Canal da Leoa

Tudo sobre Imposto de Renda

Conteúdo grátis com qualidade sobre IR

IRPF simplificado: o que é, vantagens e desvantagens

O Imposto de Renda Simplificado é um dos modelos de preenchimento do IRPF e, neste artigo, apresentaremos quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de declaração para o contribuinte.

Imposto de renda simplificado

O Imposto de Renda Simplificado é um dos modelos de preenchimento do IRPF. Além dele, a Receita Federal disponibiliza outro tipo de declaração: o modelo completo, sendo de responsabilidade do contribuinte optar pelo modelo antes de preencher e enviar o documento de ajuste anual do IR.

No entanto, como cada uma das opções possui prós e contras, será necessário analisar o perfil do contribuinte e, ainda, ponderar o estilo de suas despesas, antes de decidir por qual modelo utilizar.

Portanto, para que não restem dúvidas, colocamos em pauta as vantagens e desvantagens do modelo simplificado.

Boa leitura!

O que é o Imposto de Renda no modelo simplificado?

Em resumo, o modelo simplificado do Imposto de Renda nada mais é do que uma das formas de preencher a declaração do IRPF. Assim como o nome sugere, nesse modelo de preenchimento o processo será mais simples, exigindo menos informações do contribuinte.

Importante relembrar que, antes de começar a preencher o ajuste anual do Imposto de Renda, o contribuinte brasileiro deverá escolher o modelo de preenchimento da declaração, de acordo com o seu perfil de contribuinte.

Nesse momento, as opções ofertadas serão: modelo simplificado e modelo completo.

Assim, ao optar pelo IRPF do tipo simplificado, que é um modelo de declaração que não admite outras deduções além do desconto padrão oferecido pela modalidade, não será preciso informar detalhadamente cada despesa tributária.

Afinal de contas, esse modelo de declaração é indicado para contribuintes que não possuem uma quantidade significativa de despesas dedutíveis ou, melhor dizendo, despesas que não podem ser abatidas da base de cálculo do Imposto de Renda.

Quais as vantagens do modelo de declaração simplificado?

As principais vantagens são o desconto padrão oferecido e a agilidade maior de preenchimento. No primeiro caso, o desconto padrão é de 20% sobre o montante de todos os rendimentos tributáveis recebidos no ano-calendário da declaração. Em números, esse desconto pode alcançar o valor máximo de R$ 16.754,34.

No segundo caso, como o IR simplificado não oferece deduções extras, além do desconto padrão, o contribuinte não precisa reunir todos os comprovantes de despesas dedutíveis para declarar, centavo por centavo, todos os gastos passíveis de subtração a fim de obter mais descontos ou uma restituição maior.

Quais as desvantagens do modelo de declaração simplificado?

A sua principal limitação é não poder incluir todas as despesas dedutíveis no ajuste anual do tributo, pois há um limite de abatimento sobre os rendimentos tributários do contribuinte. Por esse motivo, contribuintes com uma quantidade significativa de despesas dedutíveis e com dependentes devem optar pelo modelo completo da declaração do Imposto de Renda.

Ou seja, não será vantajoso aplicar um desconto padrão quando a dedução oferecida pelo montante de suas despesas for capaz de ultrapassar o limite de R$ 16.754,34 mencionado anteriormente.

Nesse caso, o ideal é optar pelo modelo completo para proporcionar um desconto maior ou, ainda, aumentar sua restituição do Imposto de Renda.

Qual é o melhor: simplificado ou completo?

Depende do caso: o modelo simplificado será mais vantajoso para os contribuintes que possuem despesas enxutas ou até mesmo para os que contabilizam uma quantia expressiva de gastos, mas que não alteram a base de cálculo do tributo.

O modelo completo será mais útil para o contribuinte que calcula uma quantia considerável de despesas dedutíveis durante o ano-calendário da declaração e, por isso, pode obter um desconto maior do que o aplicado no modelo simplificado.

Para tirar todas as suas dúvidas, some suas despesas dedutíveis correspondentes ao ano-calendário do documento. Se o resultado ultrapassar o desconto concedido pelo Imposto de Renda simplificado, declare no modelo completo, caso não, garanta seu desconto padrão.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário

Caiu na malha fina? Saia agora!

Resolvemos o seu problema em até 30 dias.

SAIR DA MALHA FINA