Canal da Leoa

Tudo sobre Imposto de Renda

Conteúdo grátis com qualidade sobre IR

Como fazer o pagamento de DARF sem código de barras?

O código de barras é tão corriqueiro no nosso dia a dia, que muitos contribuintes se surpreendem quando descobrem que o DARF não possui um. Por isso, nada mais conveniente do que aprender como fazer o pagamento de um DARF sem o código de barras.

Pagar darf sem código

Mesmo que o documento não apresente um código de barras para otimizar o pagamento, ele ainda pode ser pago através do seu internet banking. Nesse caso, é necessário preencher os dados do DARF manualmente.

O Documento de Arrecadação de Receitas Federais, conhecido como DARF, não vem acompanhado de um código de barras, podendo causar dificuldades em seu pagamento.

Por esse motivo, muitos contribuintes ficam em dúvida a respeito de como e onde pagar o DARF sem que seja necessário correr para uma agência bancária.

Neste artigo, você vai conferir o passo a passo de como fazer o pagamento de um DARF sem o código de barras e vai aprender como emitir uma cópia do documento contendo a identificação.

Como fazer o pagamento de DARF sem o código de barras?

O código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos que identificam um produto ou documento.

O recurso pode otimizar operações financeiras, afinal de contas, um celular pode realizar a leitura do código em um minuto e reunir as informações de um boleto automaticamente.

O DARF, mesmo semelhante ao boleto, não possui um código de barras, dificultando sua operação, restando apenas duas opções ao contribuinte:

  • inserir manualmente os dados do documento no internet banking; ou
  • dirigir-se a uma agência bancária para efetuar o pagamento.

Com este passo a passo, você pode pagar DARF pelo celular. Confira.

Como pagar o DARF sem código de barras pelo internet banking?

Antes de qualquer coisa, é importante salientar que cada instituição bancária pode apresentar nomenclaturas diferentes para indicar onde e como preencher o documento. No entanto, todos eles apresentam orientações similares, tornando o processo de preenchimento bem intuitivo.

Para pagar o documento pela internet, não será necessário imprimi-lo. Basta seguir o passo a passo:

  1. Entrar no internet banking.
  2. Escolher a opção “Pagamentos”.
  3. Depois, clicar em "Impostos e Taxas/Impostos e Tributos”.
  4. Selecione “DARF”.
  5. Em seguida, preencha os dados solicitados pelo aplicativo.

De modo geral, os campos de preenchimento solicitam:

  • o nome e CPF/CNPJ do contribuinte;
  • o “período de apuração” do rendimento tributável em questão;
  • o código da Receita Federal;
  • a data de vencimento do documento; e
  • o imposto devido em “valor principal”. No caso de um DARF vencido, a quantia final (imposto + acréscimos legais) em “valor total”.

Depois de preencher as informações solicitadas, todas presentes no documento emitido, basta dar continuidade com o recolhimento como qualquer outro pagamento.

O pagamento pode ser feito pelo internet banking de uma instituição de outra titularidade, entretanto, os campos do documento devem ser preenchidos exclusivamente com os dados do contribuinte.

Como pagar um DARF sem código de barras em um banco digital?

Infelizmente, ainda não é possível pagar débitos sem código de barras em um banco digital, no entanto, caso seja da vontade do contribuinte, existe uma alternativa para solucionar o problema: gerar um documento com código de barras no programa Sicalc.

Passo a passo:

  1. Baixe o programa Sicalc Auto Atendimento no seu computador ou acesse o Sicalc Web.
  2. Instale e abra o programa.
  3. Selecione o município.
  4. Preencha os próximos campos com o código da Receita Federal, a data e o valor do imposto do DARF.
  5. Clique em “Calcular”.
  6. Insira o nome e o CPF do contribuinte.
  7. Imprima.

Atenção: apenas será possível gerar um DARF com código de barras se o documento ainda estiver dentro do prazo. Caso contrário, o DARF em atraso deverá ser atualizado antes da segunda emissão.

Além disso, sempre que houver a necessidade de utilizar o programa Sicalc, será preciso atualizá-lo.

Prontinho, percebeu que para todo obstáculo existe uma solução?

Agora que você aprendeu como pagar o DARF sem o código de barras, lembre-se de fazê-lo dentro do prazo, caso contrário, será necessário atualizá-lo e pagar também os acréscimos legais.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário

Caiu na malha fina? Saia agora!

Resolvemos o seu problema em até 30 dias.

SAIR DA MALHA FINA