Como funciona a antecipação do Imposto de Renda?

Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto antecipação da restituição do Imposto de Renda e entenda, finalmente, como funciona esse processo.

Como funciona antecipação imposto de renda

Para declarar o Imposto de Renda e arcar com o valor do tributo é necessário estar organizado financeiramente. De outro modo, é provável que você passe por momentos desconfortáveis durante este período.

No entanto, se esse for o seu caso, uma medida possível para superar o “aperto” é antecipar a restituição do Imposto de Renda, recorrendo a bancos, financeiras ou plataformas especializadas dispostas a te ajudar no contorno dessa situação indesejada.

Por isso, neste artigo, você confere como funciona o processo de antecipação da restituição do Imposto de Renda, tirando suas dúvidas a respeito de quem, como e onde é possível realizar a antecipação do tributo.

Primeiro de tudo: o que é restituição?

A restituição do Imposto de Renda é uma espécie de reembolso realizado pela Receita Federal quando o contribuinte paga mais tributo do que deveria durante o ano-calendário da declaração. Assim, quem tiver imposto a receber, terá direito à restituição.

Por que devo antecipar o tributo?

Como dito anteriormente, antecipar a restituição do Imposto de Renda pode ser uma saída quando o contribuinte estiver precisando, urgentemente, da quantia. Ou ainda em uma situação de emergência causada por um imprevisto, por exemplo.

Além disso, por que esperar pelas datas do calendário da restituição estipuladas pelo governo para ter em mãos o seu dinheiro de volta, não é mesmo? Já que esse reembolso pode ocorrer dentro de oito meses após o envio da declaração do imposto.

Calendário da Receita Federal:

Falando nisso, vamos checar as datas dos lotes deste ano?

Confira:

Cronograma restituição-ir-2020

Além disso, somente para deixar claro, também é preciso considerar os lotes prioritários e a ordem de declaração encaminhada, pois é assim que funciona a distribuição de pagamento das restituições - quando realizadas pela Receita Federal.

Os lotes prioritários são pagos nesta ordem: contribuintes com mais de 80 e 60 anos; pessoas com doenças graves; contribuintes cuja renda seja majoritariamente do magistério. Depois disso, a ordem de pagamento fica por conta da data de envio da sua declaração.

Onde posso antecipar minha restituição?

Para poder antecipar a sua restituição será preciso contar com o apoio de alguma instituição que forneça o serviço, pois é assim que funciona o processo de antecipação. Já que não é possível antecipar o imposto via serviço público, por exemplo.

Mas fique tranquilo, o serviço poderá ser facilmente encontrado nas principais instituições bancárias e plataformas especializadas no assunto, como é o caso da Leoa.

Quando posso solicitar a antecipação do Imposto de Renda?

A partir do momento em que a sua declaração é enviada à Receita Federal, é possível encaminhar uma solicitação de antecipação para o banco, financeira ou plataforma especializada escolhida.

Como antecipar minha restituição do Imposto de Renda?

Antecipar a quantia da restituição do tributo pode ser simples, embora seja necessário analisar ainda alguns detalhes importantes.

Ao decidir por antecipar o valor da sua restituição é preciso escolher, com base em análises dos serviços e benefícios prestados, qual é o melhor lugar para solicitar a sua antecipação do Imposto de Renda.

Essa análise deve ser realizada pensando, inclusive, no seu bolso, comparando as taxas cobradas em cada instituição. Aqui cabe ao contribuinte escolher as mais justas.

Além disso, é preciso analisar o valor mínimo que poderá ser antecipado. Na Leoa, por exemplo, o contribuinte que possuir R$ 100 a receber já poderá realizar sua solicitação. No entanto, em bancos como o Bradesco, esse valor sobe para R$ 200.

De modo geral, para realizar o seu pedido, basta direcionar-se aos sites das instituições que prestam esse serviço e solicitar a antecipação do seu tributo. A mesma passará por uma espécie de triagem e, se for aprovada, o banco, financeira ou plataforma entrará em contato com o contribuinte.

Por isso, lembre-se: analise suas alternativas, escolha em qual lugar antecipar, faça sua solicitação, espere para saber se você cumprirá os requisitos da instituição e antecipe seu imposto.

Portanto, agora que você finalmente entendeu como funciona a antecipação do Imposto de Renda, resolvendo suas principais dúvidas, analise com calma suas opções e se joga. Quem sabe essa graninha não te traz uma paz de espírito maior durante essa quarentena?

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário