O que são BDRs? Saiba como investir e quais os melhores

Os BDRs permitem que você invista no exterior, diversifique seus aportes e proteja seu capital diretamente da bolsa de valores brasileira. Portanto, que tal desmistificá-los de uma vez por todas e descobrir como investir nos melhores BDRs da atualidade?

O que são bdrs

Os Brazilian Depositary Receipts, conhecidos popularmente como BDRs, são papéis que representam ações emitidas por empresas internacionais, mas que são comercializados diretamente da bolsa de valores brasileira, a B3.

Eles são uma forma simples e acessível de investir no exterior, sem que seja necessário abrir uma conta em outro país para ter acesso aos principais ativos estrangeiros.

Por isso, que tal aprender como investir em BDRs e conhecer os principais investimentos que caíram na graça dos analistas financeiros em 2021?

O que são BDRs?

A sigla é uma abreviação para o termo em inglês “Brazilian Depositary Receipts” ou, em português, “Certificados de Depósitos Brasileiros”. Eles são papéis negociados no Brasil que representam as ações originais emitidas por empresas estrangeiras em seus países de origem.

Os certificados permitem que o investidor brasileiro negocie ativos internacionais e exponha uma parte de seu capital em mercados financeiros estrangeiros e suas respectivas moedas.

Tudo isso através da bolsa de valores brasileira, sem a necessidade de abrir uma conta no país de origem das ações selecionadas, sem burocracia e de forma prática.

Até pouco tempo, somente grandes investidores podiam investir assim, porém, depois de outubro de 2020, o cenário mudou e os pequenos investidores também ganharam o direito de negociar títulos internacionais diretamente do Brasil.

Agora, qualquer pessoa que quiser investir em um dos mais de 700 BDRs negociados pela B3, pode! Desde que o seu perfil de investidor permita esse tipo de aporte.

A grande maioria dos ativos comercializados no Brasil, no entanto, representam ações estadunidenses. Não que seja um problema dolarizar sua carteira de investimentos, certo?

Lembrando que, diferentemente das ações brasileiras, os BDRs não possuem isenção para vendas de até R$ 20 mil, sendo assim, todo lucro obtido nas operações deve ser apurado e recolhido pelo investidor através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Aliás, qualquer operação feita na bolsa de valores deve ser mencionada na declaração anual do Imposto de Renda, incluindo as movimentações feitas nesse tipo de investimento.

Veja também:
Ganhei BDR do Nubank: preciso declarar no Imposto de Renda?
Como funciona o ganho de capital no exterior
Como declarar ações no Imposto de Renda

Como investir em BDRs?

1.  Avalie o seu perfil de investidor

O BDR é um ativo de renda variável, ou seja, sucessível à volatilidade do mercado financeiro e, nesse caso, internacional. Por conta dessa característica, ele pode valorizar ou despencar com bastante facilidade.

Por isso, o primeiro passo para fazer esse tipo de investimento é avaliar o seu perfil de investidor para descobrir se você possui maturidade para manter a calma durante esse tipo de situação.

Analise também se você possui o tempo necessário para estudar cada um dos ativos estrangeiros antes de sair aplicando o seu dinheiro neles.

Além disso, questione se os planos financeiros por trás do investimento estão de acordo com esse tipo de aplicação. Afinal de contas, se você possui um objetivo de curto prazo para esse dinheiro, talvez seja melhor aplicá-lo em uma opção menos variável.

2.  Abra conta em uma corretora de valores

A segunda etapa consiste em abrir uma conta em uma corretora de valores - instituição financeira responsável por receber as ordens de compra e venda dos ativos e executar as operações em nome dos investidores.

Para escolher um banco de investimento, será preciso considerar as taxas de corretagem executadas, as orientações fornecidas sobre os investimentos e a facilidade de uso de suas plataformas, entre outros pontos pertinentes.

Inclusive, as corretoras de valores fazem uma análise do perfil de investidor de cada novo usuário, o que permite avaliar se você está preparado para lidar com a volatilidade do mercado de BDRs, assim como mencionado no tópico anterior.

3.  Analise suas opções e selecione seus ativos

O último passo do nosso pequeno tutorial será pesquisar e selecionar as opções disponíveis na B3, ou seja, analisar a lista e escolher seus ativos. Tanto a escolha do papel quanto do valor aportado devem estar de acordo com sua estratégia de investimento, seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

Suas escolhas devem ser baseadas em números reais, relatórios bem elaborados e muito estudo.

Assim que a decisão for tomada, abra a página da sua corretora, procure o código de negociação do investimento, envie sua ordem de compra, finalize a operação e acompanhe, sempre que possível, o desenvolvimento das ações negociadas.

Quais são os melhores BDRs?

Antes de investir em qualquer um dos ativos desse tipo negociados na B3, reúna o máximo de informações possíveis sobre as opções em pauta, investigando, principalmente, seu desempenho nos últimos anos e a forma de gestão dos emissores desses papéis.

Aliás, os melhores BDRs são aqueles que, além de performar acima da média, estão de acordo com a estratégia do investidor ou fazem parte de setores de investimento estratégicos para a diversificação da carteira do comprador.

Muitos BDRs pagam dividendos também, detalhe importante que pode auxiliar na sua decisão.

Por fim, um levantamento feito pelo Money Times apontou como os 4 principais BDRs recomendados para o último trimestre de 2021 os seguintes:

  • Alphabet - Google (GOGL34);
  • Amazon (AMZO34);
  • Disney (DISB34);
  • Apple (AAPL34) .

O estudo foi realizado considerando as carteiras recomendadas de BDRs divulgadas por 10 instituições financeiras de destaque no mês de setembro de 2021.

Por isso, se você não sabe por onde começar, que tal dar uma espiadinha nos BDRs analisados pelas principais instituições financeiras do Brasil? Bons estudos!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário