Não paguei o Imposto de Renda: o que acontece?

“Não paguei o Imposto de Renda”. E agora? Se você tinha um DARF para pagar e ele venceu sem ser quitado, você tem um problema. Mas calma, que tem como resolver!

Não paguei imposto de renda

Se a sua situação é “declarei, mas não paguei o Imposto de Renda”, saiba que ter imposto a pagar e não quitar sua dívida dentro do vencimento pode trazer alguns problemas. Entre eles, multa e CPF bloqueado.

Quem tem o CPF bloqueado não pode emitir passaporte, participar de concursos, fazer inscrições em faculdades ou abrir contas bancárias.

Por isso, se você quer saber o que fazer para sair dessa situação, continue lendo este artigo.

Declarei o Imposto de Renda, mas não paguei o DARF

Ao finalizar a declaração do Imposto de Renda, você já vai saber se tem imposto a pagar ou restituição a receber. Se tiver imposto a pagar, será necessário gerar um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), que é uma espécie de boleto e, por isso, possui uma data de validade para ser pago sem gerar multa e juros.

Não importa qual motivo tenha feito você atrasar ou não pagar o DARF. Se não foi possível pagar o documento na data de vencimento informada, você vai precisar reemiti-lo, e esse processo automaticamente já somará os encargos referentes ao atraso.

Você pode fazer isso de duas formas:

Portanto, pelo próprio programa onde você gerou a declaração do Imposto de Renda é possível emitir o DARF atualizado. O que faz todo sentido, afinal, foi lá que você emitiu o primeiro DARF.

A outra forma é pelo aplicativo da Receita Federal chamado “Meu Imposto de Renda”. Vá até a aba "Serviço Pagamento” e, depois, em "Consultar Débitos" > "Emitir DARF" > "Alterar Quotas". Por fim, escolha “Impressão” e emita o documento novamente.

Lembre-se que o valor também será outro, incluindo multa e juros.

Você também pode calcular a sua dívida utilizando o programa Sicalc e, caso prefira, usar esse caminho para emitir novamente seu DARF.

Como fazer para pagar o Imposto de Renda atrasado

Com o novo documento emitido em mãos, basta fazer o pagamento dentro do novo vencimento. O pagamento pode ser feito em qualquer banco, em um caixa eletrônico ou pelo internet banking.

Caso atrase o pagamento novamente, será preciso atualizar mais uma vez o seu DARF em atraso e pagar com mais multa e juros.

O que acontece se não paguei o Imposto de Renda

Os acréscimos legais do DARF atualizado serão: multa de 0,33% por dia de atraso, com limite de 20%, contados a partir do próximo dia útil depois do vencimento e juros - segundo a taxa Selic de 1% ao mês - contados a partir do mês seguinte ao do vencimento do imposto.

Se você não reemitir o DARF e não pagar o imposto devido à Receita Federal, como citamos no início deste artigo, a multa e os juros vão só crescer cada vez mais e o seu CPF ficará bloqueado, impedindo você emitir passaporte, fazer inscrições em faculdades, abrir contas bancárias, solicitar empréstimos e participar de concursos públicos.

Lembrando que o CPF só é bloqueado em caso de dívidas com a Receita Federal, como no caso de não pagar o imposto devido. CPF suspenso é quando é encontrada alguma informação incorreta ou incompleta no cadastro do contribuinte, enquanto o CPF é cancelado quando é encontrada alguma multiplicidade de cadastro ou quando ocorre perda ou roubo do documento.

O que fazer se não paguei o Imposto de Renda

Se você tem Imposto de Renda a pagar e ainda não fez isso, nossa recomendação é que faça o quanto antes! Quanto mais tempo passar, maior será o seu prejuízo, tanto por ter o CPF bloqueado quanto por multa e juros que não precisariam ter valores tão altos assim.

Participe da nossa comunidade para fazer e conferir outras perguntas como “não paguei o Imposto de Renda, o que acontece?”, com respostas dos nossos especialistas sobre Imposto de Renda, IR da Bolsa de Valores, Carnê-Leão e muito mais!

O que você achou do post?

34 Respostas

Deixe seu comentário