Plano de Previdência Privada: Qual é a melhor opção?

O que você quer no futuro? É respondendo a essa pergunta que você começará o processo de escolha do melhor plano de previdência privada.

Melhor previdência privada

E aí, o que você deseja para o seu futuro? O resgate de um plano de previdência privada? Mas qual a melhor previdência privada, nesse caso?

A gente sente muito em te informar, mas não há resposta única, como se fosse uma fórmula. Mas, quer saber? Isso é MARAVILHOSO. Sim, porque isso confere ao investidor liberdade de escolha, fora do modelo engessado e tradicional do INSS.

A possibilidade de escolher o melhor plano de previdência privada para você é uma oportunidade e tanto. Seguindo a mesma linha de outros investimentos existentes no mercado, o investidor controla seu futuro financeiro, de acordo com as suas necessidades.

Antes de prosseguirmos, é preciso reforçar que a previdência privada é mais do que um mero complemento à aposentadoria, como já tínhamos falado, mais acima.

Acontece que, no momento do resgate, o investidor tem outra opção de saque (não somente aquela por recebimento mensal de um valor combinado), que é o saque do valor integral.

E o que isso quer dizer? Que o beneficiário poderá utilizar o valor como bem entender:

  • Comprando um imóvel;
  • Pagando uma faculdade;
  • Abrindo um negócio.

As possibilidades são infinitas, diferentemente do INSS - apesar de que, é claro, também pode servir para complementar a aposentadoria, aumentando o conforto no seu modo de viver, no futuro.

Dito tudo isso, é preciso saber que existem dois modelos de previdência privada: o PGBL e o VGBL. E, para garantir que você faça a sua melhor escolha, é preciso atenção no modo como você declara o seu Imposto de Renda.

Vamos entender melhor?

O que é o plano VGBL

É o plano cuja sigla significa Vida Gerador de Benefício Livre e é o mais indicado para os contribuintes isentos de declarar o seu IR, ou que preferem fazê-lo pelo modelo de declaração simplificada.

E isso tem uma razão: é que a tributação acontece somente sobre os rendimentos, e não sobre os aportes mensais, de acordo com o contrato.

O que é o plano PGBL

Já o plano PGBL, cuja sigla significa Plano Gerador de Benefício Livre, é indicado para os contribuintes que declaram seu Imposto de Renda pelo modelo Completo.

E a razão da indicação é por conta da possibilidade de deduzir até 12% da renda bruta tributável, considerada uma despesa dedutível. Ou seja, é um benefício para o contribuinte investidor, pelo tempo em que realiza os aportes mensais, de acordo com o contrato.

Contudo, atente-se: no momento do saque, a tributação ocorre sobre o valor total acumulado, ou seja, a soma dos aportes mais os rendimentos.

Qual o melhor, então?

Se pudéssemos, portanto, resumir os itens para serem observados, antes de contratar um plano de previdência privada, seria:

  • De que maneira pretende resgatar o valor;
  • VGBL ou PGBL, de acordo com o seu Imposto de Renda;
  • Observar as taxas de custos e o rendimento da previdência, oferecidas pela empresa contratada.

Analise isso e como você pretende utilizar o valor do resgate, para conseguir encontrar o melhor plano.

Previdência privada é melhor que poupança?

Essa é outra dúvida bem comum e que, há um tempo atrás, não caberia uma resposta única. Mas, conforme a economia do País vai se modificando, precisamos responder que a poupança, atualmente, por conta da taxa de juros Selic, não está rendendo quase nada.

Sim, não há incidência de Imposto de Renda, mas, agora, cabe fazer uma outra escolha, se você considera esse investimento, pois a grande maioria dos planos de previdência privada costuma oferecer rendimento superior aos da poupança, o que, a depender da sua vontade, pode valer o IR a ser tributado.

Ou seja, investir em fundos de previdência privada pode ser a melhor opção para você, basta entender como calcular as taxas da previdência oferecidas e pensar qual o seu plano para o futuro.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário