Como pedir restituição de Imposto de Renda

Quer saber mais sobre como pedir restituição de Imposto de Renda? Uma das maneiras é declarando gastos com saúde e educação, confira essa e outras dicas aqui.

Todos os anos, o trabalhador brasileiro é obrigado a cumprir com a Receita Federal e fazer sua declaração de Imposto de Renda. Isso se os rendimentos ultrapassarem R$28.559,70 no respectivo ano. No momento em que a declaração é feita, também é realizado um cálculo para determinar se você ficou devendo algum valor para a Receita Federal ou se você tem algum valor a ser restituído.

Para muitos, os valores pagos com impostos podem ser bastante altos, de maneira que qualquer quantia que se consiga de volta, através da restituição de IR, é uma vantagem.

Mas como funciona a restituição de Imposto de Renda?

Caso você tenha pago impostos a mais do que deveria, então você tem uma restituição a receber para ressarcir esse valor extra. O dinheiro será disponibilizado após a Receita Federal liberar os lotes de restituição ao longo do ano.

O primeiro lote é disponibilizado no mês de junho e, a partir disso, um por mês até dezembro, sempre no dia 15 ou dia útil mais próximo após essa data, finalizando um total de sete lotes de restituição.

como pedir restituicao ir

E como posso consultar se vou receber alguma restituição?

Basta que tenha seu CPF em mãos e será possível consultar se você tem uma restituição a receber, assim como verificar qual o valor da sua restituição através do site e aplicativo da Receita Federal.

Apesar de toda essa facilidade para descobrir se você tem uma restituição pendente, é preciso, antes de mais nada, tomar cuidado no preenchimento de dados da declaração.

Isto porque, se houver erros na declaração, você corre o risco de cair na malha fina - o que irá prejudicar qualquer restituição que você talvez tenha para receber.

Quem recebe a restituição?

Todos os trabalhadores brasileiros que tiverem deduções a fazer terão algum valor de restituição para receber. Gastos com saúde e educação, por exemplo, são dois elementos que fazem você receber um bom valor de volta.

De maneira geral, todos os que cumpriram com a obrigação de declarar seu Imposto de Renda corretamente (com todas as deduções e comprovantes) e dentro do prazo, têm o direito de receber uma restituição.

E para onde vai o valor da restituição?

Ao preencher a sua declaração, há um espaço para informar a conta do seu banco. Mas tome cuidado, pois se houver erros nos dados da conta bancária declarada, o dinheiro voltará para o banco e será necessário um pedido de pagamento, feito diretamente no Banco do Brasil, em até um ano.

Após esse ano, somente será aceita a requisição através de um pedido de pagamento de restituição disponibilizado no site da Receita Federal.

Para acompanhar a sua restituição e ficar por dentro da data de liberação do seu lote, fique sempre antenado no site da Receita Federal ou no app disponível para Android e iOS.

É importante mencionar também que o primeiro lote, liberado em junho, é apenas para pessoas com prioridade. Ou seja, idosos, pessoas com deficiências e doenças graves, e professores. Após estes, a liberação da restituição do Imposto de Renda se dá por ordem de entrega das declarações.

Mas em casos de entrega de declarações retificadoras, a data do segundo envio que irá contar para calcular em qual lote você irá receber sua restituição.

Como antecipar a restituição do Imposto de Renda?

É, isso é possível também! Além de pedir sua restituição à Receita Federal, você pode pedir a antecipação da restituição do Imposto de Renda tanto através do seu banco como através da plataforma Leoa.

Os bancos costumam ter uma taxa de juros um pouco alta, de maneira que a Leoa decidiu disponibilizar um serviço gratuito e de fácil acesso àqueles que precisam do dinheiro em mãos com maior urgência e não querem esperar meses para descobrir quando sua restituição do Imposto de Renda irá chegar.

A Leoa disponibiliza um cartão com o valor da sua restituição em até 48 horas após feito o pedido. Saiba mais sobre como antecipar sua restituição do Imposto de Renda.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário