Canal da Leoa

Tudo sobre Imposto de Renda

Conteúdo grátis com qualidade sobre IR

Como saber o andamento da declaração do Imposto de Renda?

Se você quer saber como está o andamento do seu Imposto de Renda, acompanhe esse artigo e saiba desde já se precisa regularizar a situação ou se já pode esperar pela restituição.

Andamento imposto de renda

Se você está querendo saber como verificar o andamento da declaração do Imposto de Renda, temos uma boa notícia: é algo super simples de ser feito!

Além disso, a importância de saber em qual fase está o seu envio é para saber, também, se há valores a restituir, afinal de contas, todos podem fazer bom uso de uma graninha, né?

A Receita Federal classifica o seguimento das entregas de declaração com o uso de algumas frases, que, por sua vez, indicam exatamente o que está acontecendo com o seu cadastro.

Como consultar o andamento da declaração do Imposto de Renda

Para descobrir em qual fase a sua declaração está, é preciso acessar o portal e-CAC, que é feito pelo governo, onde você conseguirá ver seu status e tudo mais a respeito da entrega.

Para acessar, você precisará, além dos seus dados pessoais, estar em posse de um código de acesso e de uma senha que, se você ainda não tem, pode fazer também no site da Receita Federal, onde você precisará colocar os dados dos últimos dois recibos das suas declarações passadas.

Agora, pronto: você já pode consultar o andamento da declaração de Imposto de Renda! Para entender a sua situação, é preciso identificar quais das seguintes frases estará no cadastro:

  • em processamento;
  • em fila de restituição;
  • processada;
  • com pendências;
  • em análise;
  • retificada;
  • cancelada; ou
  • tratamento manual.

Essas são as principais frases utilizadas pelo governo e que indicam o status da sua declaração de Imposto de Renda e é assim que você descobrirá se a Receita Federal já recebeu o seu envio, se você está só no aguardo pela restituição do Imposto de Renda e, também, se foi processada, está com pendências a serem resolvidas ou em tratamento manual.

Acompanhar o andamento da declaração de IR é importante, pois você, caso esteja com alguma pendência, não precisa esperar a notificação do governo, tendo a chance de conseguir resolver tudo rapidamente para evitar ir para o final da fila da restituição.

Aliás, a restituição é realizada por ordem de entrega e é importante lembrar que a cada nova retificação, o Leão considera como se fosse um novo envio, de quando passa a contar o recebimento.

Ou seja, se você entregou no primeiro dia do prazo, mas só foi retificar no último dia, é a partir da data dessa segunda entrega que você será considerado para os lotes de pagamento das restituições.

E, se você não quer aguardar o pagamento de todos os lotes para descobrir quando vai receber, lembre-se que é possível solicitar a antecipação desse valor, especialmente se você encontrou a frase "em fila para restituição" no seu cadastro no e-CAC.

A antecipação da restituição pode ser feita através do seu banco de preferência ou com uma fintech, como a Leoa que, por trabalhar digitalmente, consegue oferecer as menores taxas do mercado para antecipar um valor que já é seu - e que o governo pode demorar até sete meses para entregar, através do seu cronograma.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário

Caiu na malha fina? Saia agora!

Resolvemos o seu problema em até 30 dias.

SAIR DA MALHA FINA