Como saber quanto e quando vou receber minha restituição?

Existe alguma maneira de saber com antecedência o valor da restituição e quando será recebida? Tire essas dúvidas e entenda como funciona a restituição de IR.

como saber o valor da restituição do imposto de renda

Quando se fala em restituição do Imposto de Renda, é bastante comum que as pessoas fiquem um pouco assustadas por não terem informações suficientes para entender como funciona esse benefício da Receita Federal. Porém, compreender do que se trata a restituição IR é bem mais simples do que você possa imaginar.

Primeiramente, a restituição do Imposto de Renda se trata de um valor que é devolvido à pessoa física referente a um valor de imposto pago a mais. Ou seja, se você pagou mais Imposto de Renda do que deveria, você tem o direito de ter esse valor “extra” devolvido através da restituição.

Após feita a declaração do seu imposto dentro do prazo limite, ela passará por uma análise e, se houver algum valor a ser ressarcido, o governo é obrigado a pagar essa diferença ao trabalhador.

Todos os trabalhadores brasileiros têm esse direito, contanto que façam a sua parte e preencham a declaração corretamente dentro do prazo. Além disso, quem utiliza o carnê-leão e os que recebem renda no exterior também estão inclusos para se beneficiar desse direito.

No momento em que você faz a sua declaração, na verdade, já é possível ver se você está devendo ou pendente para receber a restituição. Assim, você já pode declarar também os dados da conta bancária para depósito da restituição de maneira que, quando o seu lote for liberado, o valor (já corrigido pela taxa Selic) vá direto para a conta desejada.

Como saber em qual lote vou receber a restituição?

E por falar em lote, é válido lembrar que a restituição é liberada em sete lotes. Sendo o primeiro no mês de junho para declarantes prioritários e, então, todo dia 15 (ou próximo dia útil após esse) de cada mês seguinte até dezembro. Verifique as datas possíveis para você receber a sua restituição.

Após ser liberado o lote prioritário, as restituições são liberadas de acordo com a ordem de entrega das declarações do Imposto de Renda. Assim, quanto antes você tiver entregue, maiores são as chances de você estar dentre os primeiros lotes. Se você esqueceu e entregou em cima da hora, pode esperar receber sua restituição nos últimos lotes.

É essencial que você faça o preenchimento correto dos dados da declaração e que guarde todos os respectivos comprovantes. Afinal, qualquer imprevisto ou erro que ocorra, você terá como conferir o que aconteceu com maior facilidade.

Para acompanhar qual o lote que você irá receber sua restituição de Imposto de Renda, é preciso estar constantemente acessando o site da Receita Federal. Isto porque a consulta dos lotes só é liberada em torno de uma semana antes da data de pagamento, de maneira que apenas nesse período você conseguirá saber se vai receber no próximo lote ou não.

Para fazer esse acompanhamento, é preciso acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, também chamado de portal e-Cac, através do site da Receita Federal. Você vai precisar ter seu CPF, código de acesso e senha em mãos.

Caso esteja fazendo um primeiro acesso, basta clicar na opção “Primeiro Acesso” para criar o código de acesso e senha.

Outra opção é utilizar o aplicativo da Receita Federal, ele está disponível para sistemas Android e iOS e é bastante fácil e prático de usar. Basta instalar no seu aparelho, informar o CPF e ano da declaração e acessar o menu “consulta restituição”.

É possível antecipar a minha restituição do IR?

Claro que, se você não quiser ficar na expectativa esperando para descobrir qual o seu lote e quando irá receber, você pode, sim, pedir a antecipação da sua restituição do Imposto de Renda. Ou seja, você pode pedir para receber esse dinheiro antes do prazo!

Para fazer isso, você pode conseguir um empréstimo pessoal através de um banco ou então, a melhor opção: você pode utilizar os serviços da plataforma Leoa. Ela permite que você peça a antecipação da restituição IR e ainda receba seu dinheiro em até 48 horas.

Está interessado em antecipar a sua restituição de Imposto de Renda? Acesse o portal da Leoa e receba seu dinheiro em até 48h!

O que você achou do post?

7 Respostas

Deixe seu comentário