Como saber em qual lote vou receber minha restituição do IR?

O pagamento da restituição Imposto de Renda 2023 é liberado em vários lotes durante o ano. Saiba como saber em qual lote e quando você vai receber a restituição.

Cronograma restituição 2023

Você pode verificar o site da Receita Federal periodicamente para conferir em qual lote você receberá, podendo decidir pela antecipação da restituição do Imposto de Renda, recebendo-a antes do prazo oficial.

Para conferir e também antecipar, você pode acessar a página da Leoa e, em poucos segundos, você tem a informação do seu status, diretamente pela nossa ferramenta, por meio da qual também é possível solicitar a antecipação.

Do início de março até o final de abril de cada ano, é o período obrigatório para o contribuinte brasileiro realizar a declaração do Imposto de Renda e fazer o acerto de contas com a Receita Federal.

Em 2023, o Governo prorrogou o prazo de envio da declaração para 31 de maio, devido à crise do coronavírus.

Apenas com essa declaração feita, entregue e processada pela própria Receita Federal é que então é possível ter acesso ao benefício da restituição do Imposto de Renda, se você tiver direito.

O que é a restituição do Imposto de Renda?

Essa restituição se trata de quantias do imposto pagas a mais pelo contribuinte e, portanto, será devolvida. Caso a apuração da Receita Federal, feita através da declaração, mostre que você pagou mais imposto do que deveria ao longo do ano, geralmente por causa do desconto realizado na folha de pagamento, você passa a ter o direito de receber de volta o valor extrapolado.

Outros fatores que influenciam para aumentar o valor da restituição são as deduções feitas no Imposto de Renda, tais como: despesas médicas, gastos com educação e aposentadoria privada.

Quando foram liberados os lotes da restituição IR 2023?

"Como saber meu lote do Imposto de Renda 2023" ou “quando vou receber minha restituição?” são dúvidas bem comuns, juntamente com a questão que muitas pessoas fazem em relação ao assunto.

Todo ano a restituição é feita em lotes mensais, sendo o primeiro lote para contribuintes prioritários (idosos, portadores de deficiências e professores) e os demais por ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda, como veremos a seguir.

No ano de 2023, o calendário da restituição ficou distribuído da seguinte maneira, em cinco lotes:

LOTE DATA
Primeiro lote 31/05/2023
Segundo lote 30/06/2023
Terceiro lote 31/07/2023
Quarto lote 31/08/2023
Quinto lote 29/09/2023

Então, se você ainda está se perguntando "como saber qual lote estou no Imposto de Renda 2023", acompanhe o artigo, pois daremos o passo a passo para descobrir não somente o desse ano, mas de todos os outros.

Quando foram liberados os lotes do Imposto de Renda 2023?

Já no ano de 2023, a Receita Federal liberou o pagamento em cinco lotes também, sendo que o 1º lote de restituição foi liberado no final de maio e o último em setembro.

Assim, o calendário da restituição 2023 ficou distribuído da seguinte maneira:

LOTE DATA
Primeiro lote 31/05/2023
Segundo lote 30/06/2023
Terceiro lote 31/07/2023
Quarto lote 31/08/2023
Quinto lote 29/09/2023

Para que o contribuinte saiba como acompanhar a liberação e o valor da restituição que vai receber, a Receita Federal considera duas datas:

  • uma para consulta da situação; e
  • outra (normalmente liberada uma semana depois desta primeira) para a data de recebimento da restituição.

Como saber o valor da restituição do imposto de renda?

Para identificar o valor que você tem a receber, basta acessar o portal e-CAC.

Antes, contudo, é preciso gerar um código de acesso, o que pode ser feito no portal gov.br. Depois, nesse mesmo portal, você deve gerar sua senha.

De volta ao e-CAC, informe a senha, o código de acesso e o seu CPF para verificar quanto vai receber de restituição de Imposto de Renda.

Lembre-se que não é possível afirmar qual o percentual de restituição do Imposto de Renda, pois isso depende de quanto foi descontado de IR direto da sua fonte pagadora (na folha de pagamento) e das despesas dedutíveis declaradas e comprovadas.

De qualquer maneira, o valor a ser recebido estará disponibilizado, no portal, seja para o ano de 2023.

Se você preferir, como já falamos, também dá para fazer todo esse procedimento de uma maneira muito mais simples e rápida, sem precisar entrar e fazer tantos cadastros em portais diferentes.

Como consultar a restituição do IR pela Leoa?

Para consultar a restituição, a Leoa desenvolveu uma ferramenta rápida, que permite consulta e acesso aos valores da sua restituição até o ano de 2016, tudo de graça — e, se quiser antecipar, você ainda pode fazer tudo diretamente por ali, recebendo o valor em até 48h.

O que significam as mensagens no extrato de processamento do IR?

Ao acessar o seu extrato no site da Receita Federal, uma outra alternativa para consulta, fora do portal e-CAC, as situações possíveis da declaração na consulta de restituição do Imposto de Renda são:

  • Em processamento: declaração recebida, mas ainda em análise pela Receita Federal.
  • Processada: a declaração já foi analisada, os dados estão corretos e não há restituição a receber.
  • Processada - em Fila de Restituição: a declaração já foi analisada, os dados estão corretos e o contribuinte irá receber a restituição nos próximos lotes.
  • Com pendência: a declaração foi analisada e foi encontrado algum dado incorreto. Nesse caso, a Receita Federal irá informar qual a pendência e o contribuinte terá que ir atrás dos dados adicionais.
  • Em análise: se ocorreu um caso de pendências na declaração e o contribuinte prestou os dados adicionais a Receita Federal, a declaração será considerada como “em análise” até a resolução das pendências.

De modo que, se constatada alguma pendência, é necessário corrigi-la imediatamente, pois cair na malha fina implica no atraso do recebimento.

A Receita Federal considera cada retificação um novo envio e, como iremos confirmar a seguir, a ordem de recebimento da restituição é por ordem de envio.

Lote restituição renda

Como saber em qual lote vou receber a restituição?

Existe uma ordem a ser seguida na distribuição dos lotes, o que acontece primeiro para idosos, portadores de deficiências físicas ou mentais, portadores de moléstias graves, contribuintes que tenham magistério como renda principal.

Após estes, será considerada a ordem de entrega da declaração. Quanto antes ela for entregue, mais cedo será o lote de recebimento da restituição.

Porém, apenas cerca de uma semana antes do pagamento é que a Receita Federal abre o lote de restituição do IR para consulta de quem irá receber naquela determinada data. Dessa maneira, é preciso estar sempre de olho no site da Receita Federal.

Use o número do seu CPF e acesse mensalmente a consulta da restituição do Imposto de Renda para conferir quando o seu pagamento for liberado.

É possível antecipar a restituição do Imposto de Renda?

Sim, é possível! Para antecipar a restituição do Imposto de Renda, você tem duas possibilidades: através de um empréstimo pessoal em um banco ou através da Leoa, como já mencionamos.

Ao contratar um empréstimo pelo banco você estaria sofrendo as cobranças de tarifas e juros que podem ser bem altos e não valer a pena, além de ter aquela pressão constante de cobrança da devolução do empréstimo.

Já com a Leoa, você recebe o valor da sua restituição rapidamente e com clareza no processo, facilitando para você administrar tanto o retorno de imposto atual quanto as futuras declarações de Imposto de Renda, assim possibilitando o melhor controle da sua vida financeira.

O que você achou do post?

134 Respostas

Deixe seu comentário