
Você não paga nada para obter a segunda via do seu CPF: a Receita Federal disponibiliza um comprovante eletrônico – que pode ser impresso, se você desejar – e o CPF digital propriamente dito. Ambos são válidos tanto quanto a primeira via do documento.
Este artigo apresenta o passo a passo da emissão em todos os formatos e ainda lhe traz uma terceira alternativa, então, continue lendo!
Aproveite para esclarecer dúvidas também.
O que é exatamente a 2ª via do CPF hoje em dia? Quanto custa para tirar?
Já há alguns anos, a segunda via não corresponde a uma nova impressão do Cadastro de Pessoa Física, mas a um comprovante de inscrição online e imprimível obtido pelo site da Receita ou o e-CAC ou ao CPF digital baixado no celular dos cidadãos.
As duas opções são gratuitas para a maioria das pessoas.
Como emitir 2ª via do CPF online?
Sem criar conta, você pode acessar o site da Receita Federal e fazer a emissão de um comprovante para imprimir. Outra alternativa é garantir acesso ao seu CPF digital no aplicativo oficial da Receita Federal.
E tem mais um caminho, olha só!
Opção 1: imprimir o comprovante no site da Receita Federal
Busque por “Impressão de Comprovante de Inscrição no CPF” no site do Fisco, preencha os campos exigidos do formulário correspondente e gere o documento.
Salve-o em PDF ou imprima.
Obs.: o formulário exige que os dados batam com os registro da Receita, então, certifique-se de informar corretamente o número do seu CPF, seu nome completo e o da sua mãe e sua data de nascimento.
Para declarantes do Imposto de Renda pode ser solicitado o número de recibo da última declaração.
Caso o processo não funcione, procure pela seção “Problemas” também no site.
Passo a passo 2ª via CPF – Comprovante
Site da Receita Federal
- Acesse o site da Receita Federal com sua conta gov.br
- Busque por “Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF”
- Preencha o formulário adequadamente
- 4. Gere o comprovante, imprima-o ou salve em PDF
Opção 2: fazer CPF Digital no aplicativo da Receita Federal
Acesse a loja de aplicativos do seu celular (Play Store para Android e App Store para iOS) e baixe o app oficial da Receita Federal – aquele em que aparece a informação de “Serviços e Informações do Brasil”.
Faça login com sua conta gov.br e procure por “Cartão CPF” no menu principal.
Visualize seu documento digital, gere um QR Code relacionado a ele e salvar o comprovante, que você pode considerar via única.
Passo a passo – CPF Digital
App da Receita Federal
- Baixe o aplicativo da Receita Federal no seu celular
- Faça o login com sua conta gov.br
- Busque por “Cartão CPF” no menu principal
- Visualize seu documento digital
- Gere o documento em QR Code e armazene no aparelho
Opção 3: extra! Download pelo e-CAC
Se você quiser, pode também acessar seu documento através do portal e-CAC, caso já esteja habituado a utilizá-lo para outras demandas. Basta procurar pela alternativa após realizar seu login também com a conta gov.br.
“E se eu não lembrar meu número de CPF, como tiro 2ª via?”
A própria Receita Federal orienta que seja feito contato por canais de atendimento ou atendimento presencial/virtual (PAV) para qualquer cidadão que não se lembre dos dados conseguir localizar ou confirmar sua inscrição.
Se houver alguma pendência ou irregularidade no CPF, é necessária uma consulta de situação cadastral, seguida por uma regularização.
O comprovante gerado no site da Receita quando você registra seus dados apenas informa a situação cadastral do documento. Pendências fiscais exigem tratamento específico.
Outros problemas comuns na emissão de 2ª via + soluções rápidas
- Se você não tiver o número do seu recibo de Imposto de Renda e o formulário para comprovante solicitá-lo, tente uma das outras opções sugeridas de obtenção do CPF
- Se o formulário apontar que não encontrou seus dados, confira-os novamente. Está tudo certo? Tente em outro navegador e verifique a configuração dos cookies da sua internet
Por último, mas não menos importante, lembre-se: ao fazer contato presencial junto à Receita, leve consigo sempre um documento de identidade original e com foto!
Esse documento é indispensável para confirmar que você é você, mesmo(a) e permitir que qualquer processo caminhe adiante.
Sem ele, o atendimento não pode ser concluído, mesmo em casos simples.
Deixe seu comentário