Como declarar lucros e dividendos no Imposto de Renda

No decorrer do artigo vamos mostrar o passo a passo de como declarar lucros e dividendos no Imposto de Renda.

Declarar lucros e dividendos

Chegou a hora de prestar contas com a Receita Federal, se você ainda não sabe como declarar lucros e dividendos no Imposto de Renda, vamos te ajudar nessa!

Embora para muitas pessoas fazer a declaração se pareça com um bicho de sete cabeças, fique tranquilo, pois não é bem assim.

Vamos juntos entender mais sobre o assunto?

Nesse artigo, você entenderá:
• O que são lucros e dividendos
• Como declarar lucros e dividendos no Imposto de Renda
• O que é PLR?
• Como declarar a participação nos lucros

O que são lucros e dividendos

Os lucros e dividendos são rendimentos isentos de tributação e que se dão por meio do relacionamento com a empresa, como por exemplo: sendo sócio, investidor ou por possuir ações.

Esses rendimentos são distribuídos de acordo com a participação de cada um na empresa e ocorre no fechamento do balanço. A diferença do termo está na participação de cada um, por exemplo:

  • a distribuição dos lucros é paga proporcionalmente à participação de cada sócio;
  • os dividendos são proventos distribuídos a cada acionista.

Mesmo não sendo um imposto tributável, ele precisa ser declarado. Eles são proventos do lucro da empresa, que são distribuídos no final de um semestre, ano ou período fiscal e podem ser pagos na forma de dinheiro, ações ou direitos de propriedade.

Como declarar lucros e dividendos no Imposto de Renda

Veja abaixo, o passo a passo de como declarar:

  1. Procure pela opção "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis".
  2. Selecione o item "05", "Lucros e Dividendos Recebidos Pelo Titular e Pelos Dependentes".
  3. Clique na opção "Novo".
  4. Informe se você é o titular ou dependente, qual o valor recebido e o nome da empresa fez o pagamento.
  5. Por fim, clique em "OK".

É necessário repetir o processo, caso haja outras empresas que te pagaram durante o ano.

Você sabe o que é PLR?

PLR significa participação nos lucros e resultados, é uma das formas de aumentar a produtividade do funcionário e recompensar o trabalhador pelos lucros obtidos pela empresa.

É um termo que gera muita expectativa, afinal, quem não adora ganhar uma grana extra, não é mesmo? Se você foi um dos sortudos e obteve rendimentos com a participação nos lucros, então precisa declarar.

Existem duas formas de PLR:

  1. A empresa determina uma meta a ser batida por seus funcionários. Se a meta for atingida, um percentual do resultado é dividido entre os funcionários. Se ninguém atingir, ninguém ganha.
  2. E as metas individuais, elas acontecem por meio de indicadores de cada setor e definidas com base nas suas atividades. Se você atingir 80% da meta, ganhará 80%, se atingir 40%, ganhará 40% e, assim, sucessivamente.

Como declarar a participação nos lucros

Qualquer valor que você recebeu ao longo do ano precisa ser declarado no Imposto de Renda. No início do ano, a empresa te entrega uma folha onde constarão todos os seus rendimentos, então é só procurar por "PLR", ver o valor e incluí-lo na sua declaração. Você precisa incluir na ficha de “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

Agora que já te explicamos como declarar a participação nos lucros, lembre-se sempre que é importante ter atenção na hora de preencher a declaração, pois a Receita Federal faz uma análise das suas informações com as da empresa que efetuou o pagamento pra você. Então, tenha cuidado para não cair na malha fina por bobeira.

E claro, não esqueça, conte com a gente pra te ajudar na declaração do Imposto de Renda!

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário