Como conseguir Informe de Rendimentos?

Descubra o que é o informe de rendimentos e como conseguí-los utilizando a internet como aliada.

Conseguir informe rendimentos

Os informes de rendimentos são documentos que expressam informações precisas sobre os rendimentos anuais de um contribuinte. Tendo eles em mãos, a tarefa de declarar o Imposto de Renda é otimizada e a probabilidade de cair na malha fina fiscal diminuída.

Recolher os informes de rendimentos antes de preencher a declaração anual do Imposto de Renda é necessário, pois todos os rendimentos tributáveis e também os isentos devem ser mencionados na prestação de contas do tributo.

Por isso, conseguir os informes da empresa em que trabalha, das instituições financeiras em que tens conta, de corretoras de valores, INSS, entre outros, torna-se primordial para fazer tudo como manda o figurino.

Nessa perspectiva, aprenderemos, neste artigo, o que são os informes de rendimentos e como conseguí-los na prática. Acompanhe.

O que são os informes de rendimentos?

É um documento crucial para comprovar sua renda em diversas situações: pedir um empréstimo, financiar uma casa ou carro, aumentar o limite do cartão e, claro, declarar o Imposto de Renda apropriadamente, evitando ser abocanhado pelo Leão.

O documento informa os ganhos do indivíduo durante um determinado período de tempo. Por exemplo, em 2020, o informe de rendimentos do seu banco informará todas as suas transações referentes ao ano de 2019. Com essa relação em mãos, é possível declarar, exatamente, os seus ganhos.

Assim, além do informe servir para comprovar seus rendimentos durante um determinado período de tempo, ele também é ajuda o contribuinte a evitar desencontros de informações, dados incompletos e equívocos no preenchimento da declaração do IR.

Como conseguir os informe de rendimentos?

É obrigação das instituições e fontes pagadoras fornecer os informes de rendimentos anuais aos seus clientes e empregados antes de iniciar o período de entrega das declarações do Imposto de Renda à Receita Federal.

Dessa maneira, seus informes devem ser encaminhados ao seu endereço - físico ou virtual - geralmente nos primeiros meses do ano. Mas, se esse não foi o seu caso, basta entrar em contato e solicitar seu extrato de rendimentos na instituição ou fonte pagadora em questão.

No entanto, lembre-se de utilizar os canais virtuais para buscá-los, conseguir informe de rendimentos pela internet não é uma tarefa difícil e pode ser mais cômodo para você, principalmente quando forem de instituições públicas, como o INSS.

Informes de rendimentos acessíveis via internet

  • Informe de instituições financeiras: através de seus sites ou aplicativos (internet banking);
  • Corretoras de valores: via home broker;
  • INSS: através do site (meu Portal INSS).

No caso dos rendimentos oriundos das suas relações de trabalho, entre em contato com a Pessoa Jurídica em pauta e peça que ela encaminhe ou reencaminhe o documento referente ao ano-calendário de que se trata, ok?

Afinal, as instituições e fontes pagadores citadas devem obrigatoriamente enviar os informes aos indivíduos envolvidos, pois podem ter problemas sérios com o fisco se não fizerem. Por isso, não tenha medo de solicitá-los, já que esse é um direito seu.

Assim, você estará preparado para declarar seu Imposto de Renda com exatidão e segurança, visto que suas chances de cair na malha fina diminuem consideravelmente se os dados informados baterem com as informações declaradas pelos fornecedores de seus informes que, por sua vez, também declaram IR.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário