3 Passos para fazer a declaração online do Imposto de Renda

Veja como declarar o Imposto de Renda online em apenas três passos!

Declaração do imposto de renda online

Se você está correndo contra o tempo para deixar tudo organizado para declarar seu Imposto de Renda, respire fundo e confira os três passos que preparamos para você fazer sua declaração online e tranquilo.

A gente entende, declarar o tributo pode ser complicado, principalmente, se você não tiver a quantidade necessária de informação sobre o assunto e ferramentas adequadas para facilitar o processo.

É fácil ficar confuso e não saber o que fazer nesta época do ano, ainda mais se essa é a sua primeira vez declarando o Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF.

Por isso, confira, abaixo, três passos para declarar o Imposto de Renda do sofá da sua casa e - melhor - sem precisar temer um possível encontro com o leão - assim, logo de cara.

1.  Reúna todos os documentos necessários

O primeiro passo é fundamental para que a declaração seja exata e feita com tranquilidade, por isso, se você ainda não reuniu toda a documentação comprobatória sobre os seus rendimentos e gastos referentes ao ano anterior, faça isso. Lembrando que no ano da declaração sempre declaramos os rendimentos e gastos referentes a 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior - o chamado ano-calendário.

Informações pessoais, informes de rendimentos - de salários, instituições financeiras, corretoras, aluguéis - informes de pagamentos realizados, empréstimos pagos ou contraídos, atestado de venda ou compra de imóvel, entre outros.

Junte a maior quantidade de recibos e notas fiscais possíveis para facilitar a declaração e comprovar alguma informação, caso seja requisitado em um futuro próximo.

Além disso, gaste o tempo necessário para recolher as notas fiscais dos pagamentos efetuados direcionados às despesas médicas e com educação, visto que gastos como estes podem ser abatidos do valor final do tributo.

Atenção: os recibos e notas fiscais reunidos devem conter CPF/CNPJ e assinatura do profissional prestador do serviço, anotado?

2.  Faça a sua declaração de IR online com auxílio de uma assistente virtual

Existem dois caminhos para realizar a declaração do Imposto de Renda:

1.  Via programa de envio da declaração do Imposto de Renda da Receita Federal;

2.  Via Leoa, assistente virtual que facilita a declaração do tributo.

A assistente virtual é a única plataforma do Brasil integrada à Receita Federal, por isso, assim como o programa oficial, recebe a sua declaração do Imposto de Renda.

Para fazer uso dos benefícios da assistente, basta criar uma conta na página da Leoa, responder as perguntas e pronto, declaração enviada - o comprovante ficará disponível para download ou poderá ser arquivado.

As duas principais vantagens de declarar com o auxílio da assistente virtual são: linguagem acessível para o preenchimento das informações; inteligência artificial que sugere as melhores respostas, evitando, portanto, a malha fina fiscal.

3.  Imprima o DARF e realize o pagamento do boleto

Por último, emita e imprima o Documento de Arrecadação de Receitas Federais - DARF - caso haja imposto devido - e realize o pagamento do boleto bancário dentro do prazo estipulado no documento.

O não pagamento do título pode acarretar juros e multas, por isso, não deixe de efetivar o pagamento assim que emiti-lo. Depois disso, se você tiver direito à restituição do Imposto de Renda, é só esperar pela sua ou solicitar a antecipação através da Leoa, e receber em até 48 horas.

Viu só? Agora que você já sabe como declarar o Imposto de Renda online e reuniu os documentos necessários, fique atento ao prazo do envio da declaração. Em 2021, os contribuintes precisam declarar entre 1º de março e 30 de abril.

O que você achou do post?

11 Respostas

Deixe seu comentário