Canal da Leoa

Tudo sobre Imposto de Renda

Conteúdo grátis com qualidade sobre IR

Como consultar se caí na malha fina da Receita Federal?

Se você se pergunta se caiu na malha fina fiscal, talvez seja melhor tirar esse assunto a limpo. Para isso, será necessário aprender como consultar se você caiu na malha fina e, a partir da resposta encontrada, se tranquilizar para resolver a situação.

Como saber se cai malha fina

A malha fina é basicamente a revisão sistemática das declarações do Imposto de Renda enviadas à base de dados da Receita Federal. Essa tarefa é desempenhada para que não haja informações incompletas ou incorretas declaradas.

Assim, quando essa revisão detecta alguma incompatibilidade entre o que foi declarado e o que consta na base de dados da Receita Federal, o contribuinte entra para a malha fina fiscal. O que significa, na prática, que o Leão notou algum equívoco na sua declaração e está de olho em você.

Nesse caso, o que se tem a fazer é corrigir a sua declaração antes que o problema fique ainda mais sério. Por isso, o recomendado é verificar se caiu na malha fina, ficando de olho no status do documento encaminhado, consultando-o frequentemente.

Afinal de contas, é dessa forma que você sabe se caiu na malha fina ou não!

Portanto, neste artigo, você aprende como consultar se caiu na malha fina, o que fazer para sair dela e quanto tempo leva para que a sua declaração saia da boca do leão.

Como saber se cai na malha fina?

Para saber se você está na teia da Receita Federal, basta acessar o Portal e-CAC. Afinal, é através do Centro de Atendimento ao Contribuinte que é possível consultar a situação do envio da declaração do Imposto de Renda e descobrir se o documento possui pendências.

Para acessar o portal e-CAC, insira o seu CPF, seu código de acesso e sua senha. Agora, se você ainda não possui um cadastro e um código de acesso, será necessário criá-lo. Para isso, informe CPF, data de nascimento e os números dos recibos dos dois últimos anos de declaração.

Se esse é o seu primeiro ano declarando o tributo, será necessário realizar um cadastro através do Acesso.Gov.Br. Por lá, você pode emitir um código de acesso sem informar números de recibos anteriores.

Depois de estar dentro do portal, basta acessar a aba “Declarações e Demonstrativos”, optar por “DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física”, clicar em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e, por último, “Extrato de Processamento da DIRPF”.

Se ao consultar o extrato de processamento da DIRPF você encontrar o status “Com pendências”, infelizmente, você caiu na malha fina e precisará regularizar seu CPF e a sua declaração.

Mas, fique tranquilo: se você se equivocou, esqueceu de algum documento ou cometeu algum erro de digitação, você poderá arrumá-la pela internet. Apenas em casos mais sérios será preciso comparecer à uma unidade da Receita Federal.

O que fazer para sair da malha fina?

Será necessário corrigir a sua declaração. De modo geral, é possível regularizá-la através do próprio site do e-CAC ou encaminhando uma declaração retificadora. No entanto, lembre-se: cada caso é um caso.

Para saber qual é a sua situação e como se retratar frente ao Leão, clique no ponto de exclamação ao lado do status “Com pendências”. Ali você encontrará as recomendações para corrigir a sua declaração.

Se existirem muitas pendências, será preciso enviar uma declaração retificadora. Para isso, basta utilizar o Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda para arrumá-la e encaminhá-la novamente. Não esqueça de seguir as recomendações fornecidas pelo e-CAC.

Agora, se a pendência com o Leão for mais grave, provavelmente será necessário comparecer a uma entrevista com o fisco, em uma unidade da Receita Federal mais próxima.

Se esse for o seu caso, você pode se adiantar e agendar um horário na Receita Federal, inclusive, esse encontro pode ser marcado pelo portal e-CAC. Por lá, você escolhe uma data, um horário e a unidade de sua preferência.

Depois de agendar sua entrevista, você receberá uma senha para acessar o site do e-Defesa, pois, nesse site, você poderá baixar os documentos necessários para levar até a Receita Federal, bem como, ter conhecimento dos documentos exigidos pela malha fina fiscal.

Mas, se tudo isso for burocracia demais para o seu gosto, você pode contar com o auxílio da Leoa para sair da malha fina. Por apenas R$ 199, os especialistas da Leoa resolvem o seu problema em até 30 dias!

Quanto tempo demora para sair da malha fina?

Não existe uma única resposta para esta pergunta, afinal de contas, é preciso levar em consideração o fluxo de trabalho dos fiscais da Receita Federal e o problema fiscal de cada contribuinte. Embora exista como agilizar esse processo.

É aí que a Leoa entra nessa história. Com a ajuda de um time especializado, fica mais fácil e muito mais rápido sair da malha fina, concorda?

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário

Caiu na malha fina? Saia agora!

Resolvemos o seu problema em até 30 dias.

SAIR DA MALHA FINA