Não recebeu a restituição do IR? Saiba o que fazer!

Muita gente não sabe o que fazer se não receber a restituição do IR e acaba ficando sem o dinheiro! Você não quer passar por isso, né? Veja exatamente como resolver o problema neste artigo.

O que fazer se não receber restituição ir

Quer saber o que fazer se não receber a restituição do IR? Acione a Central de Atendimento do Banco do Brasil ou entre em contato com a Receita Federal, indo pessoalmente até o endereço do órgão na sua cidade. Lembre-se de esperar alguns dias após o pagamento do lote ao qual você pertence antes de tomar qualquer atitude.

Existem contribuintes que não recebem restituição exatamente na data de pagamento do lote, mas até 48 horas depois desse prazo e, por isso, a recomendação é aguardar. Se nada der certo, o próximo passo será acionar o BB por telefone.

Outras alternativas é verificar a sua situação através do portal e-CAC, na internet antes de recorrer ao Fisco presencialmente. Entenda melhor nos tópicos a seguir!

Por que não recebi a restituição do Imposto de Renda?

Essa pergunta é bastante comum entre contribuintes de todo o país e a resposta para ela pode estar na entrega da declaração do IR com dados bancários errados, no fato de o contribuinte não ter direito à restituição ou em alguma falha de comunicação entre o Fisco e o Banco do Brasil.

Escrevemos um artigo no nosso blog para quem tem dúvida sobre como fazer o pedido da restituição para conseguir um dinheiro que vai ajudar nas contas, mas, vale ressaltar que, acima de qualquer coisa, se for o seu caso, você precisará recorrer ao portal e-CAC para verificar sua situação como contribuinte.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para acompanhar seu processo de restituição do Imposto de Renda, você precisa acessar a área Meu Imposto de Renda do portal e-CAC ou buscar pela palavra-chave Consulta de restituição do IRPF na internet e acessar uma página disponibilizada pelo próprio governo federal.

Também dá para ficar de olho no processo através do aplicativo da Receita Federal disponível para celular ou tablet nas versões iOS e Android. Veja o passo a passo no próximo tópico.

Passo a passo para verificar a situação atual do IR

Quer saber “em que pé” está a sua restituição do Imposto de Renda? Descubra em apenas alguns segundos!

  1. Faça o download do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para celulares iOS e Android.
  2. Abra o aplicativo e procure por Consulta de Restituição no menu principal.
  3. Informe o seu CPF e o ano referente ao Imposto de Renda que você deseja consultar.
  4. Clique no botão Consultar e espere o processamento das informações.

Somente através da consulta pelo computador ou aplicativo é que você saberá se tem algum dinheiro a receber e em qual lote o pagamento deve ser feito pelo Fisco.

Calendário das restituições do Imposto de Renda

O calendário das restituições do IR 2023 prevê o pagamento dos valores devidos pelo Leão aos contribuintes que arcaram excessivamente com tributos no ano anterior distribuído conforme você vê na imagem abaixo.

Cronograma restituição 2023

No primeiro lote, entram apenas contribuintes preferenciais: idosos com mais de 80 anos, idosos com 60 anos ou mais com deficiência ou moléstia grave e quem tiver o magistério como maior fonte de renda.

Depois, recebem aqueles que optaram pela entrega da declaração pré-preenchida e/ou pelo pagamento em formato Pix com o CPF como chave.

Outras pessoas virão nos próximos lotes, até a chegada dos chamados “lotes residuais”, pagos a quem teve problemas com a entrega da declaração, mas conseguiu solucioná-los a tempo.

Chegou a sua vez, mas você não recebeu?

O que fazer se não receber a restituição do IR?

Caso o Leão precise devolver algum dinheiro a você e isso não tenha acontecido conforme o previsto, a recomendação é procurar, inicialmente, pelo Banco do Brasil através de sua Central de Atendimento ou pela internet.

O BB fica com o dinheiro das restituições por um ano após a data prevista para o pagamento. Aqui estão os contatos:

4004-0001 (capitais)
0800-729-001 (demais localidades)
0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)
atendimento nos dias úteis, das 8h às 21h

E, abaixo, está a orientação para você obter informações online.

  1. Procure por “restituição Imposto de Renda Banco do Brasil” no Google e abra a página do próprio BB.
  2. Clique no botão que direciona para a consulta.
  3. Informe o seu CPF e o valor do imposto a ser restituído, que você encontra no “extrato de processamento” do portal e-CAC ou do aplicativo de IRPF da Receita Federal.
  4. Digite os dados da sua conta bancária.

Se a comunicação com o banco não funcionar, busque mais informações pelo portal e-CAC seguindo as mesmas orientações de como receber restituição de anos anteriores ou acione a Receita Federal indo pessoalmente até o atendimento do órgão na sua cidade.

Acha que algum dinheiro que é seu por direito ficou para trás depois da entrega das últimas declarações? Nesse caso, o melhor a fazer é recorrer ao passo a passo para reaver alguma restituição não resgatada na rede bancária.

Não perca seu sono pensando no motivo que causou o atraso no seu pagamento, apenas se preocupe com obtê-lo! Mas, se quiser saber, mesmo, o que aconteceu...

3 causas de não receber a restituição do Imposto de Renda

Lembre-se que, às vezes, o problema não está exatamente em como receber restituição do IR, mas em algum detalhe que talvez você nem tenha levado em consideração. Listamos, a seguir, as três principais causas do não pagamento da restituição pela Receita Federal para você conhecer.

  • Conta informada na hora da declaração pertencente à outra pessoa.
  • Erros nos dados transmitidos ao Fisco via declaração do IR.
  • Direcionamento do contribuinte para a malha fina por algum motivo.

Seja qual for o problema, tenha certeza de que você o descobrirá através da verificação da sua situação ou recebendo um informativo enviado pelo Fisco para o seu endereço – e, se quiser fazer ainda melhor ou se livrar de preocupações sobre restituição do Imposto de Renda que não caiu, a dica é antecipar o pagamento.

Como antecipar restituição do IR?

Você não precisa acionar o Banco do Brasil e muito menos o Fisco se quiser antecipar o recebimento de um dinheiro que é seu por direito! Basta contar com o suporte de uma plataforma especializada nesse tipo de procedimento, que seja confiável e certificada.

As melhores soluções disponíveis no mercado atualmente não apenas dão dicas para você aumentar a sua restituição como enviam o dinheiro para a sua conta bancária em até 48 horas.

Sem mencionar as taxas pelo pagamento antecipado, que são muito mais em conta do que aquelas praticadas por instituições bancárias ao redor do país!

Experimente este ano para contar com o serviço em todos os outros que ainda estão por vir. Caso precise esclarecer qualquer outra dúvida, nos escreva. Até a próxima.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário