Canal da Leoa

Tudo sobre Imposto de Renda

Conteúdo grátis com qualidade sobre IR

Como devo declarar conta conjunta no Imposto de Renda?

Neste artigo, você aprende como declarar sua conta conjunta no Imposto de Renda 2021.

Como declarar conta conjunta

É bastante comum optar por uma conta conjunta quando você e seu companheiro dividem a mesma “carteira”. Isto é, compartilham das mesmas receitas e despesas, gerindo juntos o orçamento familiar. Embora a dúvida que fica ao dividir uma única conta é: como declará-la no Imposto de Renda?

Antes de tudo, é preciso esclarecer: há duas maneiras de lançar a conta conjunta no Imposto de Renda. Uma forma referente à casais que declaram o imposto juntos, como cônjuge dependente. A outra, para pessoas que realizam a declaração separadamente. Veja:

Como declarar conta conjunta no IR?

O primeiro passo você já sabe: toda e qualquer conta conjunta deve ser declarada no Imposto de Renda, no entanto, é facultativo declarar contas correntes conjuntas que fecharam o ano-calendário, neste caso, 2020, com valor igual ou inferior a R$ 140.

Se você declara o seu imposto com o seu cônjuge ou companheiro, é preciso informar a conta conjunta apenas uma vez, ou seja, basta assinalar a existência da conta e as informações necessárias sobre ela na declaração a ser enviada à Receita Federal pelo casal.

Agora, se você e a outra pessoa, seja ela seu cônjuge, filho, irmão e/ou outros, realizarem a declaração do Imposto de Renda individualmente, será necessário saber qual montante presente na conta pertence a cada um dos envolvidos. Assim, cada um declara o que lhe convém.

Essa informação pode ser facilmente acessada pelo informe encaminhado pela instituição bancária responsável pela conta. Mas, se mesmo assim a informação não for clara, o valor presente na conta deve ser dividido igualmente e, posteriormente, declarado nas respectivas declarações.

Onde lançar conta conjunta no IR 2021?

Declare sua conta conjunta na ficha “Bens e Direitos”, sob o código "61", intitulado “Depósito Bancário em Conta Corrente no País”. Depois disso, insira no campo “Discriminação” a informação de que a conta declarada se trata de uma conta conjunta.

Além disso, será preciso informar os dados da conta e o saldo presente em 31/12/2019 e 31/12/2020. No entanto, se a conta conjunta foi aberta somente em 2020, basta deixar o campo “saldo em 31/12/2019” em branco, certo?

Portanto, agora que você sanou sua dúvida sobre como declarar conta conjunta no Imposto de Renda 2021, apresse-se, pois o prazo final para entrega das declarações é dia 30 de abril. Por isso, agrupe os informes necessários e declare assim que possível.

E se não quiser contratar um contador para fazer o processo pra você, acesse o site da Leoa e veja como é fácil declarar seu Imposto de Renda com a ajuda da assistente virtual gratuita que descomplicou todo o processo, deixando tudo mais simples e rápido.

O que você achou do post?

9 Respostas

Deixe seu comentário

Declare o Imposto de Renda. Online, grátis e seguro.

DECLARAR