Quando vou receber minha restituição?

Entenda como funciona o pagamento pelo governo e como antecipar para receber muito mais rápido!

receber restituição

Primeiramente, é preciso confirmar que, de fato, você realmente tem restituição a receber no site da Receita Federal. Supondo que você já tenha conferido o progresso da sua restituição e confirmou que há saldo a ser recebido, você agora quer saber quando irá receber.

Temos uma notícia ruim e uma boa.

A ruim é que, infelizmente, não é possível prever exatamente quando você irá receber sua restituição por conta da forma com que o governo realiza os pagamentos – entraremos em mais detalhes abaixo para você ter uma ideia melhor do prazo, mas já antecipamos que o pagamento pode demorar até sete meses.

E agora a notícia boa: você pode antecipar sua restituição de Imposto de Renda e recebê-la em questão de 48 horas. Justamente pela demora para receber pelo meio normal, muitos contribuintes preferem antecipar a restituição do Imposto de Renda para ter o dinheiro na mão sem ter que esperar tanto tempo.

Como saber em qual lote vou receber a restituição?

Agora vamos entender como funciona o processo para receber sua restituição normalmente pelo governo. Essa é a maneira normal de receber, logo, você precisa aguardar em uma fila.

Funciona assim: o governo paga a restituição do Imposto de Renda em cinco lotes no decorrer do ano. Os lotes em 2023 vão de 31 de maio a 29 de setembro, na seguinte ordem:

Restituição recebimento 2023

A regra básica para tentar se encaixar nos primeiros lotes é simples: entregar a declaração de Imposto de Renda o mais cedo possível e sem erros. Essa é a melhor forma de aumentar suas chances de receber nos primeiros lotes.

Porém, contribuintes com prioridade serão encaixados nos primeiros lotes automaticamente. Estes são:

  • idosos com mais de 80 anos (têm prioridade sobre todos os outros casos);
  • idosos a partir de 60 anos;
  • pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental (ou que tenham dependente nessas condições);
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Não é possível prever, com antecedência, em que lote você será encaixado. Cabe ao contribuinte enviar a declaração do seu imposto o mais cedo possível e depois conferir o site da Receita Federal mensalmente até que seja notificado que a restituição está pronta para ser recebida – o que pode demorar vários meses.

Logo, resta a alternativa de antecipar a restituição.

Como antecipar a restituição do Imposto de Renda

Ninguém gosta de esperar, no geral, mas esperar para receber dinheiro é particularmente frustrante. Por isso, antecipar a restituição do Imposto de Renda é uma opção muito mais atraente que aguardar os vários meses de incerteza – você recebe sem demora e pode usar um capital, que é seu direito, como bem entender.

Com a Leoa, você tem a opção de antecipar a restituição do Imposto de Renda e receber em até 48 horas.

Esse serviço costuma ser oferecido por bancos, mas como bancos são muito burocráticos, o processo nem sempre é dos mais tranquilos. Não-correntistas geralmente lidam com taxas mais altas, o que envolve ter que abrir uma conta para aproveitar a melhor taxa, gerando um comprometimento bem maior do que o contribuinte gostaria, somente pelo benefício de antecipar sua restituição.

Ou seja, antecipar a restituição por meio de um banco pode não ser a melhor opção devido a burocracia típica que pode prolongar o processo.

É nisso que a Leoa se diferencia, pois não se trata de um banco. O serviço é direto ao ponto, pode ser iniciado em poucos minutos e, em questão de 48 horas, você já terá recebido sua antecipação.

Ficou com dúvidas?

Se quiser saber mais sobre restituição ou antecipação de Imposto de Renda, confira nossos artigos no blog ou, se preferir, fique à vontade também para deixar perguntas nos comentários que responderemos sempre que possível.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário