Como faço para agendar atendimento na Receita Federal?

Agendar atendimento na Receita Federal é mais fácil do que você imagina. Se você precisa resolver alguma pendência presencialmente, nós explicamos como fazer!

Atendimento receita federal

O agendamento para conseguir atendimento em sedes físicas da Receita Federal pode ser feito pelo telefone ou site do Leão.

Um dos motivos mais comuns que leva o contribuinte a precisar agendar atendimento na Receita Federal é ter caído na malha fina, quando é preciso resolver débitos e pendências fiscais.

Quando uma declaração retificadora, corrigindo erros, não for suficiente para resolver as pendências com a declaração do Imposto de Renda, por exemplo, é exigida a presença em uma unidade da Receita Federal, com comprovantes de que não existe fraude na declaração.

Mas outros motivos também podem levar ao agendamento, como inscrição ou atualização cadastral do CPF, retiradas de cópias de declarações, emissão de DARF ou GPS e entrega de requerimentos indisponíveis nos canais de atendimento à distância, ou seja, pela internet.

Como agendar atendimento na Receita Federal

Se você está se perguntando se precisa agendar para ser atendido na Receita Federal, a resposta é sim. O agendamento de atendimento presencial é obrigatório e pode ser feito pelo próprio site do órgão ou por telefone.

Como agendar atendimento na Receita Federal pela internet

No site da Receita Federal para agendar atendimento, você pode conhecer quais são as unidades de atendimento do órgão e verificar os serviços que são prestados por cada uma delas.

Você poderá pesquisar por estado e cidade, encontrando a unidade mais próxima da sua casa que preste o serviço que você precisa, bem como se informar quanto às orientações necessárias, que variam de uma unidade para outra.

Lembrando que a maioria dos serviços da Receita Federal podem ser feitos sem sair de casa, diretamente no site ou pelo portal e-CAC, usando um código de acesso.

Assim, antes de fazer um agendamento ou ir até uma unidade de atendimento, verifique se o serviço não pode ser feito pela internet.

Como agendar atendimento na Receita Federal por cair na malha fina

Se você caiu na malha fina, está com pendências na declaração e não conseguiu resolver sua situação pela internet, vai precisar:

  1. Gerar o código de acesso no portal e-CAC, se você ainda não tiver um.
  2. Acessar “Imposto de Renda da Pessoa Física - IRPF”.
  3. Selecionar a pendência informada.
  4. Escolher a opção “Agendamento”.
  5. Definir a data e o horário, conforme as vagas disponíveis.
  6. Preencher o requerimento com as informações solicitadas.
  7. Salvar ou imprimir o “Termo de Intimação” e o “Termo de Atendimento”.

No dia do atendimento, você precisa comparecer na agência escolhida com os seguintes documentos:

  • O comprovante de agendamento
  • Duas vias do “Termo de intimação” assinados
  • Duas vias do “Termo de atendimento” assinados
  • Documentos originais e cópias relacionados à pendência
  • Documentos originais e cópias que comprovem que a pendência encontrada na declaração não procede

Como agendar atendimento na Receita Federal para CPF

No caso de ações relativas ao CPF, como alteração, regularização e inscrição, a maioria das agências possibilita que esse tipo de serviço seja resolvido pela internet, por um e-mail específico da agência ou mesmo pelo Telegram oficial da Receita Federal.

Portanto, antes de agendar o atendimento, verifique se a unidade mais próxima não oferece alguma facilidade quando for serviço referente ao CPF. Na mesma página com a lista das unidades que disponibilizamos acima, você pode conferir as características e o passo a passo para procedimentos de cada agência em particular.

Normalmente, para esse tipo de serviço à distância, costumam ser solicitados os seguintes documentos, que devem ser enviados digitalmente:

  • Documento de identificação atualizado digitalizado
  • Título de eleitor (facultativo)
  • Comprovante de endereço (facultativo, mas é necessário informar o endereço completo no e-mail)
  • Protocolo de atendimento fornecido pelos Correios, Caixa Econômica ou Banco do Brasil ou Protocolo de Atendimento gerado na internet, se tiver
  • Foto de rosto (selfie) segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), em que deve aparecer a fotografia e o número do documento legível

Agora que você já sabe como agendar atendimento na Receita Federal, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam como proceder nesses casos!

O que você achou do post?

53 Respostas

Deixe seu comentário