Conheça a alíquota do Imposto de Renda de 2021

Está a fim de descobrir, aproximadamente, quanto você pagará de IR este ano? Confira a alíquota do Imposto de Renda referente à sua renda e faça o cálculo.

Alíquota imposto de renda

Todos os anos, uma boa parcela dos contribuintes do IR busca saber qual será a nova tabela de alíquota do Imposto de Renda, isso porque é através dela que o contribuinte consegue saber quanto, aproximadamente, pagará de tributo no ano em questão.

Por isso, com a chegada de 2021, a história se repete. Não é à toa que você está aqui hoje, lendo este artigo. Mas, fique tranquilo, cá estamos nós para tirar suas dúvidas sobre o tema.

Preparado? Então, vamos lá!

Qual é a alíquota do Imposto de Renda?

Existem duas tabelas de alíquota efetiva do Imposto de Renda em vigência, uma em relação à renda mensal do contribuinte e a outra relacionada à renda anual do mesmo.

As duas são formas diferentes de indicar uma mesma coisa: a alíquota utilizada no cálculo do Imposto de Renda, que está sempre de acordo com os seus ganhos no ano-calendário da declaração. Nesse caso, dos rendimentos que você obteve em 2020.

Nas tabelas do IR, você encontra a faixa salarial que dará base ao cálculo, a alíquota do Imposto de Renda Pessoa Física correspondente ao seu salário e à parcela dedutível padrão. Além de acessar o valor fixo da parcela dedutível de cada dependente.

Para ter acesso às informações discriminadas, confira as tabelas a seguir:

Tabela do Imposto de Renda 2021 - Mensal

Tabela imposto renda 2021 mensal

Tabela do Imposto de Renda 2021 - Anual

Tabela imposto renda 2021 anual

As alíquotas do Imposto de Renda de 2020 serão válidas no IR 2021?

A Receita Federal ainda não divulgou essa informação, mas é provável que essas tabelas ainda estejam em vigor durante esse ano.

Embora seja necessário atentar-se ao fato de que as tabelas estão desatualizadas há bastante tempo, mais precisamente desde 2015, necessitando de atualização, principalmente, por conta da inflação. Portanto, não surpreenderia caso uma nova tabela pintasse por aí.

Por isso, fique atento às notícias e ao nosso blog, ok? Caso haja qualquer alteração nas alíquotas do Imposto de Renda você será o primeiro a saber.

Como calcular o Imposto de Renda sobre as movimentações de 2020?

As alíquotas discriminadas nas tabelas do Imposto de Renda são parte crucial do cálculo do IR, afinal de contas, elas se referem à porcentagem cobrada pela Receita Federal sobre os ganhos tributáveis de cada cidadão-contribuinte.

A partir delas, o contribuinte consegue ter uma noção de quanto pagará de tributo, mas elas não definem, exatamente, o cálculo. Outros fatores como parcelas dedutíveis; despesas dedutíveis declaradas; dependentes; e contribuições previdenciárias privadas ou aposentadoria pelo INSS influenciam no cálculo.

No entanto, não é necessário preocupar-se em aprender a calcular detalhadamente o tributo, pois o cálculo é feito automaticamente pela própria ferramenta utilizada para envio da declaração anual do Imposto de Renda, apesar de que seja interessante entender como o imposto é cobrado.

E então, em qual alíquota do Imposto de Renda se encaixa os seus rendimentos? Achou muito? Conta pra gente!

O que você achou do post?

25 Respostas

Deixe seu comentário