Os parâmetros de pagamento são basicamente os seguintes:

  • em primeiro lugar: pessoas com mais de 80 e 60 anos;
  • em segundo: contribuintes com doenças graves e pessoas cuja renda seja majoritariamente do magistério;
  • em terceiro: quem encaminha a declaração assim que o prazo for aberto, ou seja, por ordem de envio.

Assim, se você não faz parte dos grupos prioritários, a regra é declarar o seu Imposto de Renda o quanto antes. Por isso, caso você já tenha a documentação necessária para declarar o seu tributo ainda nos primeiros dias, por que não o fazer?

Como consultar a situação da minha restituição de IR?

A Receita Federal disponibiliza duas formas para acompanhar a situação da restituição do IR: a consulta pode ser feita a partir do site da própria RF ou pelo aplicativo Pessoa Física. Pelo site, basta abrir o site de serviço da Receita, inserir seu CPF e data de nascimento e consultar o status da restituição.

Pelo aplicativo Pessoa Física, será necessário instalar o app no seu dispositivo - Android ou iOS - e inserir seu CPF e o ano da restituição. Ao fornecer esses dados, o app mostra, automaticamente, a situação da sua restituição.

Mas se você está ansioso para receber a sua restituição e, mais do que isso, está contando com esse valor para passar pelo momento de crise mais seguro, uma opção é antecipar a restituição do Imposto de Renda.

Por isso, agora que você já realizou a consulta dos lotes da restituição 2023, saiba que a Leoa, plataforma de envio da declaração do Imposto de Renda, também antecipa a sua restituição e pode realizá-la em até 48h após sua solicitação, ok?

O que você achou do post?

12 Respostas

Deixe seu comentário