Como saber a data da Restituição do Imposto de Renda 2020?

Com a data de entrega da declaração do IR postergada, muitos contribuintes ficaram com dúvidas sobre a data de restituição. Veja o que mudou e como consultar.

Data restituição 2020

A data de restituição do Imposto de Renda de 2020 não mudou, apesar de o prazo de entrega das declarações ter sido adiado para 30 de junho.

Isso significa que o primeiro lote a ser liberado permaneceu da data de 29 de maio de 2020, antes mesmo do fim das declarações.

Os pagamentos também foram separados em cinco lotes, normalmente, e os contribuintes estão recebendo suas quantias por lote, conforme suas declarações são processadas.

Dessa forma, quem declarou o IR mais cedo e sem nenhuma pendência, receberá a restituição primeiro. Já quem deixou para os últimos instantes, provavelmente, terá acesso ao pagamento somente no último lote, a menos que antecipe sua restituição.

Calendário das restituições em 2020

Como já citamos, aqueles que entregaram a declaração com antecedência recebem a restituição mais cedo, mas há outros grupos que têm prioridades, como: idosos a partir de 60 anos, professores e pessoas com deficiência.

Veja abaixo o cronograma da restituição do IR de 2020:

Cronograma restituição ir 2020

Como consultar a data da restituição do Imposto de Renda

É possível consultar a situação da sua restituição por meio do status da sua declaração e, ainda, descobrir em que lote você receberá a quantia, pelo site da receita federal, na consulta à restituição. Basta abrir o link e informar seu CPF e sua data de nascimento.

Já para conferir o status da declaração e descobrir se você está em fila de restituição, basta efetuar um login no Portal e-CAC.

Mas antes de entrar, clique em gerar código de acesso, para gerar um código para o login. Você também irá precisar de seu CPF e data de nascimento.

Na plataforma, clique em “Declarações e Demonstrativos” > “DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física” > “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” > “Extrato do Processamento” > ano de "2020".

Agora em situação da declaração, você consegue ver se ela ainda está em processamento ou se já está em fila de restituição.

Como antecipar minha restituição?

Se você demorou para fazer a declaração, conferiu que sua restituição está nos últimos lotes e não quer esperar tanto, há uma solução: antecipar sua restituição. Porém, cuidado!

Ao antecipar sua restituição, se você não escolher a instituição certa, pode perder muito dinheiro, por isso, pesquise bastante a diferença de valores e escolha uma opção confiável e com as menores taxas.

Você pode tentar antecipar a sua restituição por uma instituição bancária, mas normalmente, as taxas não são muito baixas. Por isso, pesquise bem.

Como antecipar sua restituição com a Leoa

Com a Leoa, você consegue fazer todo o processo de antecipação de forma digital e receber o valor na sua conta corrente em até 48 horas após a solicitação.

Ou ainda, se preferir, pode receber o valor em um cartão livre de anuidade, com bandeira internacional e que pode ser recarregado a qualquer momento.

Com essas dicas, você já pode consultar a data da sua restituição e, se não quiser esperar por meses, faça a sua antecipação.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário