Como fazer o agendamento da malha fina na Receita Federal

Cair na malha fina pode ser uma surpresa e tanto para o contribuinte que espera receber a restituição referente ao IR. Descubra neste artigo como agendar uma visita na Receita Federal com o intuito de solucionar os problemas em aberto com o fisco.

Agendar atendimento malha fina

Se você caiu na malha fina, precisa saber como agendar um atendimento na Receita Federal para resolver as pendências e os problemas referente a sua declaração. O passo a passo para marcar uma visita ao fisco não é difícil, mas pode ser demorado, visto que a quantidade de contribuintes que caíram nas garras do Leão ultrapassam a marca de 700 mil, de acordo com o portal IRPF.

Existe a opção de agendar um horário em uma agência perto de você, entretanto, mesmo com tal comodidade, o número de contribuintes por região é consideravelmente alto.

Então, não desista: é preciso resolver as pendências o quanto antes com o fisco, para evitar problemas futuros com a Receita Federal, como o cancelamento do CPF ou dificuldades na emissão de passaporte.

Como resolver pendências na malha fina?

A declaração pode ser retida pelo fisco por algumas determinadas situações, como incoerência nas informações, omissão de dados e valores, erros de digitação ou a falta de documentos necessários.

Por isso, cair na malha fina é algo comum e, para resolver esta pendência, o contribuinte precisa verificar qual exatamente foi o motivo que levou a declaração a ser confiscada pela Receita Federal.

Para conferir a situação, o contribuinte precisa acessar o portal e-CAC com alguns documentos em mãos, além do código de acesso.

No portal, o declarante precisa:

  • informar seu CPF ou CNPJ;
  • indicar a senha e o código de acesso;
  • clicar em "Avançar"; e
  • procurar pela aba "Declarações e Demonstrativos”.

Depois, seguir o passo a passo:

  1. Clicar em “DIRPF — Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física".
  2. Procurar por “Meu Imposto de Renda”.
  3. Procurar a opção “Extrato do Processamento”.
  4. Escolha o ano da declaração que deseja verificar e, caso apareça “Com Pendências", significa que a sua declaração caiu na malha fina do fisco.

É válido ressaltar que nesta aba de pendências haverá a informação dos motivos que levaram o documento a ser retido.

A solução para sair da malha fina será específica, em função do motivo da retenção. Por exemplo, para situações em que houve erro de digitação ou falta de informação, o contribuinte pode regularizar, enviando uma declaração retificadora.

É importante informar que por conta do coronavírus, a Receita Federal automatizou muitas funções, entre elas o envio de documentação online. Ou seja, caso o motivo da pendência seja a falta de documentos, o contribuinte consegue enviá-los de maneira online.

Para isso, basta acessar o portal voltado à Malha Fina, no site da RF, procurar pela opção “e-Defesa”, depois clicar em “Malha IRPF — Pendências".

Logo que abrir a próxima página, salve os documentos necessários que precisam ser enviados ao fisco. Pronto! Seguindo os passos descritos acima, você consegue resolver as pendências por falta de documentação ou informações incompletas.

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Como agendar uma visita na Receita Federal?

Por outro lado, há chances das informações e documentos estarem todos corretos, de acordo com o que foi declarado e, mesmo assim, a declaração ser retida pela malha fina.

Nesta situação, o contribuinte precisa providenciar um agendamento na agência da Receita Federal e resolver a declaração retida em malha fiscal.

Mas, antes de conseguir agendar a visita, é fundamental solicitar uma análise da documentação que comprove as informações com pendências.

Para agendar o atendimento

Após a análise feita, o contribuinte precisa seguir alguns passos através da internet. Veja só!

  1. Gere o código de acesso no portal e-CAC (caso ainda não tenha).
  2. Acesse o extrato de “Imposto de Renda da Pessoa Física - IRPF”.
  3. Clique na pendência informada.
  4. Selecione a opção “Agendamento”.
  5. Defina a data e o horário, de acordo com as vagas disponíveis.
  6. Preencha o requerimento com as informações necessárias.
  7. Ao final, é preciso imprimir o “Termo de Intimação” e o “Termo de Atendimento”.

Quais os documentos necessários para o atendimento na RF?

No dia do atendimento, o contribuinte precisa comparecer na agência escolhida com os seguintes documentos em mãos:

  • comprovante de agendamento;
  • duas vias do “Termo de intimação” assinados;
  • duas vias do “Termo de atendimento” assinados;
  • documentos originais e cópias referente ao motivo da pendência; e
  • documentos originais e cópias que comprovem que a pendência apontada na declaração é improcedente.

O que preciso saber sobre o agendamento na Receita Federal?

Confira alguns detalhes que você precisa ter ciência quanto ao agendamento presencial:

  1. Após o atendimento, não será possível enviar declarações retificadoras.
  2. Não é possível agendar atendimentos via telefone ou presencialmente em qualquer agência da RF.
  3. Sem os “Termos de Atendimento e Intimação”, nenhum documento referente à declaração pode ser aceito pelo atendente da Receita.
  4. Na véspera do atendimento, o contribuinte será notificado com um “Lembrete do Agendamento” via SMS, pelo número do celular informado no requerimento.

Como cancelar o atendimento agendado na Receita Federal?

Para cancelar o atendimento, o contribuinte precisará das informações disponíveis na “Senha de Atendimento para Solicitação de Antecipação de Análise da DIRPF (SAAD) Em Malha Fiscal”.

  1. Acesse o portal e-CAC.
  2. Informe os dados solicitados, como CPF/CNPJ, código de acesso e senha e, depois, clique em “Avançar”.
  3. No menu "Declarações e Demonstrativos”, clique em “Meu Imposto de Renda”.
  4. Na próxima página, procure no menu “Serviços”, depois “Processamento” e, então, selecione “Antecipar a Entrega de Documentos da Declaração em Malha”.
  5. Na próxima tela, leia as orientações fornecidas e solicite um agendamento, pois, sim: para cancelar um agendamento, é preciso solicitar outro atendimento.
  6. Preencha os dados necessários na página em aberto e, depois, clique em “Iniciar Agendamento”
  7. Após fornecer o mesmo número do CPF que você colocou na “Senha de Atendimento para Solicitação de Antecipação de Análise da DIRPF (SAAD) Em Malha Fiscal”, clique em "Avançar".
  8. Aperte em “Sim”, na caixa que abrirá com a seguinte pergunta: “O contribuinte já possui agendamento para antecipação de atendimento. Deseja cancelar ou reimprimir a senha?”
  9. Na tela "Informações para cancelamento ou reimpressão", informe a “UF” e a “Unidade de Atendimento'' para qual o agendamento estava marcado.
  10. Clique em “Acessar Senha”.
  11. Na aba seguinte, informe o "Código de Cancelamento”, também fornecido na “Senha de Atendimento para Solicitação de Antecipação de Análise da DIRPF (SAAD) Em Malha Fiscal”.
  12. Para finalizar o processo, clique no “X” referente ao cancelamento do horário agendado.
  13. Para confirmar, será exibida uma mensagem afirmando que o cancelamento foi efetuado com sucesso.
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