O que é malha fina?

Aprenda o que é malha fina e entenda como evitar cair nessa!

Trata-se de uma análise minuciosa da declaração do Imposto de Renda que identifica erros nas informações declaradas. O sistema da malha fina, também conhecida como malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física, compara com as informações disponíveis na própria Receita Federal, de forma a poder averiguar as declarações com maior precisão.

Caso hajam erros na declaração de Imposto de Renda, o contribuinte será acionado para realizar as correções e entregar os dados faltantes, podendo caracterizar infração à legislação tributária e até levar multas caso haja recusa.

Todo trabalhador brasileiro deve fazer sua parte como contribuinte e declarar o Imposto de Renda para a Receita Federal todos os anos e confirmar sua participação nesse processo.

o que é malha fina

Existem algumas situações específicas que podem fazer você cair na malha fina, além de fornecer informações incorretas ou mesmo omitir informações.

Dentre os erros mais popularmente cometidos estão:

  • Despesas médicas não dedutíveis
  • Despesas com educação não dedutíveis
  • Não declarar salários de antigos empregos
  • Informar valores incorretos
  • Deixar de emitir e guardar notas fiscais
  • Omissão de renda de dependentes
  • Dedução de previdência oficial ou privada
  • Omissão do recebimento de aluguéis
  • Incluir dependentes de forma incorreta
  • Não declarar investimento em ações

O que acontece se cair na malha fina?

Cair na malha fina não é necessariamente um crime, apesar do que muitos podem pensar. Porém, pode acontecer de o contribuinte acabar recebendo uma multa, mas muitas vezes é possível se livrar da malha fina apenas entregando uma declaração retificadora corrigindo os erros da anteriormente enviada. A multa costuma ser aplicada quando há Imposto de Renda não quitado no nome do trabalhador.

Se o contribuinte não tiver cumprido com suas obrigações e também não procurou corrigir seus erros, a multa gira em torno de 75% do valor do imposto mais juros. Além disso, em casos mais graves de fraude, a multa pode chegar até 225% do valor do imposto mais a taxa Selic atualizada.

Como saber se estou na malha fina?

Para consultar se caiu na malha fina, é necessário acompanhar o encaminhamento da sua declaração através do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal).

malha fina IR

Como evitar cair na malha fina?

Primeiramente, você deve guardar todos os documentos usados na sua declaração do Imposto de Renda para qualquer eventualidade. Ao identificar qualquer erro, você já pode corrigir ou acrescentar dados omitidos com a declaração retificadora, apesar de esta só valer enquanto a Receita Federal não tiver notificado o contribuinte com uma investigação mais a fundo.

Se não houver erros ou omissões na declaração enviada e esta for retida ainda assim, reúna os documentos que comprovem as informações declaradas e aguarde a intimação do Fisco (ou vá atrás do atendimento antes mesmo de ser procurado).

Não existe uma fórmula para evitar de cair na malha fina, basta prestar atenção na hora de preencher os dados da sua declaração e que todas as informações fiquem de acordo com a documentação e notas fiscais utilizados.

Qual a melhor maneira de não cair na malha fina?

É possível facilitar a sua vida utilizando os serviços da Leoa. Através da plataforma, você só precisa ter as informações da declaração em mãos e ir respondendo as questões que o assistente virtual vai fazendo. O passo a passo é super simples e claro. Assim, você ainda economiza o dinheiro que gastaria com contadores, e ainda toma controle da saúde financeira da sua família, tudo na palma da sua mão com a Leoa.

Ao utilizar esse serviço, as chances de você cair na malha fina são bem reduzidas visto que a Leoa transforma os termos técnicos e legislativos em questões mais simples e diretamente ao ponto para que até mesmo os mais leigos no assunto consigam entender e preencher os dados com facilidade, resultando numa declaração de imposto correta e sem complicações.

Além disso, você também pode antecipar a restituição de Imposto de Renda através da Leoa e receber o seu dinheiro em até 48 horas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário