Gastos com educação no Imposto de Renda: quais deduzir?

As despesas com educação contribuem bastante para a restituição de Imposto de Renda, principalmente de quem tem filhos em idade escolar. Pensando nisso, vamos ajudar você a entender o que pode e o que não pode ser incluído na sua declaração!

Imposto de renda educação

Na hora de declarar gastos com educação no Imposto de Renda, algumas despesas devem ser apresentadas ao Fisco para que você receba restituição. Você pode declarar desde gastos com educação infantil até aqueles tidos com o ensino superior dos seus dependentes. Também pode declarar suas despesas nessa área.

Para apresentar tudo corretamente, será necessário incluir os valores na aba “Pagamentos Efetuados” do programa de declaração do IRPF disponibilizado pela Receita Federal.

Lembre-se: na dedução do seu Imposto de Renda podem ser incluídas mensalidades de escola, universidade e outros cursos, porém, nem tudo que é gasto com educação está valendo para conseguir dinheiro de volta do Leão.

Explicar o que vale e o que não vale é exatamente o que faremos neste artigo. Confira!

Quanto pode deduzir de despesas com educação no IR?

As despesas com educação no IR podem ser deduzidas em até R$ 3.561,50 por pessoa. O valor inclui gastos tidos pelo titular da declaração e/ou por todos os seus dependentes apresentados no IR.

Veja, a seguir, o que entra na lista.

Quais gastos com educação podem ser deduzidos no Imposto de Renda?

São considerados gastos válidos para dedução do Imposto de Renda aqueles tidos com:

  • educação infantil;
  • ensino fundamental;
  • ensino médio;
  • ensino superior;
  • cursos de pós-graduação, como mestrados, doutorados e especializações; e
  • ensino técnico e tecnológico.

E, seja qual for a despesa, é sempre fundamental ter seus comprovantes guardados e organizados, já que a Receita Federal pode pedir para verificar as informações que você enviou em algum momento no futuro.

Tudo certo até aqui? Então, nos próximos tópicos, vamos responder àquelas dúvidas específicas que surgem na hora de declarar escola no Imposto de Renda. Não perca!

Despesas com cursos podem ser deduzidas do IR?

Isso depende: cursos profissionais de nível técnico e tecnólogo e também de ensino superior contam para dedução, sim. Já despesas com cursos de idiomas ou dança, aulas de esportes e outras atividades similares não são levadas em consideração pelo Fisco.

Uma boa ideia para saber o que apresentar se quiser aumentar a restituição do Imposto de Renda é conversar com um profissional de contabilidade da sua confiança para não deixar passar nada.

Ao contrário do que muita gente pensa, material escolar é um exemplo de gasto com educação que não entra no IR, assim como o transporte dos estudantes e o uniforme.

Material escolar entra no Imposto de Renda?

Mesmo considerado uma parte grande das despesas, o material escolar não pode ser declarado junto com outros gastos de educação para ser abatido no Imposto de Renda. Transporte e uniforme também não.

Aliás, se os livros e todo o restante estiverem cobrados dentro do valor da mensalidade, será necessário informar na hora da declaração. Vamos explicar mais adiante.

Despesas com creche entram no Imposto de Renda?

Sim! Gastos com a educação de crianças e com a frequência de creches e instituições pré-escolares estão incluídos na educação infantil e devem ser levados em conta na declaração. Eles podem ajudar declarantes a receberem mais dinheiro de volta do Leão.

Só não esqueça que, na hora de incluir dependentes na sua declaração, eles só podem aparecer uma vez, então, um filho só pode constar como dependente de um dos responsáveis – ou do pai ou da mãe.

Os rendimentos são seus mesmo e não dos filhos e você quer declarar curso de idioma, por exemplo? Espere um instante! Vamos ao próximo tópico.

Curso de idioma pode ser deduzido do Imposto de Renda?

Infelizmente, a resposta para essa pergunta é não. O que for gasto com mensalidades de cursos de idioma não vale para a restituição de IR, já que eles entram na mesma categoria de outros cursos considerados extracurriculares.

Aulas particulares também não podem ser deduzidas.

O cenário muda se você ou seus dependentes estiverem fazendo uma graduação na língua, como uma faculdade de tradução ou alguma universidade em inglês. Aí, os gastos vão valer para descontos no Imposto de Renda como qualquer outra formação em uma instituição de ensino superior.

Agora que você já sabe o que entra e o que não entra na declaração, aprenda a preencher os dados corretamente, inclusive para pedir a sua restituição e recebê-la o quanto antes.

Onde colocar gastos com educação no Imposto de Renda?

Os gastos com educação devem ser inseridos na aba “Pagamentos Efetuados”, dentro do programa de declaração do IRPF, no formato online – pelo site da Receita Federal – ou no app para celular.

Confira o passo a passo!

  1. Abra o programa para declaração no computador ou celular.
  2. Vá até a parte de “Pagamentos Efetuados”.
  3. Use o código 01 para sinalizar gastos para educação nas instituições brasileiras. Para instituições de ensino de outros países, o código é 02.
  4. Informe se a despesa é sua ou de algum dependente.
  5. Descreva o que é a despesa e transmita os dados da escola ou universidade, como nome e CNPJ.
  6. Coloque o valor da despesa no campo “Valor pago”.

Ah! Nesse último passo, inclua todos os gastos no ano-exercício da declaração e, como citamos anteriormente, considere que materiais escolares e outros gastos não entram no cálculo da dedução.

Caso eles apareçam no valor pago das mensalidades apresentadas nas despesas, é preciso informar qual a quantia referente aos itens no campo de “valor não dedutível”.

Valor da mensalidade - gastos com uniforme e/ou materiais escolares e/ou transporte = valor declarado no IR como dedutível

Não consegue mais fazer mudanças nesse sentido porque já declarou e vai usar as dicas só na próxima prestação de contas com o Leão? Tudo bem!

Quando você descobrir se tem valores de restituição para receber ou se já for informado(a) sobre esses valores, mas não estiver muito afim de esperar, que tal antecipar sua restituição online e pagando taxas menores do que nos bancos?

Essa é uma ótima maneira de garantir aquele empurrãozinho para terminar uma reforma, comprar uma geladeira nova ou até investir em uma bolsa para os próximos estudos.

Ou quem sabe você não compra as leituras obrigatórias do resto do ano com esse dinheiro? Aproveite!

O que você achou do post?

6 Respostas

Deixe seu comentário