Como saber se declarei corretamente o Imposto de Renda?

Sabia que a Receita Federal disponibiliza um portal para que você possa consultar se o seu Imposto de Renda está correto e se sua declaração foi recebida?

Imposto de renda esta correto

Você fez tudo certo: preencheu cada detalhe da sua declaração do Imposto de Renda com toda atenção possível no programa da Receita Federal, ou até melhor: contou com a Leoa para ajudar você a declarar de forma rápida, segura e completa, entregando dentro do prazo.

Mas como saber se a Receita Federal recebeu sua declaração e se o Imposto de Renda está correto? É isso que vamos explicar a seguir.

Acesse o portal da Receita Federal

Talvez você não saiba, mas existe um portal chamado e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte. Por meio desse portal é possível verificar o status do processamento da sua declaração.

Para acessá-lo, é necessário ter uma senha, o que é bem simples. Em outro artigo explicamos em um passo a passo como gerar o código de acesso ao e-CAC.

O status da sua declaração pode ser verificado em “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Para interpretá-lo de maneira correta, é necessário que você entenda o que cada status quer dizer. Vamos ver?

Descubra o que significa o seu status no e-CAC

Existem oito status possíveis de serem encontrados no processamento da sua declaração entregue à Receita Federal. Entenda cada um:

1.  Em Processamento: a sua declaração foi recebida, fique tranquilo. Mas o procedimento ainda não foi finalizado. Continue acompanhando até o status mudar.

2.  Em Fila de Restituição: aqui, a sua declaração já foi processada e, para a sua alegria, você tem direito à restituição! Entretanto, ela ainda não está disponível para sacar. Aguarde a liberação dos lotes pelo governo, conforme o calendário da restituição.

3.  Processada: sua declaração foi recebida e também processada.

4.  Com Pendências: aqui é preciso atenção. Ter pendências significa que o Leão encontrou inconsistências no processamento da sua declaração e está esperando que você resolva-as. A maioria das pendências pode ser resolvida pelo próprio e-CAC.

Se você digitou alguma informação errada ou esqueceu de algum dado, pode realizar o ajuste online. Em "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)", encontre "Declaração", ao lado de "Processamento". Clique em "Preencher Declaração Online".

Após isso, escolha o ano da declaração que vai corrigir. Na tela que abrir, clique no sinal de mais (+) e depois em "Retificar Declaração". Você vai precisar buscar no seu computador o arquivo com a declaração original, a primeira que você enviou.

Esse arquivo costuma estar em uma pasta chamada "Transmitidas" dentro da pasta "Arquivos de Programas RFB". Com os dados que precisam ser ajustados em mãos, acompanhe as instruções do site.

Lembre-se de voltar alguns dias depois ao e-CAC para confirmar se as pendências foram resolvidas. Talvez a sua pendência não possa ser resolvida pelo portal. Nesse caso, você também pode enviar uma declaração retificadora, usando o mesmo programa com o qual fez a declaração original. Em “Declaração”, vá em “Retificar”.

5.  Em Análise: a sua declaração foi recebida, porém ela segue em análise.

6.  Retificada: quando você envia uma declaração retificadora, substituindo a declaração original pela retificada, vai aparecer esse status. Depois, você vai precisar esperar o processamento ser concluído novamente, como foi com a declaração original.

7.  Cancelada: isso será informado se você decidir cancelar a sua declaração ou a administração tributária resolver fazer isso.

8.  Tratamento Manual: aqui, você deve aguardar que o Leão entre em contato por correspondência. Sua declaração está sendo analisada.

Fazer esse monitoramento no portal do e-CAC é importante, pois, se você tiver alguma pendência na sua declaração, poderá resolver o quanto antes, evitando ser intimado pela Receita Federal ou pagar alguma multa.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário