Canal da Leoa

Tudo sobre Imposto de Renda

Conteúdo grátis com qualidade sobre IR

Como fazer consulta de pendência na Receita Federal

Está em dúvida se você deve alguma coisa para o Leão? Descubra como fazer consulta de pendência na Receita Federal e veja como regularizar seu CPF o quanto antes.

Consulta pendencia receita federal

É possível fazer consulta de pendência na Receita Federal de graça e pela internet. Pessoas físicas podem realizar a pesquisa usando o número do CPF. Empresários que quiserem consultar a situação de seus negócios, por sua vez, devem utilizar o número do CNPJ.

Para isso, basta acessar o site oficial da Receita - e-CAC - para realizar a pesquisa. Consulte seu diagnóstico fiscal e gere um relatório de Situação Fiscal. Aproveite para emitir DARF se precisar pagar algum débito. 

Veja mais detalhes a seguir.

Como consultar pendências na Receita Federal?

Se ainda não tiver, em primeiro lugar, providencie seu código de acesso ao e-CAC: entre no site e clique em “Saiba como gerar código de acesso”. Depois, siga as instruções.

Para obter o código como pessoa física, você vai precisar informar seu CPF e sua data de nascimento. Pessoas jurídicas devem informar CNPJ da empresa, como já mencionamos, além do CPF do responsável pela empresa e sua data de nascimento.

Também será necessário apresentar os números dos recibos de entrega de Declarações do Imposto de Renda dos últimos 2 anos. 

Com o código de acesso em mãos, faça login no portal usando, então, o CPF ou CPNJ. Contribuintes ainda não cadastrados no site devem se inscrever com o número do documento de identificação que desejam utilizar na consulta e outros dados solicitados.

Feito o login no e-CAC, agora é hora de você resolver a sua dúvida: como saber se tenho pendência na Receita Federal?

  1. Acesse o menu "Certidões" e em seguida busque por "Situação Fiscal".
  2. Gere um relatório com suas informações cadastrais e verifique tudo o que consta nesse informativo.
  3. Visite o setor de débitos e pendências para saber o que está errado com seu CPF ou CNPJ.
  4. Procure pelas instruções de regularização e orientações sobre como resolver pendências na Receita Federal e como parcelar suas dívidas. Veja também quais processos administrativos cumprir.
  5. Descubra quais programas do Fisco você precisa baixar para se adequar às exigências. Faça o download de todos eles.
  6. Emita também pelo portal o seu Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Ele apresentará automaticamente a você os valores devidos em reais (R$).
  7. Pague o documento através do internet banking, em casa lotérica ou caixa eletrônico.

Essa é a maneira mais fácil de resolver pendências na Receita Federal. Mas, atenção: pode ser que, mesmo depois de concluído todo o processo, a situação do seu CPF ou CNPJ permaneça “pendente de regularização”.

CPF suspenso: o que fazer?

É fundamental que o status do seu documento passe a constar como “regular”. Se isso não acontecer, pesquise o que você ainda deve para o Fisco, como regularizar CPF e quais procedimentos colocar em prática para solucionar o problema.

Uma pendência na Receita Federal de pessoa física pode acabar ocasionando situação de CPF suspenso. Esse status indica que, apesar de todos os esforços do contribuinte para eliminar pendências com a Receita, alguma coisa ainda está errada. 

Se você tiver pendências no CPF, regularize-as o quanto antes! Você pode regularizar o CPF suspenso pela internet, preenchendo um formulário de pedido de regularização disponibilizado no site da Receita.

Antes de preencher, tenha em mãos seus principais documentos de identificação, incluindo o próprio CPF; número do seu título de eleitor e seu endereço completo com CEP.

Aí, é só acompanhar online a tramitação do seu pedido e sempre lembrar de consultar CPF na Receita Federal para não ter novas dores de cabeça.

O que você achou do post?

13 Respostas

Deixe seu comentário

Caiu na malha fina? Saia agora!

Resolvemos o seu problema em até 30 dias.

SAIR DA MALHA FINA