Posso antecipar Imposto de Renda com nome sujo?

Sim, você pode antecipar Imposto de Renda com nome sujo. Iremos explicar melhor para que você possa fazer uma boa escolha, antes de decidir fazê-la.

antecipar imposto de renda com nome sujo

Se você está com dúvidas se pode antecipar o Imposto de Renda com nome sujo, está na leitura certa para conseguir entender melhor como funciona.

Antes de prosseguirmos com a resposta da sua dúvida, é importante fazer um apanhado geral sobre como funciona a restituição de Imposto de Renda, para você saber se possui ou não algum valor a ser restituído.

A restituição do Imposto de Renda é possível em alguns casos específicos, possibilidades elaboradas pelo órgão recolhedor, a Receita Federal.

Algumas das possibilidades mais comuns são:

  • gastos com saúde e educação;
  • gastos com dependentes;
  • pensão alimentícia;
  • doações.

Se você declarou algumas dessas despesas, que são dedutíveis, ou seja, são passíveis de restituição, você tem grandes chances de ter algum valor para receber de volta - e corrigido. Vale lembrar que mesmo quem caiu na malha fina tem direito a restituir, desde que, reiteramos, cumpra as especificações legais da Receita Federal.

O valor da restituição é corrigido de acordo com a taxa básica de juros, a conhecida Selic, atualmente em 6,5% ao ano. A aplicação do índice vai da data final da entrega até a data programada para liberação do valor, no seu banco indicado na hora de enviar a documentação.

Aliás, você pode conferir se há algum valor a restituir acessando o site da Receita Federal e conferindo o seu extrato, bastando, para tanto, preencher o seu CPF e data de nascimento. Se você verificou que a sua declaração está em fila para restituição atente-se: você irá receber o valor devido e corrigido.

Aliás, recentemente já houve o pagamento de alguns lotes e outros estão logo sendo pagos. Basicamente, a restituição é liberada a cada mês.

Como antecipar a restituição de Imposto de Renda

Uma das vantagens de quem possui valor a restituir é que se pode antecipar o dinheiro - e, respondendo a pergunta título deste texto, até mesmo quem tem nome sujo poderá antecipar. Geralmente, é feito através do banco que o contribuinte indicou na declaração do Imposto de Renda, como se fosse um empréstimo.

As taxas cobradas, contudo, costumam ser menores do que um empréstimo comum, pois o banco tem certeza que receberá, em data certa, o valor que você antecipou, de fonte pagadora segura: o governo.

Entretanto, apesar das taxas serem menores, elas são, ainda assim, altas, o que pode tornar a antecipação um mal negócio, se for feita de maneira impensada.

Porém, hoje já existe uma excelente opção para você receber seu dinheiro antecipadamente, com taxa zero. Estamos falando da Leoa. Quando você opta por essa antecipação, você recebe o cartão Leoa, através do qual o dinheiro fica disponibilizado para que se possa usufruir do valor. E a boa notícia é que quem tem nome sujo também pode receber essa restituição.

Se o contribuinte tiver alguma dívida, antecipar a restituição pode ser uma vantagem, pois, se feita pelos bancos, tradicionalmente, as taxas podem ser menores do que a atual, que está gerando a dívida.

Ou seja: a matemática que o contribuinte tem que fazer é trocar a maior taxa de juros pela menor. E, ressaltamos, que é possível, com a Leoa, conseguir taxa zero por esta antecipação.

Detalhes que o contribuinte deve atentar, caso opte pela antecipação feita pelo método antigo, ou seja, através dos bancos:

  • Cuidado com a malha fina, antes de antecipar: se o contribuinte cair na malha fina depois do pedido de antecipação, os juros poderão aumentar, uma vez que cai por terra a garantia de recebimento do valor antecipado, pelo banco escolhido;
  • Cuide com as taxas bancárias: às vezes parece que o contribuinte terá um dinheiro extra, mas isso acaba sendo uma armadilha, pois as taxas não são tão atrativas para antecipação, sendo que podem existir outros tipos de empréstimo até mesmo mais vantajosos.

Como antecipar o Imposto de Renda com o Nome Sujo?

Diante de todas essas informações é importante, para concluir, que os contribuintes podem, sim, fazer a antecipação Imposto de Renda com nome sujo.

E, se você, contribuinte, está em dúvida de quando pode antecipar o Imposto de Renda com nome sujo, saiba que, uma vez verificada que está em fila para restituição, os únicos cuidados a serem observados são as taxas e a possibilidade de cair na malha fina.

Quem tem nome sujo recebe restituição e, dependendo da forma que você escolher, as taxas podem ser zero, o que é uma grande vantagem para, inclusive, tirar o nome da estatística de inadimplentes.

O que você achou do post?

36 Respostas

Deixe seu comentário