Como antecipar a restituição do Imposto de Renda 2023?

Antecipar a restituição do Imposto de Renda pode ser prático e acessível. Por isso, saiba como realizar a sua antecipação em 2023.

Antecipar restituição imposto de renda 2020

Está aberta, oficialmente, a temporada de declaração do Imposto de Renda de 2023. Por isso, os cidadãos brasileiros que se encaixam nos parâmetros de obrigatoriedade do IR devem reunir os informes comprobatórios necessários e realizar a declaração - não tem jeito.

Além disso, depois desse primeiro momento de tensão, é natural ficar ansioso também pelo momento de recebimento da restituição - caso haja saldo a receber - mesmo sabendo que nem sempre esse valor chega ao contribuinte rapidamente e se torna preciso antecipar a restituição do Imposto de Renda.

É natural que nesta situação surjam dúvidas de como realizar a antecipação da restituição do Imposto de Renda e, como no momento da declaração, seja necessário pesquisar sobre o assunto antes de entrar de cabeça em qualquer proposta de restituição que apareça por aí.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para consultar e checar o status da restituição, é oferecido ao contribuinte dois caminhos:

  1. site da receita.
  2. aplicativo da Pessoa Física.

Veja, abaixo, como realizar a consulta pelas duas opções fornecidas pelo Governo Federal:

Site da Receita:

Aplicativo:

  • realizar a instalação do aplicativo - disponível para Android e iOS;
  • inserir dados - CPF e ano da restituição;
  • consultar status da restituição.

Tanto pelo site de serviço da Receita como pelo aplicativo Pessoa Física é possível checar se a restituição já foi encaminhada ou ainda está pendente.

Mas, para que o contribuinte fique mais tranquilo e tenha uma previsão de quando sua restituição sairá, o governo disponibiliza, também, os lotes de pagamento - que contém as datas de restituição.

Quais as datas dos lotes da restituição:

Confira, a seguir, os lotes programados para o ano de 2023:

Consulta lotes restituição 2023

Para ter uma ideia mais precisa da sua restituição, é preciso considerar os lotes prioritários - pessoas com mais de 80 e 60 anos, contribuintes com doenças graves e pessoas cuja renda seja majoritariamente do magistério - e a data de encaminhamento da sua declaração: primeira semana de março ou deixou para o último dia do prazo?

Considere, principalmente, o último ponto, visto que isso implica na data de recebimento da restituição, pois quanto mais cedo você encaminha a sua declaração, mais chances de recebê-la logo nos primeiros meses você tem.

Mesmo assim, há situações em que não há como esperar pelo valor da restituição entrar, concorda? E, nesses casos, é preciso entender como antecipar a restituição do Imposto de Renda.

Posso antecipar a restituição do Imposto de Renda?

Para realizar a antecipação da restituição do IR, alguns critérios precisam ser atendidos, como o valor mínimo disponível a restituir. Além de ter, geralmente, a declaração submetida a um processo de análise.

De modo geral, esse é um regulamento base para a maioria das instituições bancárias e plataformas especializadas que realizam o serviço de antecipação da restituição do Imposto de Renda.

No entanto, a melhor forma de saber se você pode ou não antecipar a sua restituição é entrando em contato com alguma instituição ou plataforma fornecedora do serviço.

A plataforma Leoa, por exemplo, além de analisar a declaração do contribuinte que deseja realizar a antecipação, restitui contribuintes que possuem no mínimo R$ 100 a restituir.

Como antecipar a restituição do Imposto de Renda?

Antecipar a restituição do IR é um processo simples e depende, na maioria das vezes, da decisão do contribuinte. Por isso, se você decidiu antecipar a sua, o primeiro passo foi concluído, o segundo será escolher onde realizar a antecipação.

Ela pode ser feita em instituições bancárias tradicionais ou através de plataformas especializadas - como é o caso da Leoa. Portanto, basta escolher uma delas, abrir um pedido de antecipação e atender os critérios estabelecidos pela prestadora do serviço.

Mas, fique de olho, pois as taxas e juros cobrados por algumas instituições podem ser agressivas e, por consequência, um mau negócio para o seu bolso. Por isso, analise e compare todas as opções, certo?

Por fim, agora que você sanou suas dúvidas sobre a restituição e aprendeu a antecipá-la, lembre-se: busque por uma prestadora do serviço prática, rápida e justa. Assim, será possível aproveitar, de fato, os benefícios da antecipação da restituição do Imposto de Renda, anotado?

O que você achou do post?

4 Respostas

Deixe seu comentário