Lotes de restituição 2023: saiba quando você vai receber a sua

Declarou seu Imposto de Renda e descobriu que tem imposto a restituir? Então, confira em qual dos lotes de restituição 2023 você receberá o valor.

Lotes restituição 2022

Os lotes estão distribuídos entre maio e setembro de 2023 e alguns grupos, como idosos, deficientes e professores, têm prioridade no recebimento da restituição.

E essa é uma dúvida muito comum dos contribuintes depois que passa o período de declaração do Imposto de Renda: quando a restituição vai cair na conta?

Para entender como os depósitos de restituição vão funcionar este ano, segundo a Receita Federal, você precisa conhecer quais são os lotes de restituição 2023 e quando cada um será pago.

Se você tem restituição a receber, estará em algum deles e talvez ainda não tenha recebido porque o último lote de pagamento acontece apenas em setembro.

Como funciona a restituição do Imposto de Renda

Antes de mais nada, é importante entender do que se trata a restituição do Imposto de Renda. Ela acontece a partir de um cálculo que a Receita Federal faz, de forma automática, durante o preenchimento da declaração do IR.

Por isso, ao final da declaração, o contribuinte já fica sabendo exatamente qual valor voltará para a sua conta em forma de restituição, conforme as despesas dedutíveis informadas ou valores retidos diretamente na fonte pagadora, bem como se terá imposto a pagar.

Assim, se você teve descontos na fonte durante o ano, ao encerrar a declaração, pode ser constatado que o pagamento de Imposto de Renda já foi maior do que deveria durante 2021 e, portanto, você terá esse valor de volta. O desconto mais comum é o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), abatido diretamente da sua folha de pagamento

Você também pode conseguir mais restituição por informar corretamente todas as despesas dedutíveis durante 2021.

A Receita Federal calcula o que você deve de imposto e o que já foi pago e faz um balanço que pode resultar em saldo positivo para você. Esse valor, que aparece ao final da sua declaração, é pago em lotes, que você confere a seguir.

Cronograma dos lotes de restituição do IRPF 2023

Lotes restituição 2023

Existe uma ordem de prioridade para o pagamento da restituição definida pela Receita Federal. Quem entrega a declaração de IR primeiro recebe o valor na conta primeiro também, mas esse não é o único critério válido para criar a fila. De modo geral, recebem primeiro:

  1. Quem tem mais de 80 anos.
  2. Quem tem a partir de 60 anos.
  3. Quem possui deficiência mental ou física, doenças graves ou quem tem algum dependente nessas condições.
  4. Quem possui o magistério como a maior fonte de renda.
  5. Por fim, por ordem de entrega da declaração.

Como saber em qual lote vou receber a restituição

Para saber em qual lote você está, basta fazer uma consulta do lote de restituição. Você pode fazê-la pelo site da Receita Federal, informando CPF, data de nascimento e o captcha solicitado. Se preferir, também pode fazer pelo site da Leoa, inserindo CPF, data de nascimento, o ano desejado e o seu e-mail.

Seja qual for o caminho escolhido, você vai descobrir se tem restituição para receber, se sua declaração de IR foi processada e até mesmo se tem imposto a pagar. Se tiver restituição para receber, também saberá em qual lote está, conforme a tabela que mostramos acima.

Estar no quinto lote é ser o último da fila a receber. Entretanto, por não se tratar mais do primeiro lote, o pagamento acontecerá de forma retroativa, ou seja, pago com os juros devidos pelo fato de você ter esperado desde maio.

O pagamento é feito na conta bancária que você informou durante a declaração. Se o seu lote já passou e a restituição não caiu na conta, é preciso averiguar nos canais da Receita Federal o que houve.

Como antecipar a restituição do Imposto de Renda

Se o seu lote ainda vai demorar para ser pago, é possível antecipar o pagamento. A Receita Federal permite que instituições financeiras antecipem esse valor para seus clientes, como é o caso da Leoa. Diferentemente dos bancos, pela Leoa, você consegue realizar esse processo de forma 100% digital.

Você só precisa enviar a sua declaração de IR, validar, aprovar e pronto: o dinheiro estará na sua conta em até 48 horas, sem precisar esperar o seu lote da Receita Federal. Por ser considerada uma modalidade de empréstimo, existem taxas que variam de acordo com a análise de crédito e o prazo do pedido. Solicite sua antecipação da restituição e receba uma simulação da Leoa.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam consultar se possuem valor a receber e em qual lote de restituição 2023 elas estão!

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário