Como pedir restituição de Imposto de Renda: tutorial completo!

Neste artigo, você aprende como pedir restituição de Imposto de Renda deste e de outros anos e de que maneira fazer a solicitação se algum tributo foi pago indevidamente. Conheça também detalhes para conseguir o dinheiro em caso de doença grave e muito mais!

Como pedir restituição imposto de renda

Se você está buscando maneiras de conseguir algum dinheiro de volta do Leão no mesmo ano da entrega da declaração do Imposto de Renda, saiba que quem decide pela possibilidade ou não do pagamento é a própria Receita Federal.

Agora, caso esteja atrás de reaver valores que talvez devessem ter caído na sua conta em anos anteriores, existem dois caminhos: procurar pelo Banco do Brasil, pensando em uma restituição paga há menos de um ano, ou pedir ajuda ao Fisco pelo portal e-CAC.

Outra coisa! Não dá para pedir restituição de IR e ter um dinheiro no bolso num piscar de olhos, mas dá para adiantar a sua restituição se você já tiver certeza de que vai recebê-la este ano!

Falaremos sobre o passo a passo a ser seguido em cada uma das situações no decorrer deste artigo.

Posso pedir restituição do Imposto de Renda?

Se você acha que teve direito a algum dinheiro pago de volta pela Receita Federal porque o órgão entendeu que você gastou mais do que deveria com impostos, é claro que sim! Existem duas maneiras de garantir a sua restituição:

  • acionando o Banco do Brasil caso o pagamento tenha sido feito pelo Fisco há 1 ano ou menos; ou
  • seguindo as orientações apresentadas no portal e-CAC para recuperar qualquer valor depositado em até 4 anos anteriores e não reavidos por você.

Continue a leitura para entender como funciona o pedido nesses casos.

Como funciona o pedido de restituição?

O primeiro passo para o pedido de restituição de anos anteriores é acessar o portal e-CAC e verificar se você tem dinheiro a receber. Dentro da página, procure por “Consulta Restituição” e preencha as informações. Por fim, faça a sua consulta e acompanhe o processo.

Caso o dinheiro tenha sido disponibilizado para você no decorrer do último ano, a consulta trará como resultado o status “disponível para agendamento” e basta entrar em contato com o Banco do Brasil e agendar o saque.

Central de Relacionamento BB
4004-0001 (capitais)
0800-729-0001 (outras cidades)
0800-729-0088 (telefone de atendimento exclusivo para
deficientes auditivos)

Agora, se a restituição não foi resgatada na rede bancária e deveria ter entrado na sua conta nos últimos 5 anos, ela acabou devolvida pelo BB ao Fisco e você precisará reunir alguns documentos e preencher um formulário para enviar a solicitação à Receita.

Como solicitar a restituição do Imposto de Renda?

Reunimos as etapas da solicitação de restituição de anos anteriores em uma lista para você.

  1. Descubra, através do portal e-CAC ou indo ao espaço físico da Receita Federal na sua cidade, quais os documentos você precisará reunir para fazer a sua solicitação.
  2. Preencha um formulário de pedido de restituição de Imposto de Renda retroativo disponibilizado online.
  3. Entregue os documentos e o formulário preenchido ao Fisco e monitore as atualizações da sua situação.

As orientações completas de como receber seu dinheiro estão neste outro artigo, se quiser conferir! Agora, esclareça dúvidas sobre casos específicos.

Como pedir restituição de Imposto de Renda pago indevidamente?

Às vezes, um contribuinte acaba declarando um rendimento não tributável como tributável e vice-versa e isso acarreta IR pago indevidamente. Para pedir restituição, será necessário retificar a declaração e corrigir todas as informações que estavam enganadas.

Alguns dias depois de entregue a retificação, caberá ao contribuinte acessar o portal e-CAC para verificar se o novo documento foi processado pela Receita. Em seguida, é só informar, dentro do portal, os dados da conta bancária para recebimento da restituição.

Não consta nenhum dinheiro a receber?

Use o Documento de Arrecadação Fiscal (DARF) para provar ao Leão que o acerto de contas foi feito erroneamente. Informe-se junto ao profissional que faz sua contabilidade sobre como proceder ou conte com a ajuda do Fisco, buscando atendimento presencial.

Você poderá ser pago(a) nos lotes residuais.

Como pedir restituição de Imposto de Renda por doença grave?

Para pedir a restituição de IR por doença grave, declare seus rendimentos na ficha “Isentos” a partir do momento em que a perícia do INSS atestar que você é portador de uma doença considerada grave por lei.

Se você já tem a doença atestada, mas continua declarando os rendimentos como “Tributáveis” até agora, busque um(a) contador(a) para ajudar na retificação de entregas anteriores de IR.

Faça o pedido ao Fisco e monitore sua situação de declaração e restituição através do portal e-CAC para saber se consegue receber o dinheiro.

Lembre-se: antes mesmo de fazer qualquer pedido levando em consideração esse cenário, você precisa solicitar isenção do Imposto de Renda sobre valores recebidos de aposentadoria, reforma ou pensão junto ao INSS.

Seja qual for o caso, saiba também que você pode buscar uma antecipação da restituição que é sua por direito e colocar dinheiro no bolso antes do previsto!

Como pedir antecipação da restituição do IR?

A melhor maneira de pedir antecipação de restituição do IR é buscar por uma plataforma de confiança na internet, entre outras razões, porque através de soluções assim dá para conseguir o dinheiro em até 48 horas – e pagando muito menos taxas do que se o pedido fosse feito no banco!

Para fazer o pedido, serão necessários apenas quatro passos.

  1. Escolha uma plataforma que garanta a segurança dos seus dados e tenha autorização para realizar o serviço.
  2. Verifique as taxas cobradas junto ao setor de atendimento da solução ou na própria página online que informa condições e prazos para o recebimento do dinheiro.
  3. Preencha um formulário com o seu nome completo, endereço de e-mail, CPF, telefone e data de nascimento e cadastre-se na plataforma, concordando com seus Termos de Uso e suas Políticas de Privacidade.
  4. Siga as orientações do site para iniciar e concluir o seu pedido. Aguarde retorno sobre o pagamento.

Aí é só aproveitar o din-din que entrar na conta! Faça bom uso do valor e fique em paz com o Leão.

O que você achou do post?

6 Respostas

Deixe seu comentário