Swing trade: o que é e como funciona?

Veja tudo o que você precisa saber sobre swing trade e por que esse tipo de operação é diferente das operações day trade. Entenda também como funciona o swing trade e quem costuma optar por investimentos como esses.

Swing trade

O swing trade é um tipo de operação feita na Bolsa de Valores e é a operação escolhida por investidores que desejam obter resultados em apenas alguns dias ou no máximo algumas semanas.

Ele pode ser ótima opção para quem quer experimentar operações que deem mais lucro, mas não sente segurança ou conforto em arriscar no chamado day trade.

Confira a seguir como funciona o swing trade e outros detalhes e, desde já, lembre-se que é preciso declarar Imposto de Renda swing trade, viu? Vamos lá!

O que é swing trade?

É uma modalidade de investimento. Uma operação feita na Bolsa de valores que pode ter diferentes estratégias e objetivos, mas acontecerá sempre em curto e no máximo em médio prazo.

Nessa modalidade, a preferência do investidor diz respeito mais ao tempo de durabilidade de cada operação (intervalo entre compras e vendas das ações) do que à qualidade dos investimentos.

Envolvem-se com essa modalidade aqueles investidores dispostos a monitorar as tendências do mercado e acompanhar suas movimentações mais imediatas através, por exemplo, da avaliação de gráficos de preços e do histórico de cotações de cada ativo.

Vale dizer: para se envolver com o swing trade não é necessário antecipar os movimentos do mercado em busca de lucro. É importante, sim, acompanhá-los de perto.

Qual a diferença entre day trade e swing trade?

Enquanto o swing trade envolve operações com compra e venda acontecendo no intervalo de alguns dias ou semanas, o day trade diz respeito às negociações feitas em um único dia.

Day traders monitoram a movimentação do mercado de ações dentro daquele mesmo dia em que acontecem as operações. Portanto, precisam acompanhar menos as tendências do mercado e mais a volatilidade dos ativos.

Aí está a sua principal diferença em relação aos swing traders. Lucros e riscos também diferem, mas ferramentas de análise para os dois casos costumam ser as mesmas ou muito similares. O que muda entre elas nos dois tipos de operações é o período de tempo utilizado para as avaliações.

Como fazer operações swing trade?

Para fazer operações nesta modalidade, antes de qualquer coisa tenha máxima atenção ao risco: swing traders precisam evitar prolongar suas operações por tempo além do necessário ou darão de volta ao mercado tudo o que ganharam nesse curto ou médio prazo.

É importante ainda que esses investidores estejam cientes de como funciona a declaração de ações no IR, de quem deve declarar ações no Imposto de Renda e também dos valores cobrados pelas operações executadas - seja por corretoras intermediárias do processo ou pela própria bolsa.

Aqui estão 7 dicas para você fazer operações swing trade

  1. Estude o mercado.
  2. Acompanhe as notícias na TV, no rádio e na web sobre economia e política.
  3. Acompanhe relatórios de ações e estratégias desenvolvidos por corretoras, bancos e outras instituições financeiras.
  4. Conheça a análise técnica de forma aprofundada e exercite sua leitura de gráficos para se tornar expert: você vai precisar MUITO dessa habilidade.
  5. Busque ferramentas complementares à análise técnica.
  6. Não deixe de seguir o seu perfil de investidor ao escolher os ativos.
  7. Diversifique e aposte em mais de um papel se puder e quiser.

E mais: opte pelo uso do stop loss. Ou seja, para definir qual valor será o “teto” da sua operação, pense que o stop é menor se o prazo de compra e venda do papel for mais curto. Leve em consideração a sua expectativa de retorno.

Swing traders precisam ter tempo e disponibilidade para estudar bastante e estar em constante aperfeiçoamento, técnico e teórico. Se saem melhor nas operações quando conseguem amplo controle emocional e máxima disciplina.

Para quem quer investir nessa modalidade, quanto mais autonomia, melhor. É o seu caso? Faça ótimos negócios!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário