Como declarar a dedução de plano de saúde no Imposto de Renda?

O plano de saúde é uma despesa que pode ser deduzida da base de cálculo do Imposto de Renda. Por isso, aprenda a deduzir seus gastos com o plano de saúde no IR 2020.

Declarar dedução plano de saúde

O valor do Imposto de Renda pode ser bem salgado para alguns declarantes do tributo e provocar, por esse motivo, um susto no planejamento financeiro do contribuinte logo nos primeiros meses do ano.

Por isso, é importante que o contribuinte esteja a par das despesas que podem ser deduzidas da base de cálculo do IR 2020, da mesma maneira que saiba como declarar essas deduções no programa de declaração do tributo.

Neste artigo, você aprenderá como deduzir os gastos com plano de saúde no Imposto de Renda - visto que a despesa pode ser abatida e, por isso, diminuir o valor a ser pago à Receita Federal.

Como deduzir plano de saúde no Imposto de Renda?

Antes de descobrir como realizar a dedução do plano de saúde no Imposto de Renda, saiba que, além dos gastos com o plano serem dedutíveis, despesas médicas, desassociadas à um plano de saúde, e despesas com educação também podem ser abatidas.

Portanto, se você paga a sua faculdade ou a de seus filhos, essa despesa pode ser abatida, também, da base do cálculo do Imposto de Renda.

Mas, voltando à dedução do plano de saúde, é importante frisar que o gasto pode ser descontado apenas quando a declaração é realizada no modelo completo. Dessa forma, se o seu modelo de declaração for o simples, o benefício não será concedido.

Portanto, os dois primeiros passos para deduzir o plano de saúde, em 2020, são: realizar a declaração do Imposto de Renda e optar pelo modelo completo. Depois disso, basta inserir o plano de saúde na ficha da declaração.

Onde lançar o plano de saúde no Imposto de Renda?

Para deduzir o seu plano de saúde, seja ele individual, familiar ou empresarial, será necessário inseri-lo na ficha de “Pagamentos Efetuados”, sob o "código 26", informando a seguir, o CNPJ, o nome da operadora responsável pela prestação do serviço e o valor pago pelo plano.

Para declará-lo sem erros, você poderá seguir o informe de rendimentos disponibilizado pela operadora do plano ou, no caso do plano empresarial, o informe fornecido pelo empregador. Lembrando que, no último caso, o contribuinte deverá apenas declarar a parcela paga por ele - como colaborador.

Como deduzir gastos com dependentes na declaração?

Para deduzir gastos com dependentes e, até mesmo, alimentandos na declaração do Imposto de Renda, o mesmo processo deve ser realizado. Basta inserir na ficha de “Pagamentos Efetuados” no campo “Despesa Realizada com” o nome do dependente.

Para isso, o dependente mencionado deverá estar cadastrado, previamente, na ficha de “Dependentes e Alimentandos”, juntamente com o número de seu CPF. Certo?

Onde inserir reembolsos no IR 2020?

Os reembolsos recebidos pela operadora do plano devem ser inseridos na declaração do IR como despesas com saúde, na categoria do procedimento em si, também na ficha de “Pagamentos Efetuados”.

Nesta aba deverá ser incluso, também, as informações do prestador do serviço, CPF ou CNPJ, valor pago e a parcela reembolsada no campo “Parcela Não Dedutível/Valor Reembolsado”.

Por fim, lembre-se: declare todos os reembolsos obtidos no ano-calendário da declaração. Não citá-los como valores ressarcidos poderá levá-lo à malha fina fiscal.

Além disso, guarde os informes, recibos e notas fiscais das operações citadas por, no mínimo, cinco anos depois do término da prestação de contas. Pronto, agora que você aprendeu como fazer a dedução do plano de saúde no Imposto de Renda, prepare-se, pois o envio da declaração do IR 2020 vem aí.

O que você achou do post?

5 Respostas

Deixe seu comentário