Como emitir comprovante de Imposto de Renda?

O comprovante do Imposto de Renda é emitido assim que você finaliza a sua declaração. Mas se você perdeu o seu, não se preocupe, ainda tem jeito!

Comprovante imposto de renda

Ao final da declaração, todo contribuinte tem acesso ao comprovante do Imposto de Renda, ou seja, a um recibo que comprova que as informações foram transmitidas para a Receita Federal.

É importante ter atenção a esse documento, disponibilizado na finalização do envio, porque além de comprovar a entrega da declaração dentro do prazo determinado pelo Leão, é por meio desse comprovante que você poderá corrigir possíveis erros que tenha enviado, o que diminui as suas chances de cair na malha fina.

Como emitir o comprovante de declaração de Imposto de Renda?

Já que o comprovante é emitido assim que você finaliza sua declaração, o ideal é guardar esse documento assim que ele é disponibilizado. Entretanto, na correria do dia a dia ou mesmo por trocar o dispositivo no qual o comprovante foi salvo, é comum que contribuintes acabem sem o recibo, e tudo bem.

Se você não salvou ou não tem mais o recibo salvo, pode recuperá-lo de três formas:

1.  No portal e-CAC

Acesse o portal e-CAC, o centro virtual de atendimento ao contribuinte, mas saiba que é preciso gerar um código de acesso ou ter um certificado digital para esse fim. Se esse não é o seu caso, ainda existem mais duas opções.

2.  Usando o dispositivo pelo qual enviou a declaração

Você pode simplesmente voltar até o dispositivo pelo qual enviou a declaração, pois seu comprovante do Imposto de Renda fica salvo de onde foi enviado, como em um notebook, por exemplo.

É bem provável que o recibo tenha ficado gravado nos arquivos do dispositivo. Você vai encontrá-lo na pasta "Arquivos de Programas". Abra o programa da Receita Federal que está nessa pasta. No programa, você consegue acessar a declaração e imprimir o comprovante. Basta clicar em "Declaração", escolher a opção "Imprimir" e, por fim, "Recibo".

Se você não enviou a declaração por um computador, mas por um smartphone ou tablet, também pode acessar o documento por meio do aplicativo da Receita Federal. Porém, nesse caso, você precisa ter o aplicativo instalado no dispositivo e também a cópia da declaração baixada.

3.  Diretamente em uma unidade da Receita Federal

Se tudo isso não funcionar, ainda existe a opção de conseguir o comprovante do Imposto de Renda indo pessoalmente até uma das unidades de atendimento da Receita Federal que existem pelo Brasil.

Como ter acesso à cópia da declaração antiga do IR?

Já se você precisa ter acesso a uma cópia da declaração enviada para o Leão, também pode fazer isso pelo e-CAC.

Assim como o recibo, pode acontecer a perda da cópia da declaração, seja ela do último ano ou de outros anos. Afinal, dispositivos eletrônicos estragam e ninguém está livre de perder arquivos.

Por isso, a Receita Federal oferece no seu portal uma forma de recuperar esse documento também:

  1. Acesse o portal e-CAC
  2. Vá em "Processos Digitais (e-Processo)"
  3. Clique em "Abrir Dossiê Digital de Atendimento"
  4. Escolha a área "Cópia de Documentos DIRPF"
  5. Clique em "Obter cópia da última DIRPF entregue"

Pronto! Nenhum documento precisa ser apresentado, afinal você já vai ter usado a sua senha de acesso para entrar no portal, comprovando que é você.

É importante ressaltar também que o processo deve ser gerado no nome do titular da declaração. A cópia vai ser anexada ao processo e você pode consultá-la em “Meus Processos”.

Como salvar a declaração de Imposto de Renda em PDF?

Agora, caso você queira transformar a sua declaração do Imposto de Renda em um PDF, vai precisar entrar no programa da Receita Federal.

Nele, faça o seguinte procedimento:

  1. Vá em “Declaração”.
  2. Clique em “Imprimir”.
  3. Depois, o programa vai pedir para que você escolha a declaração que quer imprimir. Dê “Ok” e prossiga.
  4. Na tela que abrir, escolha a opção"Toda a declaração".
  5. Por fim, selecione "Gerar PDF" e clique em "Ok".
O que você achou do post?

5 Respostas

Deixe seu comentário